Faz sentido apostar num tapete para área externa? A gente vai provar que sim. Conheça as particularidades desses produtos, veja algumas fotos tentadoras e você terminará de ler este artigo com a segurança necessária para escolher um modelo para sua varanda, quintal, deck, pátio, terraço, área da piscina e de ginástica.

Fãs de tapetes podem utilizá-los, também, em ambientes internos que tendem à umidade: cozinhas, lavanderias e banheiros, por exemplo. Sem contar com o espaço do pet. Fantástico, não?

Diferenciais de um tapete para área externa

tapete sobre terraço externo
Foto: Abra Casa, divulgação

Os diferenciais de um tapete para área externa representam, ao mesmo tempo, suas vantagens.

Pra começo de conversa eles são fabricados com materiais resistentes às intempéries climáticas, tais como sol forte, chuva, vento, seca, umidade… Podem ser de PVC (vinil), polipropileno ou sisal.

Além disso eles não apresentam pelos. Isso significa que não acumulam poeira; consequentemente facilita demais sua limpeza e não prejudica pessoas alérgicas. Alguns deles possuem tratamento antiácaro e quase todos são antiderrapantes.

Tipos de tapetes outdoors

  • Nylon: os mais populares, até porque são bem eficientes. Além de antiderrapantes, drenam bem a água e muitos possuem propriedades antifúngicas;
  • PVC: funcionam melhor como tapetinhos externos na porta de entrada, pois tendem a segurar a sujeira seca: poeira, folhas, etc. Podem vir com proteção UVA e UVB, o que dificulta o desbotamento das cores e estampas;
  • Polipropileno: é criado a partir de fibras de plástico reciclado. Possui as mesmas propriedades do nylon;
  • Fibras naturais: feitos de fibras de coco, juta, sisal ou bambu. Ou seja, são biodegradáveis e bem fáceis de limpar. Contudo devem cobrir apenas áreas externas que possuem cobertura, pois podem acabar mofando sob chuva duradoura.

Por que usar tapetes à prova de intempéries na decoração da sua área externa

tapete para área externa
Foto: Wiler-K, divulgação

Já comentamos sobre a diferença que um tapete pode fazer na decoração e na sensação de bem estar de moradores e visitantes. Se seus móveis externos são mais neutros, adicione vida ao ambiente com um modelo colorido.

tapetes para ambientes ao ar livre
Foto: Rhinara Decorações, divulgação

Tapetes definem bem diferentes áreas da casa. Quando falamos de um ambiente único que inclui diferentes funções – terraço, piscina, churrasqueira – é sempre legal identificá-los com tapetes escolhidos para cada canto.

O mesmo ocorre com os tapetes outdoors. Neste caso específico eles trazem mais sofisticação a um ambiente normalmente despojado. Sem contar que disfarçam eventuais defeitos no piso local e os tornam mais confortáveis para andar sobre.

tapete sobre deck externo
Foto: Pinterest

Cores naturais ou mais terrosas são melhores para tapetes que vão pegar muito sol, já que desbotam menos.

Cuidados e manutenção do tapete para área externa

tapete para área aberta
Foto: Prego e Martelo, divulgação
  • Uma vez por semana passe um aspirador de pó para mantê-lo sempre em dia. Áreas externas expõem o tapete a muito mais sujeira do que os para ambientes internos;
  • Se estiver precisando de uma limpeza mais caprichada, use água misturada com sabão neutro. Esfregue delicadamente e retire com jatos d´água. Não precisa esperar secar, é só colocá-lo de volta no lugar;
  • Leve seu tapete a uma lavanderia especializada uma vez ao ano;
  • Acima de tudo, sempre siga as instruções de limpeza do fabricante.