O ecoprint, ou impressão botânica, é a estamparia em tecidos totalmente ecológica. Seus métodos são sustentáveis, e usam elementos botânicos e minerais. Leia o especial de Nara Guichon, professora e artista de ecoprint, para o Faz Fácil. E embarque nessa moda!

A palavra “sustentabilidade” se tornou hoje um lugar comum. Encontramos uma enorme variedade de produtos, projetos e empresas que ostentam o rótulo de sustentável. Mas se olharmos com mais atenção, iremos descobrir que boa parte do que chamamos de sustentável na realidade não passa de mais um produto comercial adaptado ao mercado.

ecoprintPodemos dizer que o ecoprint caminha na contramão disso tudo. Toda a prática de criação de estampas naturais é feita em acordo com os elementos que temos ao nosso redor. Esse respeito ambiental é parte da filosofia dessa técnica e um dos motivos pelos quais me apaixonei por ela.

O Que é Ecoprint?

O Ecoprint é uma técnica de estamparia que faz uso de plantas, preferencialmente de nosso entorno. Elas são comprimidas e cozidas em tecidos de fibras naturais, tais como algodão, linho, seda e outros.

ecoprintPodem fazer parte do processo de criação tanto sementes, raízes, flores, folhas e caules e ainda certos minerais.
Os pigmentos naturais extraídos são fixados nos tecidos criando padrões, formas e cores únicos.

Como se trata de uma técnica de criação em tecido, a utilização mais recorrente do ecoprint é para a aplicação em peças de vestuário. Contudo não nos esqueçamos que a impressão botânica é muito versátil e pode ser utilizado em elementos de decoração e design, acessórios, cadernos, blocos de nota ou ainda em peças de arte.

Mais que uma Técnica, uma Filosofia de Vida

Iniciei minha jornada com o ecoprint em 2013. Desde então tenho aprimorado e dividido meus conhecimentos sobre o assunto com outros artesãos e artesãs através de cursos presenciais e online.

ecoprintCostumo dizer que, quando falamos em impressão botânica, temos que visualizar o processo de criação e uso como um todo.

Em cada uma das etapas é respeitada a harmonia entre o processo criativo e os elementos naturais. Da escolha do tecido até a peça final, tudo deve ser feito sem aditivos químicos, sem elementos sintéticos e sem processos de aceleração. O ecoprint tem o seu tempo.

Com o avanço do capitalismo sobre nossas vidas, desaprendemos a agradecer tudo o que a natureza nos oferece. Nos acostumamos a comprar tudo o que queremos e nos esquecemos que há, na simplicidade da natureza, uma grande oferta de tudo o que precisamos.

Desde que saibamos colher e retribuir com respeito, a natureza irá sempre nos fornecer tudo com grande generosidade.

ecoprintA valorização das espécies botânicas de uma determinada região é uma forma de reacender essa consciência ambiental esquecida. Para que a impressão botânica atinja bons resultados, o(a) artesão(ã) precisa ter um olho apurado e saber reconhecer quais plantas ao seu redor são ideais para o seu trabalho.

Ir até o jardim, passear por um parque ou um bosque – gestos tão simples que fazem parte da construção do conhecimento botânico estimulado pelo ecoprint.

Plantas como o boldo, macela, flor-do-cosmo, aroeira e eucalipto se tornam sinônimos de cores, formas, ideias, criatividade. O ecoprint é um exercício estético, artístico e também sensorial.

Outro ponto de destaque é a redução do consumo excessivo ou da compra inconsciente. Não criamos uma peça ecologicamente limpa para que esta seja descartada quando a moda quiser.

O objetivo maior é um uso consciente de tudo o que temos. Tanto das vestimentas quanto de nossos utensílios diários, evitando o ciclo de consumo e descarte que tanto tem impactado em nosso planeta.

Impacto Social do Ecoprint

Dentro de um contexto social mais amplo, a impressão botânica se encaixa como uma prática com grande impacto social. Afinal, ele estimula o respeito à mão de obra dos artesãos.

Quando compramos uma peça artesanal estamos valorizando um trabalho de qualidade, criado de modo único e dotado de beleza e elegância. A valorização desse tipo de trabalho estimula um sistema mais justo de distribuição de renda.

ecoprintSão vários os exemplos de pequenos artesãos que utilizaram o ecoprint e outras técnicas associadas para a criação de negócios próprios. O que alimenta a economia local, gerando emprego e fazendo a prosperidade girar.

A impressão botânica representa também uma maior conexão com as pessoas. Quem pratica essa técnica há um certo tempo, como eu, sabe que esse não é um fazer solitário.

Onde há um artesão sempre haverá outros. Posso dizer que, além de todas as vantagens ambientais já listadas, o ecoprint favorece também a criação de laços sociais, estimulando a amizade e a solidariedade.

Desta forma, convido todos a conhecerem mais sobre o meu trabalho com o ecoprint. Aos interessados em aprender a técnica em detalhes, o meu curso online “Poesia em Tecido” encontra-se com vagas abertas. Tenho certeza que irão se encantar.tingir

Nara Guichon é artista plástica, ambientalista e designer têxtil com mais de 40 anos de experiência. Vive atualmente em Santa Catarina, onde desenvolve diversos projetos ambientais.