Conheça a adorável trepadeira brinco-de-ouro (Petraeovitex bambusetorum King & Gamble), planta original da Tailândia que oferece flores em cascata.

Nome botânico: Petraeovitex bambusetorum King & Gamble
Sin.: Petraeovitex bambusetorum var. simplifolia
Nome popular: brinco-de-ouro
Angiospermae – Família Lamiaceae
Origem: Tailândia

Descrição da Brinco-de-Ouro


Planta herbácea perene de hábito escandente com comprimento entre 0,90 e 1,20 m. Suas folhas são verdes, lisas e levemente brilhosas em ramos arqueados pendentes, formando no conjunto que lembra uma cascata.

As flores possuem brácteas amarelas e pétalas em amarelo creme. Ficam reunidas em inflorescência pêndula de longa duração. A floração pode durar vários meses da primavera ao outono.

Pode ser cultivada em regiões de clima ameno a quente.

Modo de Cultivo

Planta interessante para cultivar em vasos largos e altos e sobre pedestais. Para apresentar a espetacular cascata de ramos floridos.

Seu cultivo junto a cercas ou em vasos com treliças também poderá apresentar um lindo efeito. Vá conduzindo e amarrando os ramos como uma trepadeira apoiada.

Aprecia luminosidade com sol direto. Embora em algumas regiões de clima com temperaturas muito altas e sol muito intenso, a sombra à tarde poderá proteger melhor a planta.

Na sua terra de origem, a Tailândia, há grande umidade relativa do ar. Então borrifar a planta com uma nuvem de água fora da hora que há sol a cada semana será benéfica durante o verão.

O solo deverá ser bem orgânico, com boa drenagem. As regas deverão ser frequentes em épocas de poucas chuvas. Para plantar ou trocar a planta de vaso, escolher um recipiente de cerâmica não glasurada.

Proteger o fundo do vaso com brita ou pedaços quebrados de vaso. Colocar um punhado de areia de construção no fundo. Fazer uma mistura de composto orgânico, areia de construção e húmus de minhoca na proporção de 3:1:1.

Acrescentar 100 gramas de farinha de ossos. Colocar uma parte no fundo do vaso, colocar o torrão e preencher as laterais. Após o plantio regar e deixar o vaso à sombra até que a planta se aclimate no local.

Todos os anos, no início da primavera fazer uma adubação líquida, usando uma colher de sopa de adubo granulado NPK formulação 4-14-08 em 1 litro de água à temperatura ambiente. Colocar de 1 a 2 copos da mistura no substrato, evitando molhar a folhagem.

Um dia antes será conveniente regar o substrato com água pura. Isso propiciará um bulbo úmido ao redor das raízes. Quando regar com a água misturada ao adubo, este percolará mais facilmente no substrato úmido, alcançando as raízes com maior eficiência.

Como Tirar Mudas da Petraeovitex bambusetorum King & Gamble

Para fazer mudas do brinco-de-ouro, poderá retirar ramos de área não muito visível. A época melhor é no inverno com a planta sem flores.

Cortar estacas de 20 a 25 cm, retirar as folhas da parte que ficará enterrada sem danificar as gemas. Deixar de molho em enraizador durante a noite.

Depois plantar em composto orgânico e areia de construção na proporção de 1:1, mantendo um pouco de umidade, mas sem encharcamentos. Deixar em local protegido. Quando notar que começa a desenvolver novos brotos será sinal que enraizou.

Retire a muda e planta em vaso com o mesmo tipo de substrato recomendado para plantio já recomendado acima.

Aqui no país será um pouco difícil de encontrar esta planta. Mas valerá muitíssimo o esforço, pois é de uma beleza espetacular.