A Aids no Brasil

Ao contrário da tendência mundial, que tem assistido à diminuição da contaminação pelo vírus HIV, no Brasil essa curva tem crescido em todas as suas regiões, menos na Sudeste.

aids brasilO último boletim do Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis, Aids e Hepatites Virais do governo brasileiro é de 2012 e informa que existem cerca de 657 mil portadores do vírus HIV no Brasil.

Dados posteriores indicam que este número chegou a 752 mil pessoas no final de 2013.

Em contrapartida, no Brasil, os tratamentos contra a Aids possuem um índice de sucesso acima da média global; assim como a taxa de mortalidade pela doença é menor no país.

O maior número de infectados tem entre 25 e 49 anos e é do sexo masculino. No entanto as mulheres são maioria na faixa que vai dos 13 aos 19 anos:

A maior parte da transmissão se dá através de relações sexuais: nas mulheres, 86,8% dos casos registrados em 2012 decorreram de relações heterossexuais com pessoas infectadas pelo HIV. Entre os homens, 43,5% dos casos se deram por relações heterossexuais, 24,5% por relações homossexuais e 7,7% por bissexuais. O restante ocorreu por transmissão sanguínea e vertical. – Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais

É importante notar que já há muitos anos não se fala mais em grupos de risco mas em comportamentos de risco, que são aqueles que expõem o indivíduo à maior probabilidade de contaminação pelo vírus.

Procure um Posto de Saúde

O governo brasileiro tem oferecido todo o suporte no que diz respeito à prevenção, teste e tratamento da Aids para a população.

Preservativos são fornecidos gratuitamente a qualquer pessoa que solicitar, assim como exames para o diagnóstico da presença do vírus no sangue, orientação médica e distribuição de medicamentos retrovirais.

Em caso de dúvida ou necessidade de ajuda, não deixe de comparecer a um posto médico ou hospital público.