InícioPlantas & JardimErvas & TemperosCamomila (Chamomila recutita)

Camomila (Chamomila recutita)

Tudo o que você sempre quis saber sobre a célebre camomila, do plantio – inclusive em vasos, passando pelo cultivo comercial – até sua colheita.[clear]

Nome Técnico: Chamomila recutita(L.) Rauscher) Sin.: Matricaria chamomila L., Matricaria chamomila recutita (L.)Grierson, Matricaria recutita L.
Nomes Populares: camomila, maçanilha, camomila-vulgar, camomila-romana,entre outros.
Família: Angiospermae – Família Asteraceae
Origem: Originária da Europa,chegou ao Brasil pela mão dos imigrantes há mais de um século..

[h2 type=”2″ width=””]Descrição[/h2]

Planta herbácea perene de altura em torno de 0,50 m, com folhas recortadas na cor verde-clara. Flores em pequenos capítulos brancos, solitárias em longo pedúnculo floral. Os frutos que se seguem são pequenos aquênios.

Floresce mais nas estações quentes do ano. Pode ser cultivada em todo o país.

[h2 type=”2″ width=””]Cultivo Caseiro da Camomila[/h2]

campo camomilaEm cultivo caseiro, coloca-se as sementes em caixotes com terra peneirada com areia, na proporção de 1:1, umedecendo com jato de água fino. Colocar a semente com espaçamento de 3 cm e peneirar terra seca por cima. Colocar um plástico por cima do caixote para manter a umidade.

Após a emergência retirar o plástico mas manter a umidade, até que a planta tenha 10 cm de altura. Então poderá ser transplantada para vasos ou canteiro.

Preparar a cova de plantio, colocando cerca de 1 kg de composto completo feito de adubo animal de curral e folhas e vegetais picados decompostos. Para maiores informações, leia o artigo de como fazer composto orgânico facilmente em casa.

Acomodar a muda e fechar com mais composto. Regar. Nos dias posteriores regar todos os dias em que não chover, por pelo menos uma semana, depois espaçar.

O local de cultivo deverá ter sol pelo menos umas 4 horas, para que a planta floresça.

[h2 type=”2″ width=””]Cultivo em Vaso da Camomila[/h2]

Se cultivar em vaso, escolher um de tamanho médio, com uns 30 cm de altura. Pode ser plástico ou de cerâmica.

Colocar no fundo cacos de vasos ou cascalho e um pouco de areia úmida para garantir a drenagem. Colocar o composto usado também para o canteiro, acomodar a muda e completar. Regar.

Assim, acomoda a terra em torno do torrão e permite que as raízes entrem em contato com os nutrientes ali presentes.

Nos primeiros dias após o plantio deixar à sombra para que a planta comece a se desenvolver. Depois, leve para local ensolarado.

Quando houver a emissão de flores faça a colheita. Deixe sobre papel para secar à sombra e depois estoque em vidros bem tapados e escuros.

Somente as flores são usadas para chás, produzindo uma bebida deliciosa. É refrescante e calmante para os nervos e excelente para a digestão.

[h2 type=”2″ width=””]Produção Comercial da Chamomila[/h2]

camomila (Matricaria chamomilla)

Os solos adequados para a cultura são os argilo-arenosos, com boa fertilidade e drenagem.

Para produzir em escala comercial, é conveniente semear em bandejas de alvéolos grandes. Use o mesmo tipo de substrato descrito acima ou usando substrato inerte de casca de arroz carbonizada, mistura de areia e terra mineral comum.

Colocar uma a duas sementes por alvéolo, umedecer o substrato e cobrir com plástico, mantendo úmido até a emergência.

Quando notar as plantinhas, retire o plástico mas mantenha em cultivo protegido por plástico. Transplante para sacos quando tiver 10 cm de altura ou leve para o canteiro já pronto. Entre semeadura e transplante decorrem cerca de 40 dias.

[h2 type=”2″ width=””]Renovação do Cultivo Comercial da Camomila[/h2]

colheita camomilaApós a colheita a planta renovará a emissão de flores, podendo produzir por 2 anos ou mais, sendo conveniente a adubação de cobertura após cada colheita, com adubação animal de curral bem curtida misturado ao composto orgânico.

Pode também ser semeada a lanço em canteiros preparados. A área deverá ser trabalhada, destorroada e nivelada, incorporando ao solo adubo animal de curral já decomposto, cerca de 3 a 5 kg/m².

Para cultivos orgânicos é assim. Do contrário, poderá ainda haver a incorporação de adubo granulado NPK formulação 10-10-10 ou 20-10-10, cerca de 300 g/m². Isto deve ser feito pelo menos 1 semana antes do plantio.

Caso seu plantio envolva grande área recomendamos a prévia análise de solos para corrigir acidez e falta de nutrientes. A cultura necessita de nitrogênio e fósforo, principalmente.

Para semear, utilizar o espaçamento de 0,20 m entre plantas e 0,60 m entre linhas, para facilitar os tratos culturais de capina de inços e a colheita. Esta é feita cortando-se rente aos capítulos, permitindo nova emissão de flores.

A melhor hora para colher é depois que o sereno tiver secado, para evitar que o material desenvolva fungos.

[h2 type=”2″ width=””]Tratamento Pós-Colheita[/h2]

Camomila (Chamomila recutita)O tratamento pós-colheita é feito colocando-se os capítulos sobre jornal à sombra para completa secagem do material. Depois estocar em caixas de papelão para embalar depois em sacos.

A camomila poderá ser produzida para venda dos capítulos para varejo. Adquirir sacos plástico bem transparentes, pesando o material para a unformidade do produto.

Para quem vender no atacado os produtos são em geral comercializados em 250 ou 500 gramas, mas poderá também ser feito em sacos pequenos de 150 gramas. A etiqueta de seu produto é também o atestado de qualidade de sua produção e gera inúmeros clientes à procura de sua marca registrada.

Eng. Agr. Míriam Stumpf
Eng. Agr. Míriam Stumpf
Miriam Stumpf é engenheira agrônoma formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ministra aulas de jardinagem e paisagismo sustentável e é autora de vários livros, entre estes o Guia de Produção para Plantas Medicinais, aromáticas e flores comestíveis. Faz projetos de paisagismo sustentável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ARTIGOS RELACIONADOS
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments