InícioReforma & ConstruçãoDecoraçãoQuarto lilás: Dicas de como decorar seu quarto

Quarto lilás: Dicas de como decorar seu quarto

Quarto lilás: Essa é uma das cores em alta, mas que ainda causa receio ao ser usada em ambientes para adultos.

O quarto lilás é uma cor que é muito escolhido para usar em quartos infantis, principalmente ao ser remetido a princesas, mas a cor não se resume somente a meiguice e fantasia.

Esse magnífico tom pode muito bem ser a cor que você está procurando para o seu quarto, por isso, acompanhe tudo o que você precisa saber sobre esse tom e como adicioná-lo nesse ambiente com um estilo sofisticado e elegante, bem diferente daquele quarto de princesa em que a cor é relacionada.

Foto: Pinterest – thespruce.com

Descubra quais são os significados que o lilás carrega e as histórias ligadas a esse tom. Aproveite e confira as dicas que selecionamos para usar no quarto, com ideias de paletas de cores e como introduzir de diferentes formas o lilás na decoração do ambiente.

Qual o significado da cor lilás de acordo com a psicologia das cores?

O lilás é uma variação do roxo, com a apresentação de uma tonalidade puxado para o pálido com toques de rosa. É uma cor associada à natureza e a feminilidade, com ligação ao emocional.

Essa tonalidade é usada desde o século XVIII, chamando tenção por sua peculiaridade e por ser uma cor única.

Foto: Pinterest – vivadecora.com.br

De acordo com a psicologia das cores, o lilás é uma cor relacionada imaturidade, extroversão, amigável e que reduz o comportamento antissocial e incentivador da expressão de emoções.

É uma cor calmante, mas que incentiva a se aventurar no desconhecido. O lilás é uma cor delicada, que traz a sensação de bem-estar.

Por sua delicadeza, a cor costuma ser relacionada a quartos de bebês ou crianças, mas o tom tem ganhado espaço como uma opção para quem procura sair do básico e inovar na decoração do quarto.

Lilás é a cor para quem está olhando para frente

Foto: Pinterest – mobilehomeliving.org

Quem acredita no poder que a cor agrega ao ambiente, o lilás possui uma simbologia poderosa para ser representado no quarto.

De acordo com o budismo e hinduísmo, o lótus lilás é o símbolo da beleza, ressarcimento e iluminação. O lilás também possuiu relação com a tradição do ciclo de luto da Europa do século XIX. Nessa época, o lilás era a cor usada após o preto para indicar os últimos estágios do luto, indicando o momento de começar a olhar para a frente, para o futuro.

Essa relação com o lilás e mudanças, renascimento e futuro faz com que a cor seja uma ótima forma de iniciar uma reformulação, principalmente por que está passando por um processo de mudanças internas.

Foto: Pinterest – architectureartdesigns.com

Para pontuar essa nova fase da vida, ou para quem está procurando olhar para o futuro, o lilás é uma cor bem-vinda e que vai corresponder com esse momento atual da vida.

Como usar no quarto

Foto: Pinterest – hglivingbeautifully.com

O lilá é uma adorável cor que pode ser incluída em diferentes espaços da casa, mas sem dúvida a cor ganha um charme ao ser usada na decoração do quarto. Mas o grande medo de usar essa tonalidade é do quarto transmitir uma imagem infantil e imatura.

O uso errado da cor realmente pode não favorecer em um quarto de adulto, mas na combinação adequada, a cor traz bons benefícios e deixa o ambiente sofisticado e elegante.

Para um quarto adulto, o ideal é sair da imagem infantil que o lilás pode transmitir. O principal ponto é usar uma paleta de cor que valorize o lilás trazendo o tom para uma imagem madura e sofisticada.

Entre combinações para usar o lilás, tons como o cinza, azul-petróleo ou índigo e off-White são cores para compor uma paleta na decoração com uma imagem que saia do imaturo que o lilás pode remeter.

quarto lilás
Foto: Pinterest – simplichique.com.br

Já em quartos para bebês e crianças o lilás permite uma maior liberdade, com o tom perfeito para esses ambientes. É uma cor calmante e sensível, o que contribui para um melhor descanso para os pequenos.

Uma combinação que está em alta com o lilás é com tons de verde mais claros, resultando em uma paleta delicada e inocente.

O lilás no papel de parede

O lilá pode ser usado no papel de parede, com padrões inspirados na natureza como galhos e flores. Outra opção são padrões geométricos, o que deixa um visual mais descontraído. Para criar um foco no papel de parede, a opção é usá-lo na parede da cabeceira, assim ganha o destaque do ambiente.

Lilás combinado com rosa

quarto lilás
Foto: Pinterest – solteirasnoivascasadas.com

Pode parecer que essa junção vá criar um ambiente infantilizado, mas os tons rosa e lilás possuem um parentesco que usado da forma certa resulta em uma perfeita harmonia.

Para tirar qualquer referência a princesas e unicórnios, ao usar o rosa com o lilás procure por tons mais profundos. O uso de texturas também influência no resultado, por isso junto diferentes texturas no tapete, lenções e almofadas.

Lilás com tons quentes

Na hora de formar uma paleta de cores que combinem com o lilás, muitas vezes termina com uma certa limitação ao usar o tom com cores como branco, cinza e rosa. Mas o lilás permite muitas outras combinações do que o esperado.

Para uma paleta de tons quentes, o lilás pode ser usado para criar contraste com outros tons como de verde-oliva escuro, verde-floresta, amarelo limão, amarelo mostarda, laranja queimado e roxo profundo.

Lilás com tons neutros

quarto lilás
Foto: Pinterest – fifimcgee.co.uk

Quem procura uma paleta com tons neutros, seguindo o modelo de um ambiente discreto, o lilás pode ser incluído em uma paleta de cores com tons de verde sálvia, caramelos claros, marrons terrosos e greige.

Além de se distanciar de paletas comuns, essas combinações são ternas, mas sem ser infantilizadas.

Em todo o quarto

É uma proposta ousada e que causa desconfiança, mas é possível brinca com os diferentes tons de lilás e construir uma decoração glamorosa e chique para o quarto. Construa camadas com o lilás, usando a cor na pintura, nos têxteis e em elementos da decoração.

Para quebrar um pouco do uso da cor, utilize no espaço, detalhes em madeira ou em metais. O resultado fica incrível e sai do convencional.

Decoração para quem não quer uma grande mudança

Se você não está segura de fazer uma grande mudança na decoração, mas não quer abrir mão do lilás, uma forma de incluir a cor sem necessitar de uma reforma é com adição de alguns elementos no tom.

Uma opção é a roupa de cama, que ganha essa coloração e transforma o ambiente. Além da cor, outros tons podem ser adicionados com outros têxteis como tapetes, almofadas e tecidos. Outra opção é distribuir elementos decorativos nesse tom.

Adicione o dourado com o lilás

O lilás não é só uma cor delicada e meiga, também é possível trazer a elegância para o quarto com a cor. Uma combinação que vai deixa o quarto com aspecto de realeza é usar o lilás com o dourado. Essa junção funciona bem, com o lilás entrando como a cor principal e o dourado encarregado dos detalhes como cabeceira, jogo de cama, vasos, estantes e outros itens.

O lilás com florais para um quarto romântico

Uma outra combinação é com florais. As flores podem ser incluídas como elementos da decoração no jogo de cama e em outros detalhes da decoração, mas também pode estar presente na pintura como papel de parede.

Esse estilo de decoração é levado para o romântico, mas também funciona ao incluir elementos rústicos ou vintage. A decoração segue um estilo romântico perfeito para quem procura um ambiente aconchegante e delicado.

Mobília lilás no quarto

E para quem quer uma grande inovação na decoração do quarto, que tal usar a mobília como elementos de cor do ambiente?

O lilás pode estar sendo representado com alguma mobília do quarto como poltrona, guarda-roupa, prateleiras e a cabeceira. Esses móveis nesse tom podem ser encontrados em lojas especializadas ou você pode transformar um móvel antigo com uma pintura com tinta própria para o material.

O resultado para a mobília colorida fica fantástica, principalmente para quem procura um espaço descontraído.

Com cinza é a combinação perfeita para os discretos

O cinza é uma cor coringa, que combina com todos os outros tons, o que facilita essa composição. Mas os diferentes usos desses tons podem trazer diferentes resultados para o ambiente. É possível passear em diversas combinações, desde uma paleta com os tons mais claros e calmantes até os tons fortes e joviais.

Misture-o com o verde das plantas

O lilás já é uma cor calmante e otimistas, que tem esses efeitos potencializados ao serem combinados com as cores das plantas. Principalmente os tons mais claros, o lilás traz um destaque para o verde, criando um ambiente delicado e natural, com um frescor espetacular.

Na hora de selecionar quais plantas usar no quarto, procure por espécies que não necessitam de grandes manutenções e que próprias para o ambiente interno. Entre as espécies indicadas estão a lavanda, espada de São Jorge, hera, jasmim, samambaia, babosa, dinheiro em penca, lírio da paz e palmeira bambu.

Handreza Hayran
Handreza Hayran
Handreza Hayran é uma escritora de estilo de vida e entretenimento, com grande interesse em decoração de interiores e otimização doméstica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ARTIGOS RELACIONADOS
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments