Mobilar a sala de estar não significa apenas selecionar a cor das paredes ou dos móveis, mas é necessário saber escolher o tapete certo. Um tapete fala da sua personalidade, do seu estilo e do seu gosto, por isso a sua escolha torna-se fundamental para dar um cunho pessoal ao ambiente.

Como escolher o tapete certo

Considerando que sua presença o acompanhará por anos, existem algumas regras importantes para fazer a melhor escolha. Continue lendo para descobrir como escolher o tapete certo para a sala!

1. O tamanho é importante

tapetes antiderrapantes
Foto: Sonya Winter

No que diz respeito ao tamanho do tapete, ele desempenha um papel importante na melhoria de um ambiente de maneira adequada.

Antes de comprar, uma ideia pode ser testar com jornal usado como tapete para ver o efeito que tem.

Um tapete muito pequeno ficará invisível em uma sala grande enquanto, pelo contrário, um elemento com dimensões enormes em relação ao tamanho da sala parecerá volumoso e muito proeminente na sala, principalmente se a cor escolhida estiver errada.

Mesmo a escolha do material utilizado, seja seda, lã ou material sintético, afetará o valor e a beleza do tapete, bem como a técnica com a qual foi criado, seja feito à mão ou mecanicamente.

Dimensões

tapetes antiderrapantes
Foto: Shoptime, divulgação

Em termos gerais, podemos dizer sobre as dimensões de um tapete para a sala que:

  • O comprimento deve ser pelo menos igual à largura do sofá, com uma margem discricionária entre 15/25 cm nas laterais,
  • As formas quadradas, redondas ou retangulares são boas, desde que estejam em harmonia com o resto do mobiliário,
  • Ele deve ser largo o suficiente para que os móveis possam ser colocados em cima, e não nas bordas, para garantir a estabilidade,
  • Com um critério básico de um tapete aproximadamente 20 cm mais largo que o móvel, você terá a ideia de uma sala harmoniosa.

Considere a luz do ambiente

A luz no interior da sala é outra variável a considerar na hora de escolher o tapete. Se a sala estiver excessivamente exposta à luz solar, as cores escuras do tapete inevitavelmente sofrerão e desaparecerão com o tempo.

Uma sala decorada com cores escuras receberá mais brilho de um tapete com tons claros.

O bege é uma das escolhas mais ponderadas porque se adapta bem a diferentes contextos.

Uma sala ricamente decorada parecerá superlotada e caótica com um tapete proeminente que se destaca, é importante decidir se o tapete deve se misturar ao contexto ou ser um dos pontos focais que chamará a atenção para si mesmo.

A escolha da cor

tapete de crochê

A escolha da cor também será condicionada pelo contexto familiar. Seria preferível escolher uma cor escura na presença de crianças ou animais da família, isso esconderá melhor as inevitáveis ​​manchas.

Em qualquer caso, a cor escura é sempre preferível para esconder qualquer tipo de mancha resultante de pegadas e etc.

A frequência com que será pisado também deve ser considerada, salas com passagem frequente exigiriam um tapete mais resistente.

Felizmente existe uma vasta gama de tapetes com diferentes cores e texturas para todas as necessidades e obviamente disponíveis para todos os tipos de orçamentos.

Grandes tapetes modernos são perfeitos em combinação com um sofá de três ou quatro lugares, branco ou de cor neutra. Se o tapete for emoldurado por um sofá de canto, desenhos geométricos coloridos ou padrões naturalistas são uma boa escolha e melhor aprimorados.

Estilo da sala

Tapete de crochê
Tapete de crochê. Fonte: Pinterest – SAFAVIEH

A escolha do tapete determina o estilo que a sala terá. Como a sua compra envolve um gasto considerável, será importante escolher uma cor que se harmonize bem com o contexto e que não seja ditada apenas pela moda do momento, aliás em pouco tempo isso vai mudar.

É importante perguntar-se se o tempo que você passa nesta sala é destinado a atividades dinâmicas ou é destinado ao descanso e relaxamento.

As pessoas mais exuberantes costumam preferir cores quentes e com tons terrosos, os mais quietos preferem azul, preto, branco ou cinza.

Como combinar o tapete da sala em um piso claro ou escuro

Os tapetes da sala, assim como os da cozinha, banheiro e quartos, têm um habitat quase bidimensional: o piso.

Um bom tapete deve permanecer sempre aderente a ele, sem causar riscos de tropeços para os moradores da casa e para os convidados. Portanto, surge uma pergunta importante: como combinar o tapete da sala em um piso claro ou escuro?

Uma regra geral vale para as cores mais intensas: um tapete em piso escuro deve ser de tom claro para se destacar e dar luz ao ambiente.

Por outro lado, em um piso claro só pode ser escuro se a sala for particularmente clara.

Se a iluminação natural da sala for limitada, é bom preferir um tapete claro.

Dicas ao usar tapete certo

  • Não coloque-o debaixo dos sofás, ele deve ficar livre.
  • Para garantir uma vida longa para os tapetes, você pode usar os práticos tapetes sob os tapetes.
  • Para a limpeza de carpetes a melhor ferramenta é o aspirador de pó.

Tapetes: muitos modelos para dar personalidade e elegância a qualquer cômodo da casa

decoração de inverno

Quais critérios devem ser usados ​​ao escolher um tapete para a sala de estar?

Os mais importantes e conceituados designers de interiores afirmam que o tapete deve ser o primeiro elemento a escolher quando se tem de mobilar um espaço e com base nas suas características pode então proceder à escolha das cores das paredes e dos móveis.

A dica é sempre recorrer a tapetes de qualidade criados por marcas confiáveis ​​do setor, para ter garantias importantes no produto como:

  • Durabilidade,
  • Design com atenção aos detalhes;
  • Resistência.

Lembre-se: escolher o tapete certo para mobiliar a sala é de fundamental importância para a criação de um espaço com uma estética fascinante!