Ao longo dos séculos tingir tecidos com ingredientes naturais foi perdendo espaço para as técnicas industriais. Mas já há alguns anos esse hábito ressurge, reverberando a crescente consciência ecológica e o desejo de artesianismo no lugar do comercial. Aprenda algumas receitas de tingimento de tecidos usando vegetais com potencial corante.

Preparando o Tecido para Tingimento Natural

Deve-se começar calculando a quantidade de vegetais corantes a ser usada. Em média são necessários 300 gramas de plantas para 300 gramas de tecido.

No entanto essa razão poderá variar de acordo com o tecido usado e com o tom exato que você deseja alcançar. Mesmo assim o resultado final é sempre uma surpresa.

Mas não dá para pegar a fazenda e começar a colori-la. É preciso preparar as fibras. Para isso é preciso tratá-las com leite de soja – desses encontrados em qualquer mercado.

Deixe o tecido mergulhado numa bacia com o produto por 24 horas. Depois deixamos secar, lavamos e repetimos o mesmo processo.

Após esses dois dias ele deverá ser lavado em água corrente. E daí estará pronto para iniciar o tingimento.

Regras Gerais para Tingir Tecido com Vegetais

tingir tecidosÉ importante reiterar que o tecido deverá ser de fibras naturais. Algodão, linho, voil, malha de algodão, etc. Nos sintéticos não funciona.

Esta receita pode ser utilizada para tingimento com açafrão, repolho roxo, cascas de cebola roxa, cenoura, cravos, cascas de romã ou sacos de chá preto.

Ingredientes:

  • Tecido ou peça de roupa
  • Vegetal corante
  • Leite de soja
  • 1 litro de água
  • 180 gramas de bicarbonato de sódio ou sal

Como Fazer:

Adicione o vegetal corante à água e ferva por 30 minutos. Em seguida coe o líquido e mergulhe o tecido nele. Aguarde 6 horas ou de dum dia para o outro. Mexa de vez em quando para que o corante seja distribuído de um jeito mais uniforme.

Quando o tempo se esgotar retire a peça do líquido e esprema o excesso. Então coloque-a numa bacia com água e 180 gramas de sal ou bicarbonato de sódio. Aguarde 3 horas para que o tingimento fixe.

Porções Exatas de Alguns Vegetais para Tingir Tecidos

Para facilitar o seu trabalho confira as quantidades exatas de alguns vegetais na hora do tingimento:

  • Repolho roxo: 1 cabeça para um litro d’água. Produz roxos e lilases; a parte de fora, verde suave. Alumen é o melhor fixador para este ingrediente.
  • Açafrão ou Cúrcuma: 5 colheres do pó para cada litro d’água. Fazem amarelos vibrantes. Dispensa preparo do tecido.
  • Cenouras: 10 para cada litro d’água, cortadas em pedaços e fervidas no líquido. Também dá ótimos amarelados.
  • Cebola roxa: cascas de 10 cebolas para cada litro d’água. Produz marrons.
  • Chá preto: 500 gramas para cada litro de água fervente com sal grosso. O resultado é um bege escuro.
  • Romãs: 5 cascas para um litro d’água. Faz do amarelo ao cinza – é bem experimental.