Mobilar a entrada da casa é como desenhar o cartão de visita que apresenta o resto dos cômodos. Além de dar a primeira impressão de você e do seu lar, também é uma área que precisa ser funcional e não descuidada.

O mobiliário para a entrada da casa é um dos ambientes mais difíceis de projetar para um arquiteto, mas também é estimulante porque na maioria das vezes exige soluções sob medida.

O que colocar na entrada da casa seguindo as regras do Feng Shui?

Imagem: Pinterest – oldbrandnew.com

Feng Shui é uma antiga arte chinesa. Partindo do significado etimológico, Feng Shui significa “ar e água”, ou dois dos elementos indescritíveis que, ao se fundirem, criam uma certa estabilidade.

Em uma casa, as cores dos móveis desempenham um papel fundamental para transmitir serenidade.

Como mobiliar a entrada da casa

No guia abaixo, abordaremos as principais regras para mobiliar a entrada de sua casa de acordo com o Feng Shui.

De acordo com as regras desta arte, a posição, a forma, os móveis da casa e os vários cômodos devem ser organizados de forma a criar uma atmosfera perfeitamente adequada a quem mora nela.

Escolha das cores é fundamental

Imagem: Pinterest – etsy.com

A escolha das cores dos móveis e sua forma deve estar estritamente ligada à coerência com os cinco elementos que para os chineses são terra, água, madeira, metal e fogo.

A forma da entrada deve ser perfeitamente regular (seja um retângulo ou um quadrado) e cantos, bordas e móveis que impeçam a entrada de energia serão absolutamente evitados.

A porta da frente deve ter uma abertura para dentro. Desta forma queremos representar as boas-vindas à energia dentro de casa.

No hall deve haver poucos móveis, pois podem entrar em conflito com a livre difusão de energia dentro da casa.

Uma bela pintura pode ser colocada na entrada da casa

A presença de um belo espelho na parede lateral pode ajudar a tornar sua casa acolhedora tanto para as energias positivas quanto para seus convidados.

A mesma percepção também pode ser dada por uma planta bem cuidada, que representa a vitalidade e serenidade da família que mora naquela casa.

Mas evite uma janela na frente da entrada, pois representaria um convite para sair e a dispersão de energias positivas. O mesmo significado também é atribuído a um espelho posicionado em frente à entrada.

Para o feng shui, imagens tristes ou macabras não devem ser mantidas em casa porque atraem energias negativas.

No feng shui, recomenda-se, em vez disso, mobiliar com imagens alegres e ensolaradas que nos tragam de volta à natureza e à tranquilidade, talvez até adicionando plantas para lembrar um jardim.

Disposição do corredor

Imagem: Pinterest – proem.studio

De acordo com as regras do Feng Shui, o ponto cardeal de onde vem a maior parte da energia é o sul, portanto, a entrada de sua casa deve ser posicionada nessa direção.

É possível colocar a entrada ligeiramente deslocada para sudoeste, mas a entrada da casa nunca deve ser posicionada a norte, pois deste ponto cardeal provêm energias pouco criativas e frias.

A cor das paredes de acordo com o feng shui

As paredes devem nos acolher graças à sua cor. De acordo com o Feng Shui, devemos preferir tons claros e frescos de azul, verde ou rosa.

Os tons claros ajudarão imediatamente a nos preparar para o calor do lar, preparando nossa alma para a simpatia e familiaridade do ambiente doméstico.

Evite usar objetos quebrados

O Feng shui desaconselha guardar objetos quebrados, pois eles vão contra a harmonia da própria vida e, em particular, relógios.

Ter um relógio que não funciona força o tempo a fluir de forma diferente em nossa casa para nossa desvantagem. Um relógio quebrado basicamente impede que as energias relacionadas às estações se expandam adequadamente.

Cada objeto quebrado deve ser substituído por um novo para ajudar novas energias a fluir ao nosso redor.

Use poltronas na entrada da casa

Caso a entrada da casa tenha espaço mais que suficiente, o posicionamento de duas poltronas pode ser uma escolha válida.

As poltronas, se possível, devem ser elegantes e com estilo retrô. Uma pequena mesa também deve ser adicionada a elas, além de uma lâmpada.

Para embelezar ainda mais tudo, uma pintura grande e colorida pode ser colocada acima das poltronas.

Itens indispensáveis ​​para mobiliar a entrada

Cabideiro

O primeiro item indispensável em uma entrada é definitivamente um cabideiro. Este último pode ser escolhido em diferentes formas, tamanhos e alturas e até em vários estilos como clássico, rústico ou moderno.

Existem no mercado alguns que refletem essas características e que estão disponíveis em madeira e ferro forjado, e em ambos os casos com acabamentos naturais, brilhantes ou acetinados.

Espelho

Imagem: Pinterest – kalaiah lily

O segundo item que deve ter é certamente um espelho que, além de ser um objeto decorativo refinado, também serve para dar maior profundidade e amplitude à entrada da casa.

A escolha do modelo também neste caso é bastante vasta; na verdade, você pode optar pelo retangular com moldura de madeira ou ferro, ou por um estilizado com forma senoidal, ideal para montá-lo com outro semelhante para depois criar belas figuras ornamentais, pois é uma estrutura modular.

O uso inteligente de espelhos de parede permite ampliar a percepção do espaço e fazer a entrada parecer maior.

Planta

Um item que nunca deve faltar quando mobiliar a entrada da casa é uma planta. Especificamente, é aconselhável optar pelo tipo perene com folhas grandes.

Entre outras coisas, deve ser um espécime que não requer luz especial e que na maioria das vezes se desenvolve em altura e não em largura, portanto, ideal para mobiliar uma entrada com um teto bastante alto.

Erros a evitar

Você deve evitar cometer os seguintes erros:

  • Exagerar nas cores;
  • Exagerar com os móveis;
  • Não levar em conta os espaços reais disponíveis;
  • Não tornar funcional;
  • Não inserie nenhum móvel que também seja um recipiente;
  • Usar um estilo muito diferente do resto da casa.

Tudo deve parecer natural e simples, certificando-se de direcionar a atenção de quem entra para o centro da casa, que pode ser o sofá ou a cozinha.