Ao decorar sua casa ou apartamento é preciso lembrar que quadros são peças focais, que capturam o olhar. Eles ajudam a deixar a casa mais confortável e, em alguns casos, mostram aos hóspedes a criatividade do dono da casa.

No interior de uma casa moderna, os quadros desempenham muitas funções, entre elas:

  • Decorar e dar individualidade;
  • Criar uma atmosfera especial e conforto;
  • Formar o pano de fundo emocional da sala e preenchê-lo com energia positiva;
  • São um elemento de design eficaz;
  • Possibilitar a manipulação do espaço;
  • Ajudar a unir e completar o design da sala;
  • Enfatizar e realçar o estilo escolhido;
  • Trazer um elemento de luxo para o interior.

Assim, a escolha do quadro terá papel fundamental no ambiente da casa.

Estilos de quadros

Fonte: Pinterest – dazeyla.com

Levando em consideração uma certa influência no subconsciente de uma pessoa, ao escolher uma obra de arte, é necessário levar em consideração o enredo, o estilo de escrita, as cores, os tamanhos.

E lembre-se de que a imagem é o toque final na solução de design. A escolha do estilo é influenciada pela visão de mundo, caráter e hábitos do proprietário.

Os designers distinguem os seguintes estilos de quadros:

  • Antiguidade;
  • Gótico;
  • Clássico;
  • Barroco;
  • Estilo império;
  • Moderno;
  • Construtivista;
  • Art Deco;
  • Conservador;
  • Romantismo;
  • Arte pop;
  • Minimalismo;
  • Neoclassicismo;
  • Pós-modernismo;
  • Alta tecnologia;
  • Marroquino;
  • Étnico;
  • Mangá.

Cada estilo é interessante à sua maneira. E a escolha depende completamente de seus desejos individuais e capacidades materiais.

Os quadros em uma sala decorada em qualquer estilo pode mudar beneficamente a percepção de todo o interior e variar visualmente as proporções da sala.

Fonte: Pinterest – Fonte: Pinterest – dazeyla.com

Além disso, uma obra de arte é perfeitamente capaz de se tornar a peça central de uma sala e atrair toda a atenção para si mesma. Ou permanecer um acréscimo discreto à decisão de estilo do designer.

Em salas espaçosas, é melhor colocar pinturas grandes em molduras grossas. Para salas menores, imagens mais graciosas com uma borda fina são melhores.

Escolha dos quadros e a influência das cores

Na hora de escolher obras de arte, é necessário lembrar sobre a influência da cor no estado psicológico e emocional de uma pessoa.

As cores quentes adicionam uma sensação de conforto. As cores frias tornam a sala visualmente espaçosa.

O vermelho é adequado para sala de estar, cozinha e corredor. Ativa o potencial energético de uma pessoa e excita ligeiramente.

Fonte: Pinterest – madaboutthehouse.com

Todos os tons de azul claro são adequados para a decoração do quarto. Eles acalmam e reduzem o estresse emocional.

Todos os tons de amarelo ou laranja são adequados para decorar o quarto das crianças. Eles permitem que você neutralize o negativo, encha a sala com energia positiva.

Verde é bom para uso no projeto de uma sala fortemente iluminada pelo sol.

Escolhendo o tamanho do quadro

As dimensões do quadro na parede devem estar relacionadas à área do cômodo, bem como ao comprimento, largura e altura do móvel (sofá, cama, cômoda, mesa) sobre o qual será colocado.

Não é recomendado pendurar grandes quadros verticais em salas com tetos baixos.

Lembre-se que para a percepção total de uma imagem grande, você deve estar a uma distância de pelo menos um metro dela. Isso deve ser levado em consideração ao comprar uma pintura para um pequeno apartamento. Nesse caso, os objetos de pintura devem ser médios ou melhor, pequenos.

Como determinar um local para os quadros

Para escolher com sucesso um lugar para colocar o quadro em uma casa ou apartamento, é necessário seguir certas regras que permitem que ele se encaixe harmoniosamente no interior geral.

O nível ideal de posicionamento da tela é ao nível dos olhos. Assim, será mais conveniente para você admirar a obra e manipular sua colocação na parede.

Fonte: Pinterest – reciclaredecorar.com

Se for pendurar várias telas lado a lado, mantenha uma distância de 2 a 3 cm entre elas.

As telas podem ser usadas para decorar paredes vazias ou espaço livre acima dos móveis. Certifique-se de que a borda da imagem não fique muito próxima dos móveis, caso contrário, os elementos funcionais e a decoração se fundirão visualmente em um todo.

Erros de posicionamento dos quadros

Uma parede com um quadro no interior certamente chamará a atenção. Considere isso ao projetar e tente pensar sobre a composição com antecedência.

Fonte: Pinterest – liliinwonderland.fr

Quais erros são mais frequentemente cometidos por designers novatos:

  • Não levar em consideração o tamanho dos quadros. Telas muito pequenas em uma parede grande simplesmente ficarão perdidas e produtos enormes em uma sala compacta irão “consumir” visualmente o espaço.
  • Pendurar fotos, esquecendo-se completamente das regras de localização. O resultado é uma confusão inútil de elementos em vez de uma parede lindamente projetada.
  • Se esquecer de suas próprias preferências, contando apenas com os cânones do estilo interior.

Tipos de quadros de parede

A palavra “pintura” imediatamente apresenta um produto pictórico em uma moldura. No entanto, a lista de opções é muito mais ampla. Vamos falar sobre os tipos de quadros mais populares.

Quadro modular

quadro
Fonte: Pinterest – gammamade

Os produtos são compostos por várias partes, unidas por um tema. O número padrão de elementos é dois, três ou cinco. No entanto, existem quadros modulares de quatro e seis módulos à venda.

Os itens não são enquadrados. O visualizador deve ter a ilusão de que a tela flui de uma história para outra.

A decoração modular melhora visualmente o espaço. Sinta-se à vontade para usá-lo em ambientes pequenos.

Pôsteres

Fonte: Pinterest – gammamade

O pôster é um papel grosso impresso, emoldurado por vidro. O desenho pode ser qualquer coisa – desde a imagem do seu grupo musical favorito até um objeto realista.

Cartazes têm a mesma função que pinturas. Sua tarefa é transformar o interior e atrair a atenção.

Quadro de pintura a óleo, aquarela, acrílica

As pinturas “vivas”, pintadas com tintas, são geralmente emolduradas. Os produtos parecem luxuosos em estilos como clássico, moderno, provençal, country, eco, art déco.

É um equívoco comum que a pintura a óleo não possa coexistir na mesma parede com a aquarela. Se as telas tiverem o mesmo estilo e esquema de cores semelhante, estarão em perfeita harmonia.

Quadros com pintura 3D

Os painéis 3D são desenhos tridimensionais que criam uma sensação completa de realismo. Este efeito é obtido usando tecnologia de imagem multicamadas.

Pinturas volumétricas podem ser colocadas em paredes lisas. Elas ficam melhor em superfícies brancas, pretas, amarelas e bege. Este atributo destina-se a interiores modernos.

Temas de quadros no  interior

Fonte: Pinterest – etsy.com

Não é à toa que dizem que a imagem é um reflexo da alma do proprietário. Não é necessário pegar pincéis e tintas – você pode simplesmente comprar os produtos que quiser.

Sugerimos que você se familiarize com os possíveis temas de pinturas e interessantes variações das mesmas.

Paisagens Urbanas

Pinturas com imagens de atrações da cidade se encaixam perfeitamente em um estilo de interior moderno.

Os desenhos podem ser coloridos ou em preto e branco. Ruas, templos e casas tranquilas, capturadas em telas, permitem que você mergulhe na atmosfera e seja transportado mentalmente para uma paisagem atraente.

Quadros no  interior com animais

Fonte: Pinterest – etsy.com

Imagens de temas animalescos selecionadas com competência irão decorar uma sala em qualquer estilo. Os heróis populares das pinturas são:

  • Tigres;
  • Leões;
  • Gatos;
  • Cães;
  • Pássaros.

O animal não precisa ser real – personagens fabulosos e exagerados também valem a pena ocupar um lugar em sua casa.

Quadros no interior com paisagens naturais

Cachoeiras, montanhas, florestas fazem você sonhar e mergulhar em emoções agradáveis. Telas com temas naturais ficam especialmente boas em tamanhos grandes.

Está em seu poder criar realismo completo, colocando um quadro enorme com a paisagem que você gosta na parede.

Quadros abstratos

A tela não precisa ser um desenho claro. Pontos brilhantes e linhas estranhas combinadas na composição fazem pensar em busca de um significado oculto.

Imagens abstratas são principalmente emoções e filosofia. É também uma maneira infalível de expressar sentimentos íntimos por meio de detalhes.

Quadros no interior com retrato

Telas com imagens de pessoas não são visitantes frequentes em interiores modernos. O design clássico pode ser complementado por retratos de figuras históricas. Imagens de entes queridos caberão perfeitamente nesse estilo.

Quadros geométricos

A imagem das formas geométricas é um atributo digno das tendências minimalistas. Os designers são aconselhados a escolher telas brilhantes. Impressões em preto e branco ou designs em cores suaves adicionam uma atmosfera escura.

Quadros no interior com flores

quadros no  interior
Fonte: Pinterest – vivadecora.com.br

Constituem uma verdadeira decoração de toda a divisão, os motivos florais criam um ambiente festivo e conferem-lhe uma vivacidade e conforto especiais. Use quadros das seguintes flores:

  • Rosas;
  • Peônias;
  • Dentes-de-leão;
  • Orquídeas.

Imagens de flores fofas, delicadas e ao mesmo tempo majestosas transformam visivelmente o espaço e o preenchem de sensualidade.

Quadros com letras

Fotos com expressões filosóficas, engraçadas ou cativantes podem ser a maneira mais fácil e econômica de refrescar a atmosfera.

Quadros no interior em preto e branco

As telas em preto e branco, apesar de serem monocromáticas, são muito expressivas. Essas imagens, graças à brevidade requintada e a um certo mistério, formam um design elegante, profundo e sofisticado.

Principais dicas de designers para escolher quadros no  interior

Fonte: Pinterest – casatreschic.blogspot.com

Recomendações para uma escolha inteligente:

  • Ao escolher pinturas, em primeiro lugar, você precisa levar em consideração a área e a orientação estilística da sala.
  • Para paredes com acabamentos escuros, é aconselhável selecionar imagens em cores mais claras para criar contraste de cor.
  • Em uma sala com muitos móveis, não use telas grandes em molduras maciças.
  • Recomenda-se colocar as telas ao nível dos olhos.
  • Em salas destinadas ao relaxamento, você não deve usar imagens com um enredo agressivo.