Um projeto de jardim tem várias plantas que podem ter crescimento mais lento ou mais rápido. Para quem deseja que ele fique em pouco tempo com aquele jeito de jardim já formado, poderá usar arbustos que crescem mais rápido, combinando com os de mais lento crescimento. Logo o jardim terá uma aparência bonita, com espaços preenchidos.

Características Comuns Entre Arbustos de Rápido Crescimento

arbustos de rápido crescimento
Madressilva

Muitas plantas com rápido crescimento têm características invasoras. Podem ter estolões gerando mais plantas ao redor ou aquelas que enraízam ramos assim que eles tocam no solo. Suas sementes são de rápida germinação.

É interessante tomar cuidado para não usar demais estes tipos de mudas, senão poderá ter de desbravar a “selva” com frequência. Dentre os arbustos de característica invasora temos a madressilva (Lonicera japônica), uma trepadeira tipo liana que entrelaça seus ramos em qualquer suporte.

Suas flores são delicadas brancas que se tornam amareladas e são muito perfumadas. Floresce principalmente da primavera até o final do verão e são atrativas para os beija-flores.

Arbustos de Rápido Crescimento em Muros

Plantas de rápido crescimento também são boa opção quando necessitamos ornamentar um muro. Ou para proteção visual, para ter mais privacidade no seu jardim e pátio.

Um arbusto excelente para colocar junto a muros é o cotoneaster (Cotoneaster franchetii). Tem altura entre 2 e 3,0 m, folhas pequenas ovais, flores brancas pequenas em inflorescência densa no meio dos ramos, seguidas de frutinhos vermelhos.

Seu florescimento ocorre na primavera é excelente opção para jardins. Colocados em linha várias mudas e controlado por podas logo cobrirão o espaço. Aprecia frio.

Espécies Floridas de Arbustos de Rápido Crescimento

arbustos de rápido crescimento
Lantana

Um arbusto nativo da América do Sul muito conhecido e usado na ornamentação é a lantana-chorão (Lantana sellowiana), com 0,50 até 1,0 m de altura e igual em diâmetro. Possui folhas ovais pequenas flores brancas ou violeta claras.

Elas surgem durante a primavera e o verão e podem ser cultivadas em todos os lugares. As borboletas têm atração especial por elas.

Uma das plantas que tem sido muito introduzida em projetos é o manacá-da-serra anão (Tibouchina mutabilis Nana), arbusto ou arvoreta. Ele cresce até uns 4,0 m e pode ser cultivada em jardins pequenos, calçadas e vasos grandes.

As folhas são pilosas de nervuras longitudinais marcadas e flores solitárias brancas, que se tornam rosadas no envelhecimento. O florescimento ocorre no inverno, embora nos estados do Sul tem também apresentado floração durante o final do verão.

Flores vermelhas e folhagem densa e indicado para fechar espaços em cercas é o malvavisco ou hibisco-colibri (Malvaviscus arboreus), com altura até 4,0 m e flores vermelhas. Pode ser controlado por podas para cercas vivas ou conduzido para pequena arvoreta.

As flores ocorrem durante quase todo o ano e são atrativas para beija-flores e insetos polinizadores. Da mesma família Malvaceae outra planta que atrai beija-flores é a lanterna-chinesa (Abutilon striatum), de até 3,0 m de altura, folhas recortadas e flores alaranjadas em formato de sino em longo pecíolo.

Floresce praticamente em todas as estações em regiões quentes, mas é mais florífero nos meses da primavera ao final do verão.

Arbustos de Maior Porte

arbustos de rápido crescimento
Fotínia

Para quem deseja uma planta de maior porte, mas o jardim não tem espaço para uma árvore pode optar pela fotínia (Photinia fraseri), um arbusto de grande porte com mais de 3,0 m. Folhas novas em tons avermelhados e flores brancas pequenas em cachos na primavera.

Também é excelente para cercas vivas podadas.

Plantas de crescimento mais rápido preenchem espaços em pouco tempo e é importante dar o espaçamento necessário para evitar que haja competição entre elas por nutrientes, água e luz.