InícioReforma & ConstruçãoDecoraçãoDecoração para controlar o estresse: 9 Dicas

Decoração para controlar o estresse: 9 Dicas

Decoração para controlar o estresse: Com o estresse vivenciado todos os dias é normal que ao chegar em casa procure um ambiente que traga uma tranquilidade e ajude no relaxamento do corpo e da mente. Mas é comum que a própria casa proporcione uma experiência estressante apenas com o uso errado da decoração.

Para se sentir acolhido após um dia longo, nada melhor do que encontrar refúgio no próprio lar, por isso a escolha na decoração é fundamental para um resultado calmante e que alivie o estresse do cotidiano.

E o melhor, dar para transformar o ambiente sem grandes mudanças e gastos, o que permite iniciar essa pequena reforma no cômodo com poucos recursos.

Foto: Pinterest – amaisd.com.br

A escolha das cores, iluminação e até a forma como você organiza a decoração do ambiente pode refletir nas sensações transmitidas.

Acompanhe essas 9 dicas que selecionamos que vai transformar o ambiente em um local que alivie o estresse, transformando a casa em um verdadeiro santuário.

1. Prefira cores neutras para a decoração para controlar o estresse

Para criar um ambiente relaxante o primeiro passo é escolher as cores certas para compor a paleta de cores.

Cores neutras são as melhores opções para deixar um ambiente tranquilo e com vibrações mais calmas. As cores claras também promovem uma de relaxamento, o que é ótimo para quem precisa controlar o estresse.

Foto: Pinterest – vivadecora.com.br

Mudar as cores da decoração é uma das formas fáceis e barata, transformando o espaço ocioso e favorecendo no relaxamento.

Tons como branco, creme, off-white e cinza são as melhores escolhas para deixar o ambiente tranquilo e que transmite sentimentos de relaxamento e calmaria.

Ao usar tons claros, uma dica é usar texturas, já que um ambiente muito claro pode trazer tédio. Para evitar que isso ocorra, use texturas, variações de tecidos e padrões sutis na decoração.

2. Cores fortes nos detalhes para deixar o ambiente alegre

manta no sofá
Foto: Pinterest – apartmenttherapy.com

Cores neutras são as mais indicadas para deixar o ambiente mais tranquilo, porém, isso não impede o uso de cores fortes, principalmente nos detalhes da decoração. Trazer cores para o ambiente traz felicidade e positividade, o que vai beneficiar para uma decoração para o controlo do estresse.

As cores fortes também podem ser usadas para criar um ponto de destaque no cômodo. Escolha as cores favoritas e vá dando esse toque de cor na decoração. Opções para usar essas cores é nas almofadas, quadros, tecidos, detalhes na pintura da parede, móveis e onde a criatividade permitir.

O importante é manter o equilíbrio, sem deixar que o acúmulo de cores crie um efeito contrário do proposto, deixando a decoração favorecendo para a sensação de desordem.

3. Valorize a luz natural do ambiente na decoração para controlar o estresse

vasos de plantas
Foto: Pinterest – himacs.eu

A iluminação é um ponto alto a se considerar em uma decoração que traga equilíbrio e tranquilidade. Um ambiente iluminado tem uma sensação de expansão, o que torna o lugar mais convidativo.

Usar a luz natural também ajuda o nosso corpo a produzir vitamina D, serotonina e melatonina, podendo até ajudar na produtividade individual.

Deixar a luz entrar no ambiente é uma forma de criar um espaço que transmite animo e vitalidade, então permita que a luz natural faça parte da decoração do seu lar.

4. Use a iluminação artificial para favorecer sua necessidade

vasos de plantas
Foto: Pinterest – 123planten.nl

Assim como a iluminação natural possui muitos benefícios, ela pode não ser tão benéficas para alguns grupos de pessoas, principalmente para quem sofre de problemas como sensibilidade ocular, transtorno de ansiedade e enxaqueca.

Casos como esse precisam de uma atenção maior para uma iluminação que não traga estresse ocular, para isso, o uso da iluminação artificial correta é fundamental.

Uma boa opção para a iluminação do ambiente é o uso de lâmpadas inteligentes, que permite um ajuste nas cores entre tons frios e quentes, além da intensidade da iluminação, assim com essa personalização, a iluminação vai corresponder com a necessidade dos moradores, ajudando no alívio do estresse que fortes iluminações podem causar.

Outro ponto sobre a iluminação é no quarto, como é um ambiente próprio para o descanso, prefira sempre deixá-lo com uma iluminação baixa ou até mesmo no escuro total na hora de dormir. Isso favorece no descanso e ajuda a combater a insônia. Uma noite bem dormida reflete no estresse vivenciado no dia-a-dia.

5. Perfume o ar para uma sensação relaxante

vasos de plantas
Foto: Pinterest – casatreschic.blogspot.com

Uma forma de deixar um ambiente que alivie o estresse é perfumando o local. Incensos, velas aromáticas e difusores de aromas são formas baratas e eficazes no alívio do estresse. Para usar essa dica não é necessário reformas e possui um gasto mínimo.

Com o aroma agradável é promovido o bem-estar e o relaxamento dos moradores da casa, trazendo uma sensação de SPA para o ambiente.

Para usar esse artifício não há segredos, só é necessário escolher o aroma que mais agrada e usá-lo nos cômodos da casa. Queima velas com aromas ou use óleos essenciais naquele ambiente mais usado para relaxar, até mesmo arranjos com flores naturais ajudam a criar essa sensação no local.

Na dúvida sobre qual aroma escolher, uma dica é preferir aromas de lavanda, bergamota, laranja, manjericão e cedro, próprios para transmitir relaxamento.

Os aromas podem ser usados em todos os cômodos da casa, mas um ótimo local para esse efeito de relaxamento é o quarto, já que aromaterapia pode ajudar em uma boa note de sono combatendo a insônia.

6. Traga o verde da natureza para sua casa e para a decoração para controlar o estresse

decoração para controlar o estresse
Foto: Pinterest – fabinterieurhulp.nl

Um passo simples e com uma boa resposta para quem busca um ambiente tranquilo e relaxante é o uso de plantas na decoração para controlar o estresse. É terapêutico e traz um fresco que muitas vezes falta no cômodo.

Trazer esse pedacinho da natureza para dentro de casa representa uma ligação com o natural, o que acaba sendo cortado com a vida cotidiana nos grandes centros urbanos. As cores das plantas também servem para colorir o local.

Para escolher quais plantas usar na decoração para controlar o estresse, pesquise sobre as espécies que se adaptam ao seu estilo de vida. Se você tem um dia corrido, uma opção é escolher plantas que não necessita de grandes cuidados, alguns exemplos dessas plantas são zamioculca, costela-de-adão, espada-de-são-jorge, aspidistra, dracena e samambaia.

Essas plantas são ótimas escolhas para quem tem o dia corrido e não pode se dedicar muito tempo na manutenção das plantas. Assim, você coloca o verde na casa e não necessita ser uma especialista para manter a planta bem cuidada.

7. Use os têxteis para criar um espaço aconchegante

Se tem uma coisa que reflete aconchego é os têxteis. Tapetes, cortinas, tecidos como veludo e camurça, os têxteis podem ser inseridos de formas distintas e com um efeito de relaxamento na decoração visual do ambiente.

Os têxteis também podem ser usados como o elemento colorido da decoração, principalmente se o ambiente estiver usando cores neutras nas pinturas das paredes.

Uma informação importante é que o uso dos têxteis colabora para criar um local que remete a segurança e abrigo, o que ajuda no controlo da ansiedade, permitido um melhor relaxamento. Use os têxteis para apreciar as texturas, o que pode ser bem terapêutico no alívio do estresse.

8. Uma organização que favoreça se estilo de vida

decoração para controlar o estresse
Foto: Pinterest – amazon.co.uk

A desorganização do ambiente é um grande fator para acentuar o estresse. Um espaço muito bagunçado, com o acúmulo de elementos pode gerar uma tensão visual e o estresse físico.

Com o ambiente desorganizado é mais provável a procrastinação, o que pode levar para uma sensação de perda de controle favorecendo o estresse e a ansiedade. A desorganização traz um desgaste, fazendo com que os moradores não se sintam acolhidos na própria casa.

Para melhorar o bem-estar dos moradores, o indicado é iniciar uma limpeza e remover tudo aquilo que está sem uso e servindo só para ficar comprometendo o espaço livre do cômodo.

Comesse a organizar cada cômodo por vez, usando cestas e prateleiras para ajudar a encontrar um local para o que estiver fora do lugar. Deixe no ambiente somente o que for necessário e que tenha alguma função.

Procure manter perto o que for facilitar no seu estilo de vida, mas evite o acúmulo de itens desnecessários.

Uma boa organização e colocar ordem no ambiente transforma uma casa, trazendo diversos benefícios para a harmonia e relaxamento dos moradores.

9. Reserve um espaço para ser seu santuário

decoração para controlar o estresse
Foto: Pinterest – casa.abril.com.br

Às vezes, não há possibilidade de fazer uma mudança em todos os cômodos de uma casa, mas isso não significa que você deve desistir de transforma a decoração a favor do alívio do estresse. Se o orçamento está curto ou outros motivos impeçam de fazer essa reformulação na decoração, então escolha um espaço para ser esse local de relaxamento.

Use as dicas acima para criar esse santuário em um cômodo preferido, sendo o mais comum o quarto, mas pode ser outros locais como cozinha, sala ou banheiro. Assim que decidir qual local passará pelas mudanças, invista nas mudanças necessárias como cores, uso de plantas e aromas, iluminação e o que necessitar o ambiente.

A partir dessas mudanças na decoração, use o espaço como um santuário. Sempre que chegar de um dia estressante, passe um tempo relaxando no ambiente e se favorecendo dos benefícios que o local oferece.

Handreza Hayran
Handreza Hayran
Handreza Hayran é uma escritora de estilo de vida e entretenimento, com grande interesse em decoração de interiores e otimização doméstica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ARTIGOS RELACIONADOS
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments