Usar listras no interior é uma técnica de decoração ganha-ganha. Em primeiro lugar, é sempre relevante e nunca sai de moda. Em segundo lugar, se encaixa perfeitamente em qualquer estilo. Em terceiro lugar, ajuda a esconder as falhas arquitetônicas da sala.

Mas como qualquer outra técnica, a listra tem suas próprias regras de ouro e exceções.

As paredes listradas no interior não são apenas originais, mas também funcionais. Com sua ajuda, você pode corrigir visualmente a geometria do espaço, criar a ilusão de ótica necessária e efeitos visuais únicos.

Regra 1 – Listras verticais fazem a sala parecer mais alta

Listras verticais fazem a sala parecer mais alta, enquanto listras horizontais fazem a sala parecer maior, mas mais baixa.

Se a altura da parede for maior que seu comprimento, nunca deve ser usada uma listra vertical. Caso contrário, a sala pode se transformar em um “poço”.

Fonte: Pinterest – houseandgarden.co.uk

Todo o interior pode ser listrado, do chão ao teto. No entanto, neste caso, você precisa se lembrar de mais uma regra importante número 2.

Regra 2 – A listra em todas as superfícies deve ter a mesma largura

A listra em todas as superfícies deve ter a mesma largura (pelo menos aproximadamente), cor ou ritmo. Uma correspondência em um parâmetro é suficiente.

Se forem usadas listras de cores diferentes, essas cores devem, em qualquer caso, ser combinadas entre si.

Além disso, não devemos esquecer que uma fina listra de cor contrastante ondula visualmente e causa uma sensação de desconforto. Portanto, escolhendo uma tira fina, é melhor confiar em tons calmos. Se você preferir contraste, é melhor dar preferência a opções mais amplas.

Fonte: Pinterest – behr.com

A opção mais ganha-ganha – use uma listra multicolorida de forma fragmentada. Por exemplo, para destacar a área da cabeceira da cama ou destacar a parede onde há uma cômoda ou um sofá.

Ou apenas para tornar o interior da sala dinâmico e o clima das pessoas alegres.

Regra 3 – Paredes listradas devem ser apoiadas com móveis ou acessórios listrados

Paredes listradas devem ser apoiadas com móveis ou acessórios listrados. Podem ser tapetes, estofados, itens de decoração, almofadas ou lençóis.

Itens listrados no interior podem ser usados ​​de forma totalmente independente.

Listras verticais: como usar

Fonte: Pinterest – houseandhome.com

Ao usar listras verticais no interior, considere o seguinte:

  • Esse acabamento fica orgânico ao decorar as paredes do corredor ou da sala com listras verticais claras e escuras, largas e estreitas nas cores marrom e bege;
  • Listras estreitas vermelhas, verdes, lilás e amarelas serão uma ótima solução para uma entrada rústica ou interior de arte pop;
  • Se a sala de estar usa um esquema de cores monocromático, você pode adicionar dinâmica com a ajuda de uma parede de destaque em linhas verticais brilhantes;
  • Em um banheiro simples, uma parede decorada com ricos tons de listras parecerá extravagante. Se o banheiro estiver decorado em estilo clássico, as listras não devem ter mais do que dois tons da mesma cor. Como opção, uma combinação de azul claro e baunilha é adequada;
  • As paredes listradas podem ser encontradas com frequência nos quartos das crianças, onde com a ajuda de cores vivas destacam-se a área de recreação ou a cabeceira da cama.

Listras horizontais

Fonte: Pinterest –
Errikos Artdesign

Com a ajuda de listras horizontais, você pode ampliar visualmente a sala e reduzir sua altura. Portanto, é importante manter um equilíbrio para não obter o efeito de um teto “pressionante”.

Existe uma regra: a altura do local depende da largura das listras. Quanto mais largas elas são, mais baixo o lugar é percebido.

Ao usar linhas horizontais, considere o seguinte:

  • Para criar uma atmosfera calma, leve e discreta no interior, usa-se listras em cores suaves – combinações de branco com bege, cinza claro ou marrom;
  • Para reduzir visualmente a altura do teto no quarto, tornar o espaço mais confortável para o bebê e dar originalidade ao interior, a parte superior das paredes é decorada com listras de diferentes tamanhos e cores;
  • Listras pretas e brancas estreitas e largas não sobrecarregarão o interior. Um espelho redondo que refrata as linhas ajudará a modificar o espaço.

Uso de listras inclinadas e combinadas

Fonte: Pinterest – abeautifulmess.com

Com a ajuda de listras combinadas, as paredes ficam visualmente em relevo, os defeitos são mascarados em suas superfícies, a configuração do espaço muda e as superfícies de destaque são criadas.

Ao usar tiras inclinadas e combinadas, considere o seguinte:

  • Você pode alterar visualmente a forma da sala com a ajuda de uma transição suave de listras dispostas verticalmente para um arranjo horizontal no teto;
  • Um interior brilhante e original de um quarto infantil pode ser criado usando um teto preto e branco contra o fundo de paredes amarelas simples;
  • Uma solução original e elegante são as listras em ziguezague que são colocadas na parede de destaque na cabeceira da cama ou na sala de estar.

Efeitos ópticos das listras

Com a ajuda de listras, você pode criar diferentes efeitos visuais:

  • A escolha de estritas combinações de listras em preto e branco ou outras combinações de dois tons são apropriadas em salas de estar e escritórios domésticos.
  • Para quartos infantis, recomenda-se escolher linhas multicoloridas onduladas largas;
  • Uma faixa estreita é escolhida para corredores e banheiros pequenos para aumentar visualmente o espaço;
  • Linhas retas, monocromáticas e contrastantes trazem rigor e ordem ao interior;
  • Uma atmosfera alegre e festiva pode ser criada com a ajuda de linhas multicoloridas e brilhantes.

Papel de parede listrado

Fonte: Pinterest – housebeautiful.com

Além da função decorativa, os papéis de parede listrados ampliam e expandem visualmente a sala, alongam-na ou tornam-na mais compacta.

Objetivo do papel de parede listrado:

  1. Como mencionado anteriormente, o objetivo principal é corrigir a geometria do espaço. Pode ser expandido ou tornado mais estreito, mais alto ou mais baixo. A vantagem de tais papéis de parede é que eles podem ser combinados com qualquer estilo de interior, são combinados com vários móveis e decoração;
  2. Uma parede listrada se tornará um fundo original em uma sala muito “pálida”, quando for necessário detalhar ou dar dinâmica ao espaço;
  3. As superfícies de destaque permitem que você se concentre em uma área separada no interior. O uso de listras contrastantes permite que você crie o ponto de destaque necessário e concentre a atenção nele.

As listras no interior são verticais, horizontais e diagonais. Cada tipo é usado para criar um efeito particular.

Exceções às regras

Toda regra, como você sabe, tem exceções. Vamos falar sobre elas separadamente. O principal é não ter medo de experimentos.

Você pode combinar uma listra não apenas com uma listra ou superfícies lisas no mesmo esquema de cores, mas também com outras estampas.

Na maioria das vezes, a listra pode ser encontrada nas paredes na forma de um padrão de papel de parede especial.