A meditação transcendental é a prática oriental ancestral de trazer sua atenção para o momento exato que está vivendo. Durante esse exercício de experimentar o puro agora a pessoa não se comunica com mais ninguém, não sai da posição de lótus nem deve dar atenção a estímulos externos. Quando a meditação se torna um hábito, os níveis de estresse, ansiedade e depressão são substancialmente reduzidos.

Também conhecida como zazen, a meditação transcendental aquieta a mente e aos poucos vai criando ferramentas internas para lidar melhor com as adversidades da vida.

Mais o mais importante: ela não está atrelada a nenhuma religião, dogma ou doutrina. Praticar o zazen é uma transformação em si.

Crianças a artir de 5 anos de idade já podem começar a praticar meditação e incorporar esse hábito por sua vida inteira.

Como Praticar Meditação Transcendental

A meditação transcendental não requer absolutamente nada além de um lugar confortável e silencioso para se sentar. Use roupas leves e confortáveis.

meditação transcendentalFeche os olhos e tente focar em um ponto de luz imaginário. Observar a própria respiração é outra forma.

O importante é que você não se distraia. Os pensamentos mais aleatórios vão surgir o tempo todo. Mas você vai voltar a sua atenção à luz ou à respiração toda vez que isso acontecer.

É possível começar com cinco minutos por dia e aumentar gradativamente esse tempo com o passar das semanas. Use um despertador para marcar os minutos.

Depois de dominar a prática, duas sessões diárias de 15 a 20 minutos cada uma são suficientes para se aprofundar cada vez mais em si mesmo e colher os benefícios.

Diferentemente do mindfulness, o zazen é por sua própria conta. Não existem exercícios guiados por outras pessoas durante a prática.

Existem instrutores que podem orientá-lo antes ou depois da prática, mas não durante.

O Que Acontece Durante a Meditação

Sim, nos primeiros meses a prática pode parecer dar mais trabalho à sua mente. Afinal você precisa afastar gentilmente os pensamentos que vão retirar sua atenção absoluta.

Mas isso logo se transforma no aquietamento da mente. Os pensamentos passam a ficar em segundo plano e o praticante é capaz de mergulhar na própria fonte desses pensamentos.

Chama-se “consciência pura” ou “consciência transcendental”. É o estado de alerta em repouso. O corpo também entra em repouso profundo.

Neurologicamente observa-se que a comunicação entre o córtex pré-frontal e as diferentes partes do cérebro aumenta.

Benefícios da Prática do Zazen

meditação transcendentalA meditação transcendental age diretamente no sistema nervoso. Os hormônios do estresse, como a noradrenalina e o cortisol, diminuem consideravelmente.

É isso que leva à redução da depressão, ansiedade e até insônia. Além disso diminui a incidência de episódios de AVC, infarto e hipertensão.

Esses dados já foram largamente comprovados por mais de 600 estudos científicos publicados. Isso inclui mais de 200 universidades e centros de pesquisa, incluindo Harvard, UCLA e Stanford.

Esses estudos foram publicados em mais de 150 publicações médicas.

O zazen também aumenta a criatividade, a resiliência e a capacidade de resolver problemas de uma forma segura. Muitas empresas oferecem sessões para seus colaboradores pois a produtividade das equipes aumenta.