Sala cinza: Não é de hoje que o cinza se tornou uma das cores preferidas para o uso da decoração do ambiente. Esse tom virou tendência e continua mesmo após anos sendo uma das principais apostas para a harmonização de cômodos, principalmente na sala.

O cinza é um tom neutro, mas que com o uso certo traz um visual sofisticado, limpo, moderno e forte. Com essa versatilidade, a cor saiu do status de maçante e ganhou o protagonismo como uma das preferidas na montagem de uma paleta de cores para decorar a sala.

sala cinza
Sala cinza – Foto: Pinterest – tumblr.com

Entre as diversas variações de cores, o cinza permite a combinação com todas os demais tons, além de funcionar em diferentes estilos de decoração.

Com todos esses benefícios, a cor continua sendo uma das mais escolhidas para compor a decoração, mas antes de iniciar as reformas para sua sala cor de cinza, confira essas dicas para usar a cor de forma correta e que beneficie o espaço em que a cor será usada.

A psicologia da cor cinza

Foto: Pinterst – love-kankei.com

O cinza é um tom que surge da combinação entre o preto e o branco, com a tonalidade variando de acordo com a cor que sobressai dessa mistura. Como é um tom neutro, o cinza não é chamativo e uma ótima combinação para destacar outro tom.

Na psicologia das cores, o cinza é considerado uma cor diplomática e que representa o equilíbrio. Ele é considerado o tom neutro perfeito por sua moderação ao ser combinado com outros tons. A cor também representa o profissionalismo e a sofisticação, sendo associado a sabedoria.

Como não é uma cor de extremos o cinza é visto como refinado, elegante, discreto e autoritário. Mas a cor também pode ter seu lado negativo. O excesso do cinza, principalmente os de tons mais escuros, pode ser depressiva e sem inspiração. A ausência de cor pode fazer com que o cinza seja uma cor maçante.

sala cinza
Foto: Pinterest – linkme.bio

O uso certo do tom faz com que os benefícios da cor reflitam no ambiente, anulando o lado negativo com a correção usando outros tons tanto na pintura ou como na decoração.

Se familiarize com os tons de cinza antes de escolher a cor

Antes de decidir usar o cinza na decoração da sala é importante estar familiarizado com as diversas tonalidades que a cor oferece. Não é só por ser uma cor neutra que a escolha do tom deve ser negligenciada.

Muitos podem acreditar que o cinza é um tom somente usado para uma decoração industrial, porém, a versatilidade do tom permite os mais diversos usos em diferentes estilos.

sala cinza
Foto: Pinterest – casa.abril.com.br

Para saber qual tom escolher, pesquise qual é o efeito que você busca em sua decoração. O cinza passeia entre tons frios aos quentes, com uma grande variação que reflete na forma como será usada no ambiente.

Montando camadas e texturas para os tons de cinza na sala

Como o cinza em excesso pode se tornar monótono e até mesmo depressivo, o uso do tom deve ser feito de forma contida e bem projetada. Uma forma de construir uma decoração em cima desse tom é usando camadas e texturas.

Você pode montar uma decoração monocromático com os diversos tons de cinza. Comesse escolhendo a cor das paredes, a partir dessa escolha use o cinza nos demais elementos da decoração da sala, mas sempre variando o tom do cinza, brincando entre os mais claros aos mais escuros.

sala cinza
Foto: Pinterrest – trendey.com

As camadas devem ser construídas usando os móveis e itens de decoração da casa. Assim, com essa montagem, o cinza usado na decoração não transmitirá uma imagem de maçante, e sim, de um ambiente sofisticado e moderno.

Use o cinza com tons quentes para uma sala vibrante

Quem procura montar um ambiente vibrante e com personalidade, então não pode deixar de combinar o cinza com tons quentes. Sem dúvida essa combinação vai deixar sua sala com um aspecto caloroso e aconchegante. O uso dos tons também pode causar um efeito mais descontraído, quebrando a seriedade que o cinza transmite.

O cinza com elementos metálicos

O que é mais sofisticado do que a junção do cinza com metálico? Essa combinação é perfeita para construir essa sofisticação para o ambiente. Como o cinza é um tom que permite o destaque de outros elementos da decoração, o que faz com que elementos metálicos brilhem nessa composição. Você pode usar o metálico nos móveis como mesa de centro ou apoio, em detalhes da decoração como vasos, porta-retratos e nos pendentes.

Criando contrastes com o cinza

Uma das formas mais usadas com o cinza na decoração é criando contrastes. Entre as opções do uso da cor como contraste é nos estofados. A escolha de um sofá cinza pode ser uma inteligente adição a decoração da sala, já que os tons mais escuros da cor são ótimos para disfarças possíveis sujeiras no estofado.

Com o sofá cinza, outras cores como o azul-marinho, amarelo ou vermelho criam um contraste ao serem adicionadas em almofadas, tapetes e outros elementos da decoração.

Adicione elementos da natureza em sua sala cinza

Para quem procura colocar um pouco mais de cor na sala, mas sem tirar o protagonismo do cinza, uma boa opção é na introdução de elementos naturais na decoração. Madeira, pedra, vidro e couro trazem uma sensação de aconchego e um visual rústico para a decoração da casa.

E não pode faltar o verde das plantas, que nessa combinação trará uma iluminação para os variados tons de verdes. A versatilidade do cinza é uma ótima forma de combinar com o estilo boho ou rústico, o que traz mais coloração para a decoração sem abrir mão do cinza como tom principal do ambiente.

Paredes pintadas com o cinza escuro traz elegância

Mesmo sendo um tom mais complexo e intimidante, o cinza-escuro é uma opção que não deve ser descartada tão rápido. A cor mais escura deixa o ambiente com um aspecto autentico e com personalidade. O único cuidado é para não deixar que o excesso do tom transforme o lugar em um ambiente depressivo e apático.

Para evitar o uso errado do tom, não o utilize só, mas adicione elementos como madeira e metais para contrastar e trazer sobriedade para o ambiente.

Destaque um ponto de sua dala com o cinza

Como o cinza é uma cor que destaca as demais combinações, principalmente o cinza com tons mais frios, você pode usar a cor para criar um ponto de destaque em sua sala.

Procure o elemento que você deseja destacar e use o cinza com o branco para criar uma iluminação para esse local. Assim que entrar no ambiente, o ponto destacado será o grande protagonista da sala, criando um espaço sereno com os tons dos demais elementos.

O cinza pode ser usado como textura na sala

Além da pintura, o cinza também pode ser usado na textura da parede com diferentes revestimentos. A cor pode estar presente em revestimentos como madeira, pedra, concreto e até em mármore. Existe uma grande possibilidade usar a cor, permitindo a possibilidade de uma maior personalização.

Adicione detalhes com o tom cinza

Se você não quer montar uma sala toda cinza ou usar a cor como tom principal, uma opção é colocar o cinza como coadjuvante. A cor pode ser usada em estofados ou outros têxteis, outra possibilidade é o uso do cinza na mobília, dando uma elegância para o ambiente.

Cinza com uma combinação de tons pastel

Não é somente com tons quentes que o cinza cria uma ótima combinação. O cinza com tons pastel é a combinação perfeita para quem procura deixar o ambiente aconchegante e delicado. Tons pastel é uma das tendências que assim como o cinza continua em alta durante anos. Essa combinação surpreende ao usar duas tendências deixando um aspecto jovial e sofisticado.

Transforme a decoração da sala em um ambiente neutro

Assim como em tons mais escuros, existe um temor de usar somente o cinza na sala e deixar o ambiente sem graça. Mas para quem procura uma decoração minimalista e fresco, o uso de cores neutras são fundamentais para esse efeito principalmente cinza, onde é possível variar entre os tons da cor criando contraste com a própria cor.

Passeie entre as possibilidades para montar sua sala neutra com os tons de cinza, desde a pintura e até mesmo na mobília do ambiente.

Não tenha medo de brincar com os tons na sala cinza

Como já foi pontuado várias vezes, o cinza é um tom neutro, o que facilita na montagem da cor com outros tons. Não é à toa que a cor é considerada o neutro perfeito, já que a cor traz um destaque para os outros tons combinados a ele.

Com essa facilidade em montar e combinar o cinza com outras cores, fica muita mais fácil usar a criatividade sem erro.

Não tenha medo em explorar os diferentes tons de cinza e nem de misturar com outras cores, o cinza permite uma liberdade difícil de encontrar em outros tons, então aproveite as possibilidades desse tom e use da forma que melhor corresponder à proposta que você busca para a decoração da sua sala.

  • Veja mais: Interior de uma sala pequena: 6 tons que vão estragar
Handreza Hayran é uma escritora de estilo de vida e entretenimento, com grande interesse em decoração de interiores e otimização doméstica.