Papel de parede na sala e nos demais ambientes da casa é uma tendência nos dias atuais. Mas não é tão simples assim escolher o modelo mais adequado que combine cores e texturas que deixem a sua decoração incrível.

A grande vantagem dos papéis de parede é a possibilidade demudar o visual do ambiente sem precisar mexer com pinturas e nem quebrar nada.

Sobretudo no início do ano, é comum que as pessoas se sintam motivadas a renovar a casa e fazer algumas mudanças no ambiente.

Com papéis de parede é possível conseguir bons resultados mesmo sem precisar gastar muito dinheiro, tempo e, nem precisar quebrar nada.

Mas antes de começar, dê uma olhada nesse texto para saber como escolher o papel de parede ideal para a sala. Inspire-se em algumas ideias bem bacanas também.

Como deve ser o papel de parede na sala?

nestingwithgrace.com

Se você deseja mudar um pouco a decoração da sua casa, já deve ter se perguntado pelo menos uma vez qual é o melhor papel de parede para colocar na sala.

Essa é uma dúvida bem comum, afinal de contas, a sala é um dos ambientes mais importantes da sala e, geralmente é ode você vai receber pessoas.

Sendo assim, é primordial buscar por um modelo de papel de parede que seja capaz de deixar esse ambiente mais bonito e aconchegante.

Também é bastante interessante se o papel de parede escolhido der um toque a mais de personalidade ao ambiente, não é mesmo?

Por isso mesmo que não há um modelo em especial que seja mais adequado para a sala, uma vez que é você que precisa saber qual é o melhor.

Baseando-se nas suas preferências pessoais e levando em consideração as principais características da decoração do ambiente em questão, busque um modelo que se harmonize adequadamente.

metro.co.uk

Mas antes de adquirir um papel de parede para sala, você deve se atentar a alguns detalhes essenciais.

Se o ambiente for pequeno, por exemplo, é interessante escolher um papel de parede que seja mais claro para dar uma sensação de amplitude.

Estampas discretas também ajudam a passar uma sensação e que o ambiente é maior. Nesse caso, as estampas listradas são bem comuns.

Defina a decoração do ambiente

O mais importante antes de escolher um papel de parede para a sala é ter bem definido o padrão de decoração do ambiente em questão.

Observe com cuidado os padrões e detalhes de cortinas, tapetes e, também o estilo dos objetos decorativos existentes.

Se a sua sala tiver um estilo mais moderno, dê preferência a papeis de parede do tipo 3D, preferencialmente com estampas geométricas e cores mais chamativas.

Por outro lado, se a decoração tiver uma pegada rústica, prefira os modelos de papeis de parede que se assemelham à madeira.

audenza.com

Imitações de pedras e tijolinhos também são bem vindos quando o ambiente tem uma pegada nesse estilo.

Por outro lado, se você preferir uma decoração clássica e sofisticada, prefira cores neutras e estampas mais delicadas, como arabescos, por exemplo.

Onde pretende colocar o papel de parede?

Depois de pensar no tipo de decoração do ambiente e escolher um papel de parede que combine com ela, é preciso ainda definir em quais locais vai fazer a aplicação.

Muitas vezes o papel fica em apenas uma das paredes. E é necessário escolher muito bem e com calma para que esse item se destaque e faça a diferença, deixando a decoração mais charmosa.

Em uma sala de TV, o papel de parede pode ficar atrás do sofá, por exemplo. Mas se você quiser destacar o painel, que tal enfeitar a parede onde ele se encontra.

Para dar destaque ao televisor, uma dica bem legal é usar um papel de parede 3D, pois isso vai deixar a decoração bem mais bonita e diferenciada.

Papel de parede para sala de jantar

oliveandopalinteriors.com

O papel de parede na sala de jantar deixa esse ambiente mais bonito, sofisticado, elegante ou moderno, dependendo da estampa escolhida.

No caso da sala de jantar, o mais comum é que se coloque o papel de parede próximo ao buffet, de maneira que esse móvel fique bem destacado.

Obviamente, se você preferir pode escolher outra parede para instalar a decoração. Tudo depende das suas preferências pessoais e, também da configuração do ambiente e móveis que existem no local.

O importante é que o estilo do papel de parede esteja totalmente de acordo com a decoração da sua sala de jantar.

Assim o ambiente vai ficar muito bonito e acolhedor. Se a sua casa tiver um estilo contemporâneo, que tal investir em um papel de parede com desenhos geométricos?

Por outro lado, os arabescos podem deixar tudo bem mais elegante e, as estampas rústicas dão uma ideia de conforto.

Não faltam opções de modelos de estampas e cores para você escolher de acordo com o que realmente combina com a sua casa e com o seu estilo.

Material do papel de parede: cuidado ao escolher

thespruce.com

Hoje em dia os papeis de parede estão muito comuns e, em partes isso se deve aos avanços científicos em relação aos tipos de materiais disponíveis.

Um doa maiores avanços diz respeito aos locais em que se pode aplicar o material. Se até algum tempo atrás o uso era restrito a superfícies secas, hoje em dia isso já não é mais verdade.

Atualmente existem papeis de parede fabricados em materiais próprios para ambientes mais úmidos. Esse é o caso do TNT e vinil, por exemplo.

Além disso, existem também os chamados tecidos de parede. Mas a manutenção nesse caso é mais complicada, uma vez que o material acumula mais pó e requer maiores cuidados nesse sentido.

Por outro lado, o acabamento ao toque também é diferente entre os materiais. O tecido tem uma textura bem mais agradável em relação ao papel.

Em quantas paredes devo colocar o papel?

startathomedecor.com

Essa é uma das principais duvidas de quem deseja colocar papel de parede na sala. Até algum tempo atrás a grande tendência era enfeitar apenas uma das paredes.

Nesse caso se utilizada uma cor ou estampa mais chamativa, que realmente desse certo destaque ao ambiente.

Entretanto, hoje em dia essa não é mais uma regra. De acordo com os conceitos atuais de decoração de interiores, você pode usar o papel de parede na sala toda sem medo.

Tenha cuidado apenas para não sobrecarregar demais o aspecto visual do ambiente, pois isso vai deixar a sua decoração demasiadamente pesada.

blog.tendtudo.com.br

Sendo assim, sobretudo se o ambiente for pequeno, prefira aplicar um papel de parede estampado e chamativo em apenas uma das paredes.

Mas se o modelo for delicado ou se a sala for grande, não há problema nenhum em aplicar estampas no cômodo todo.

Além disso, é possível fazer combinações, usando de maneira predominante uma estampa mais discreta e, reservando uma que seja mais pesada para apenas uma das paredes que você deseje destacar.

Ah, e não se esqueça de que para ter um efeito perfeito, é preciso aplicar corretamente o papel de parede.

Isso nem sempre é simples e, então você deve se preparar para os eventuais problemas. Para conseguir realmente o que deseja, considere contratar um profissional para fazer a instalação.

Como calcular a metragem de papel de parede para a sala?

foresthomesstore.com

Como esse é um tipo de revestimento de superfície, é muito importante calcular a metragem necessária.

Essa medição é feita com base no tamanho da área a ser recoberta e, é dada em metros quadrados.

Nesse caso é importante tirar a medida de maneira precisa, levando-se em consideração a altura e a largura da parede.

Ou seja, não basta apenas ter o total da medida em metros quadrados. Tenha atenção a isso porque os papeis possuem tamanhos diferentes e, por isso você deve observar em quais locais ficarão as emendas.

Para papeis de parede com estampas é preciso prever uma perda significativa para tentar deixar o desenho perfeito nas regiões de emendas.

Sendo assim, é melhor comprar uma medida com sobra. No caso de papeis de parede lisos o aproveitamento é bem melhor.

Para não ter problema com isso, peça o auxilio de um profissional que trabalhe com a instalação ou para o funcionário do local onde você vai comprar o revestimento.

Arquitetos e designers de interiores também podem te ajudar a planejar a escolha e instalação do papel de parede.

Dicas de padrões para papel de parede na sala

Como já foi dito, existem muitos padrões diferentes de papel de parede para instalar na sala e, de maneira geral a decisão sobre o melhor tipo e estampa deve levar em conta a personalidade dos moradores da casa, bem como a decoração do ambiente.

Mas se você precisa de inspiração, dê uma olhada nas dicas de modelos de papel de parede para a sala a seguir:

1. Papel de parede listrado na sala

O papel de parede listrado é um clássico que fica bem em diferentes ambientes e, que pode se adequar bem a decorações mais clássicas ou mais modernas.

Por mais que essa tenha sido bastante comum no passado, ela ainda é um clássico que nunca sai de moda.

Portanto, esse é um revestimento versátil que você pode usar tranquilamente na sala ou qualquer outro ambiente.

2. Papel de Parede Elegance

A estampa elegance é uma opção bem legal para ambientes clássicos, mas também pode compor as decorações modernas.

Basta que se saiba utilizá-la adequadamente.

Esse tipo de estampa tem elementos que se repetem e utiliza basicamente tons pastéis. Sendo assim, esse é um revestimento que fica entre os estilos minimalistas e clássicos.

3. Papel de parede na sala com arabescos

Os arabescos também são estampas de repetição, que são usados em ambientes clássicos. Apesar disso, são bem versáteis.

É possível, por exemplo, usar esse tipo de estampa em cores mais intensas, visando deixar o ambiente mais estiloso e alegre.

4. Papel estilo Madeira

O papel de parede do estilo de madeira é um dos revestimentos favoritos de quem gosta de decorações.

Esse é um modelo muito usado em decorações mais rústicas, que podem deixar o ambiente muito mais bonito.

Além de essa ser uma estampa bem legal, ela é também muito versátil, podendo ser usada não apenas na sala, como também em diversos outros ambientes.

5. Papel de parede no estilo pedra na sala

A estampa de pedra é mais uma opção bem legal para o revestimento na sala. Mas nesse caso é preciso ter um pouco de cuidado no sentido de se certificar se essa é realmente a melhor opção para o seu ambiente.

Quando combinada com mobílias claras, esse tipo de revestimento pode criar um efeito moderno bem interessante.

A estampa é bem legal para a sala de TV, por exemplo, uma vez que é sutil e não enjoa mesmo que você passe bastante tempo olhando para ela.

6. Modelo capitonê

O modelo capitonê nada mais é que uma composição baseada em padrões de pregas e botões. Apesar de ele ser bastante usado em estofados, também é uma opção para revestimentos, como os papeis de parede na sala.

Esse é um modelo de papel de parede 3D bem interessante, que promove uma grande imersão e que deixa qualquer ambiente mais bonito e interessante.

7. Modelo floral para papel de parede na sala

As estampas de flores também são clássicas para salas de estar e, deixam o ambiente com um ar mais provençal.

Essa é uma estampa mais delicada, que combina muito bem com os móveis mais claros, inclusive os brancos.

O modelo floral também pode incluir na estampa os pássaros e outros elementos.

8. Modelo geométrico

Essa é uma estampa que combina bastante com ambientes mais modernos. Por isso, pode ser usado em salas de casas mais arrojadas, onde a decoração for mais casual.

A estampa também pode ser usada em outros ambientes da casa. Na sala, essa é uma alternativa que é legal para a decoração de apenas uma parede ou de todas elas.

Conclusão

O papel de parede na sala é uma opção de decoração bem interessante, que serve para revitalizar a casa e deixar tudo mais bonito sem que você precise gastar muito dinheiro com isso.