Você passa longas horas vasculhando seu guarda-roupa procurando o que vestir? Compartilhamos as ideias mais úteis de organização de guarda-roupa ou closet.

Veja como organizar o guarda-roupa!

1. Comece com a limpeza geral

guarda roupa
Foto: Pinterest – interiorsonline.com.au

Comece com o mais difícil: decida se livrar de roupas desnecessárias. Divida todos os seus pertences em três categorias:

  1. Deixe,
  2. Guarde até a próxima temporada,
  3. Se livre (não é necessário jogar fora – você pode doar para instituições de caridade).

Na última categoria, envie coisas que você não usa há mais de um ano. Lembre-se: de acordo com as estatísticas, as pessoas usam regularmente apenas 20% de todas as suas roupas.

Guarde os itens sazonais

Foto: pinterest – hauteofftherack.com

Guarde as roupas que não são adequadas para a estação em uma gaveta “longa” (como opção – em uma mala), onde elas ficarão guardadas até chegar a hora.

Separando as roupas na hora da organização de guarda-roupa

Crie um sistema para armazenar roupas – isso ajudará você a encontrar rapidamente as coisas certas.

Foto: Pinterest – organizesemfrescuras.com.br

As duas principais formas de organizar as roupas são por cor e por tipo (uma gaveta para camisetas, outra para saias e assim por diante).

Decida quais roupas pendurar em cabides e quais podem ser guardadas dobradas.

Cabides na organização de guarda-roupa

Na hora de escolher entre os inúmeros cabides, dê preferência aos de madeira: eles mantêm melhor a forma das roupas e as desodorizam.

Mas para economizar espaço, é melhor usar cabides de plástico estreitos especiais – eles são adequados para roupas feitas de tecidos leves. Lembre-se de que os mesmos cabides são a chave para uma aparência elegante do armário.

A propósito, é pelo número de cabides que você pode determinar quando é hora de organizar a próxima limpeza geral: se não houver mais cabides livres, pense nisso.

Sapatos devem ser armazenados separadamente das roupas

Os sapatos devem ser armazenados separadamente das roupas. Sapateiras com várias prateleiras também funcionarão. É melhor colocar os pares em compartimentos com direções opostas – para que o par ocupe menos espaço.

Princípios básicos da organização do guarda-roupa

Foto: Pinterest – cathedralsandcafes.com

Escolha coisas que se adequem ao seu estilo de vida. Isso significa que a roupa deve ser confortável.

Então, se você prefere um estilo esportivo, então pegue as coisas básicas de um estilo esportivo. Se você gosta de estilo clássico, seu guarda-roupa básico será elegante.

Essa organização do guarda-roupa permitirá combinar roupas e sapatos para criar uma aparência confortável e elegante, quase sem pensar no que vestir.

Ao mesmo tempo, nem é necessário focar nas tendências da moda: se uma coisa está na moda, mas não corresponde à sua atitude, ela simplesmente acumulará poeira em seu guarda-roupa.

O guarda-roupa básico é composto de coisas de estilo adequado, não na moda.

A moda é caprichosa, e uma tendência na nova temporada pode ser irrelevante.

Portanto, escolha roupas versáteis que enfatizem seu corpo e esconda o que você deseja esconder. Quanto aos itens de moda, podem ser acessórios.

Compre coisas que você vai usar no momento

organização de guarda-roupa
Foto: Pinterest – hauteofftherack.com

É muito importante na hora de montar um guarda-roupa escolher as coisas que você vai usar no momento.

Um erro comum é comprar coisas na expectativa de que um dia você vai perder peso ou mudar alguma coisa na sua aparência. Portanto, é melhor gastar dinheiro com os itens de guarda-roupa que você pode usar agora.

Outra regra importante é que, ao comprar uma coisa nova, você deve entender claramente com o que exatamente você vai usá-la.

Roupas novas devem ser combinadas com pelo menos três coisas velhas em seu guarda-roupa, e então a compra realmente valerá a pena.

Fórmulas de combinação de roupas

organização de guarda-roupa
Foto: Pinterest – tuacasa.com.br

Os estilistas desenvolveram fórmulas clássicas para combinar roupas. Essas fórmulas são universais porque se adaptam a qualquer guarda-roupa, estilo e visual:

  • A 1ª fórmula são itens básicos de guarda-roupa mais um acessório de destaque. Você monta um conjunto completo que incluirá roupas básicas e um ou mais acessórios de destaque, como saia lápis, camisa branca e um lenço brilhante ou bolsa estilosa como destaque. Os estilistas recomendam fazer vários desses conjuntos ou até mesmo um conjunto para cada dia da semana.
  • A 2ª fórmula é uma peça de roupa básica, um acessório simples e uma peça de roupa de destaque. Neste caso, o conjunto é composto por roupas básicas e acessórios básicos, mas uma peça de roupa que terá um papel de destaque – por exemplo, jeans clássico azul ou preto, uma camiseta ou camisa original, uma jaqueta básica, um clássico sacola.
  • A 3ª fórmula são coisas básicas, uma peça de roupa brilhante e acessórios de destaque. Esta é uma fórmula para criar um visual para que você possa comprar roupas brilhantes e acessórios brilhantes em um visual – por exemplo, jeans clássicos, uma camiseta elegante e brilhante e uma bolsa moderna.

Veja mais: Como Usar Cestas na Organização da Casa

Itens básicos na organização de guarda-roupa

organização de guarda-roupa
Foto: Pinterest – arkpad.com.br

Os estilistas compilaram uma lista universal de coisas para um guarda-roupa básico.

Ao mesmo tempo, não é necessário comprar todas as coisas: escolha apenas o que você realmente vai vestir.

Os itens de guarda-roupa desta lista foram escolhidos para serem combinados entre si para um visual elegante para o dia a dia.

  • Blusa clássica: Uma blusa branca é adequada tanto para looks de negócios quanto para looks casuais. Por exemplo, para criar um estilo de escritório, pode ser combinado com uma saia lápis, para um estilo casual – com jeans e sapatilhas.
  • Jeans: Os jeans modernos são diversos em design: com arranhões e efeito rasgado, com estampas brilhantes. Mas jeans confortáveis ​​com um corte simples em azul escuro, azul claro permanecem clássicos.
  • Calças clássicas: As calças retas são uma peça de roupa clássica para criar um visual de negócios. Escolha calças que sejam feitas de um material de qualidade com uma pequena porcentagem de elastano.
  • Saia lápis: A saia lápis é um modelo que emagrece visualmente o corpo, enfatiza a cintura e a curva dos quadris. Existem vários estilos dessas saias: um corte reto que não restringe os movimentos e um corte estreito com ajuste máximo. As saias lápis são perfeitas para criar um look elegante e feminino.
  • Camiseta: São camisetas básicas em preto e branco, além de cores e modelos com estampas originais.
  • Casaco leve: Para um guarda-roupa básico, escolha um casaco em cores neutras (por exemplo, bege, cinza, marrom claro) e uma silhueta simples, ligeiramente acima do joelho.

Veja também: Suporte de Rolo de Papel na Organização da Casa

Handreza Hayran é uma escritora de estilo de vida e entretenimento, com grande interesse em decoração de interiores e otimização doméstica.