Com a proliferação de novos tipos de viroses e doenças infecciosas a questão da higiene se torna cada vez mais importante. Ela é ainda mais importante quando se trata de crianças e, sobretudo, idosos, que já não possuem o sistema imunológico tão forte. Veja algumas dicas simples de higiene pessoal e hábitos para se proteger dos germes.

Como se Proteger de Viroses

Sempre beba bastante líquidos. Isso ajuda a manter as defesas do organismo em dia e a “lavar” o corpo de microorganismos indesejáveis.

Lave as mãos constantemente. Ou use álcool gel, que é mais prático e pode ser carregado na bolsa.

Saiu de ambientes públicos? Tocou em corrimãos, botões como os de elevador, barras de segurança de transportes públicos? Passe álcool gel nas mãos e nos pulsos assim que possível.

virosesUse roupas leves. Lave-as sempre que voltar de uma longa exposição fora de casa, muito trânsito em lugares públicos ou escritórios. Tente não frequentar lugares fechados em horários de aglomeração (bancos, shoppings, supermercados).

Cozinhe bem os alimentos. Evite frequentar buffets, a menos que seja uma das primeiras pessoas a chegar no restaurante. Muitas pessoas passam por sobre a comida exposta, respirando e falando. Podem deixar gotículas no ar, que acabam contaminando os alimentos.

Higienize bem frutas, legumes e verduras quando for à feira ou ao supermercado. Especialmente se for consumi-los crus.

Não visite pessoas doentes. Ligue, mande mensagens… mas evite o contato direto.

Mantenha sempre as janelas abertas. Um ambiente arejado é mais seguro. Faça a limpeza dos seus aparelhos de ar condicionado e seus filtros.

Sintomas de Doenças Virais e Infecciosas

Cansaço excessivo, dores pelo corpo, febre são sintomas clássicos da maior parte das doenças virais e infecciosas.

Infecções respiratórias também incluem tosse, nariz entupido, falta de apetite e dor de garganta.

Viroses gastrointestinais envolvem vômitos, diarreias e cólicas.