O inchaço das pernas é mais comum no verão, quando a circulação venosa sofre dilatação por conta do calor. Em geral o edema se localiza entre os pés e os tornozelos – às vezes até nas mãos. Aprenda algumas maneiras de aliviar esse desconforto.

Maneiras Fáceis de se Livrar do Inchaço das Pernas

É verdade: o bom e velho método de deitar-se e apoiar as pernas sobre almofadas, de modo que fiquem mais altas que o nível da cabeça, funciona. Principalmente se o ambiente estiver fresco ou refrigerado.

inchaço das pernasMas isso não é tudo. Como a ideia é melhorar a circulação, faça exercícios físicos. Natação é uma maneira incrível, perfeita para as estações quentes.

Você também pode buscar um profissional em Educação Física para ativar a musculatura das suas panturrilhas. Aliás, se trabalha muito tempo sentado, faça internalos de hora em hora para movimentar os membros inferiores do corpo.

Beba mais água. Pode parecer contraintuitivo, pois você já está retendo líquidos. Contudo quanto mais fluidos ingerir, mais fácil será eliminar os líquidos acumulados nos tecidos.

Reduza ao máximo o uso de sal na alimentação: ele é um velho conhecido da retenção de líquidos no organismo. Sem contar com o aumento na pressão arterial.

Enquanto o edema persistir não force os pés dentro de sapatos fechados. Prefira sandálias abertas ou rasteitinhas.

Drenagem Linfática para Reduzir o Inchaço das Pernas

inchaço das pernasAs drenagens linfáticas são massagens específicas para expulsar o excesso de líquidos dos tecidos do corpo. Sendo assim, são ótimas para mandar a água de volta para os vasos sanguíneos e linfáticos.

É claro que você vai precisar de mais de uma sessão para eliminar todo o inchaço. Mas, junto com as dicas dadas até agora, seu edema vai desaparecer ainda mais rapidamente.

Quando Procurar um Médico

Vale lembrar que o inchaço nas pernas também pode ser causado por problemas cardíacos ou nos rins. Logo, se o desconforto for muito intenso ou resistente não perca tempo: procure um médico vascular, ou angiologista. Ele vai examiná-la e saber mais sobre seus hábitos.

Apenas este profissional poderá indicar algum medicamento para o problema. Jamais se automedique quando de pernas inchadas, pois alguns remédios podem levar a complicações.

Um tratamento bem feito vai resolver seu problema atual e prevenir futuros novos edemas.

Vale lembrar que o inchaço nas pernas também pode ser causado por problemas cardíacos ou nos rins.