Que tal inovar totalmente e criar um balde feito de gelo para as garrafas de champagne, prosecco, vinho, cerveja e outras bebidas para sua festa? É facílimo, fica lindo, original e dá para produzir quantos quiser. Acompanhe nosso passo a passo e faça você mesmo em casa!

Por que fazer um balde de gelo feito de gelo

A ideia do balde de gelo feito de gelo é perfeita para quem simplesmente não tem um convencional em casa. E que também não tem nenhum outro recipiente charmoso para cumprir esse papel.

Ele também é perfeito para ficar lá no freezer, esperando para entrar em ação quando o gelo comum acabar.

Como usar o balde de gelo gelado

champagne rosé
Foto: Collective Gen

O recipiente gelado que faremos pode manter as garrafas em baixa temperatura mesmo sem gelo dentro. Contudo com gelo em escamas é mais vantajoso, pois tudo vai demorar mais tempo para derreter.

Quanto mais grosso for, mais tempo ele vai levar para ir voltando ao estado líquido.

Quanto mais tempo estiver fora do freezer mais seu balde artesanal de gelo vai derretendo. Uma boa dica para retardar essa dinâmica é deixá-lo em ambiente interno, de preferência perto de um aparelho de ar condicionado ligado.

Você vai notar que seu potencial está diminuindo quando suas paredes ficarem mais finas e sua altura diminuir. Neste caso você pode quebrá-lo e colocar os pedaços num recipiente.

Viu? Ele pode ser aproveitado até o fim!

Material para fazer o balde congelado

material
Foto: Collective Gen
  • Balde mais largo
  • Balde mais estreito
  • Água
  • Frutinhas
  • Flores
  • Folhas

Crie a base do seu balde feito de gelo

balde de gelo
Foto: Collective Gen

Dependendo do tamanho do seu recipiente, coloque de 3 a 4 dedos de água no maior. Deixe no freezer para congelar de um dia para o outro.

Isso vai gerar um fundo resistente para o balde de gelo congelado.

Corte as frutinhas e prepare as flores e ramos de folhas

balde de gelo
Foto: Collective Gen

No dia seguinte pique as frutas que você escolheu para decorar. Também corte fora as hastes das flores e separe folhas ou ramos verdes.

Aqui foram usados mirtilos, morangos, eucaliptos, rosas e flores do campo.

No entanto você pode optar por fatias de laranja, limão, cerejas, pedacinhos de melancia, carambola… e flores como gérberas, margaridas, violetas, astromélias…

Criando o recipiente do balde de gelo feito de gelo

balde como fazer
Foto: Collective Gen

Retire o balde com água do freezer. Acomode dentro dele, sobre a camada de gelo que se formou no fundo, o balde mais estreito. Adicione algo pesado dentro dele – pedras, por exemplo – para que não saia do lugar ou flutue.

Acomode as frutinhas, flores e folhas no espaço entre um balde e outro. Por fim adicione água nesse vão e coloque tudo de volta no freezer para endurecer durante 8 horas.

Desenformando

balde de gelo
Foto: Collective Gen

Agora é o momento crítico: desenformar o balde de gelo dos baldes de plástico. Comece pelo menor. Derrame água morna dentro dele e vá puxando com cuidado até que saia.

O maior, externo, pode ser regado também com água quente ou morna para soltar.

É muito importante que a retirada dos recipientes com água aquecida seja bem rápida. Caso contrário acabará derretendo as paredes e o fundo do balde feito de gelo que você acabou de criar.

Você pode desenformar o balde de gelo antecipadamente, devolvendo-o imediatamente ao freezer até a hora da festa. Ou fazer o processo de desenformar na hora do uso.

Para evitar molhar a mesa posta da sua festa coloque um prato bonito sob o balde de gelo congelado.

bebidas geladas
Foto: Collective Gen

Como fazer um pote térmico congelado para garrafas

pote térmico feito de gelo
Foto: Petagadget

O pote térmico ou garrafão foi feito para manter as garrafas frias individualmente. E isso, também, pode ser feito de gelo.

O processo é bem mais simples e rápido do que os baldes congelados que vimos ainda agora. Basta você colocar a garrafa cheia de bebida num copo largo e alto com água e mandar tudo para o freezer.

Quando for a hora de servir é só soltar o copo da camada de gelo.

Vale lembrar que este truque serve apenas para bebidas que não congelam no freezer, tais como vodka ou outras com alto percentual de álcool.

Para vinhos, champagne e cerveja você pode proceder como o passo a passo do balde. Só que usando uma garrafa vazia ou copo da mesma circunferência da garrafa a gelar.