Muitas mulheres recorrem às bombinhas de leite materno para extrair o máximo possível desse alimento tão precioso para seus bebês. A variedade é grande e isso é ótimo: existem modelos para qualquer necessidade. Mas qual será o ideal para você? Ajudamos a responder sua pergunta a seguir.

Vantagens da Bombinha de Leite Materno

As bombinhas de extração de leite materno são indicadas em vários casos. Para o bebê que não conseguiu “pegar” o peito e precisará da ajuda da mamadeira, por exemplo.

Também para a mãe que trabalha fora. Para aquelas que produzem leite demais e pretendem congelar ou doar para bancos. E para os pais que desejam participar ativamente dos momentos de alimentação do filhote.

O importante é que o leite seja consumido por até 24 horas, na geladeira, após a extração. Ou seja imediatamente congelado, podendo durar até 3 meses no freezer.

Extração de Leite Materno: Manual ou Elétrica?

bombinha de leite maternoA bombinha manual de extração de leite é mais recomendada para quem tem menor produção de leite. Em geral são suficientes para mulheres que não estão conseguindo amamentar diretamente o bebê no seio.

Isso porque os movimentos de sucção da criança são essenciais para estimular a produção de leite pelas glândulas mamárias. Sem isso a quantidade de leite tende a ser menor.

Também podem ser boas para aquelas que já desmamaram a criança e possuem, também, menor produção do alimento.

Bombinhas manuais exigem que a mulher ocupe uma das mãos para extrair o fluido. Podem ser cansativas. Também terão que trabalhar em um seio de cada vez.

Já as bombinhas elétricas deixam as mãos livres e possuem diferentes velocidades de extração do leite. Isso permite que você adapte o aparelho para o volume que você produziu.

A extração também costuma ser mais veloz.

Modelos mais sofisticados são mais confortáveis e estimulam a produção de mais leite. Também são mais velozes que extratores manuais.

E podem ser encontrados em modelo duplo, que recolhe o líquido de ambos os seios ao mesmo tempo.

Outros Detalhes para a Escolha de Bombinhas de Leite Materno

bombinhas de tirar leiteUma vez feita a escolha entre bombinha de leite materno manual ou elétrica é hora de refinar os critérios. Existem outros detalhes que podem fazer a diferença na hora de optar por um aparelho.

Observe qual a capacidade do recipiente onde ficará o leite durante a extração. Se você produz muito, prefira os de 150ml ou 160ml. E assegure-se de que o material é 100% livre de BPA, componente tóxico presente em alguns plásticos.

É uma boa ideia que exista uma capa de silicone para proteger e facilitar a retirada do fluido junto aos mamilos graças ao efeito de ventosa. É mais prático para higienizar também.

Procure um aparelho que já venha com estojo e seja leve, para que você possa levá-lo com segurança para qualquer lugar.