A Caryota mitis é uma plameira muito decorativa, com folhagem verde clara e formato das folhas recortadas, lembrando um rabo de peixe. Gosta de muita luz, podendo ser usada em interiores bem claros. Saiba mais sobre essa espécie tropical fabulosa.

Nome botânico: Caryota mitis Lour.
Sin.: Caryota furfuracea Blume ex Mart., Caryota griffithi BCC., Caryota javanica Zipp . ex Miq., Caryota nana Linden, Caryota sobolifera Wall, Caryota propínqua Blüme ex Mart., Caryota speciosa Linden, Drymophloeus zippellii Hassk., Thuessinka speciosa Korth.
Nome popular: palmeira rabo-de-peixe, cariota-de-touceira, cariota rabo-de-peixe-de-touceira
Angiospermae – Família Arecaceae
Origem: Ásia Tropical, Índia, Java, Sul da China e adaptada ao sul da Flórida (EUA), partes da África e América Latina

Descrição

caryota mitisPalmeira de altura variável, podendo ter de 6 a 10,0 m em estado silvestre com estipe de 15 cm de diâmetro.

As folhas são grandes, cerca de 3m, com inúmeros folíolos de um verde intenso brilhante. As folhas são plissadas e de borda irregular, como se fosse a cauda de um peixe – daí seu nome popular.

As flores são brancas e pequenas presas a um longo talo. O florescimento ocorre a partir da base do talo até sua ponta. Há sempre muitos talos floríferos.

Os frutinhos são pequenos, redondos de cor vermelho forte quando novos. Passando a púrpura quase negro quando maduros.

Estes frutos são tóxicos, pois contém oxalato de cálcio. Isso pode produzir danos na pele se cortados e nas mucosas da boca se ingeridos.

Pode ser cultivada em regiões de clima temperado a quente.

Como Plantar a Caryota Mitis, Palmeira Rabo-de-Peixe

O local de cultivo deve ser ao sol, com temperaturas ideais entre 18 e 22 0C. Embora tolere clima com verões quentes.

caryota mitisA Caryota Mitis é intolerante ao frio de menos de 150C. Para regiões frias se recomenda seu plantio em vasos que podem ser levados para estufas ou interiores bem iluminados até o fim do inverno.

É exigente em água no substrato. As regas então deverão ser frequentes, tanto em canteiro como em vasos. Para ambientes interiores poderá receber uma pulverização de água em dias quentes. Na época de pouca chuva no verão também se recomenda regar toda a palmeira, mas em horário depois do ocaso.

Quando se adquire uma muda ela vem em sacos, bolsas ou vasos de cultivo. Se o cultivo for em canteiro, preparar um buraco maior que o diâmetro do torrão, reservando a terra de até 5 cm de profundidade para misturar com composto orgânico o quanto seja necessário.

Use adubo de aves, cerca de 200 g e 100 g de fosfato natural de rochas ou farinha de ossos calcinada. Caso o solo seja do tipo pesado, mais argiloso, recomenda-se o acréscimo de areia de construção de granulometria mais grossa.

Colocar um pouco da mistura no fundo e acomodar o torrão retirado da embalagem com cuidado para não danificar as raízes. Antes, procure soltar a descompactação nas laterais feitas pela pá, para propiciar melhor fixação da palmeira ao solo.

As laterais serão preenchidas com o restante da mistura. A terra do fundo do buraco será colocada por cima.
Regar bem após o plantio e até 10 dias, se não houver chuvas, colocar de 2 a 3 litros de água na muda.

Se a muda estiver muito grande é conveniente usar dois tutores de sarrafos ou bambu, colocando-os em ângulo de 60 0 em relação à estipe. Amarre com corda de algodão. Após alguns meses, quando a muda estiver bem fixa, poderá remover os tutores.

Propagação e Mudas da Palmeira Caryota Mitis

Esta palmeira tem brotações junto ao solo, o que pode ser fonte de propagação vegetativa.

Propagação por mudas

Inspecione para ver se há enraizamento dos filhotes que poderão ser retirados a partir dos 15 cm de comprimento. Retire com cuidado plantando em sacos de cultivo com o mesmo tipo de substrato já recomendado.

Caso estes filhotes tenham dificuldade de desenvolvimento, ao retirar as mudinhas colocar em recipiente com água e enraizador usado para estacas de ramos. Deixe pelo menos uma hora antes de colocar no substrato. Use esta água para umedecer o substrato.

Propagação por sementes

Outra forma de propagação é por sementes na primavera, quando a temperatura estiver em torno de 25 0C. Veja nosso artigo sobre germinação de sementes de palmeira.

Usar composto orgânico misturado a fibra de coco seco e lavado previamente. Pode semear direto em sacos de cultivo ou embalagens descartáveis de leite ou garrafas PET cortadas.

A germinação é muito lenta, podendo levar 2 ou mais meses. Como a germinação de palmeiras é um pouco lenta e muitas vezes não ocorre a germinação, uma prática usada é colocar as sementes de molho em água na temperatura ambiente por até 6 dias antes de plantar.

Pragas da Palmeira Rabo-de-Peixe

Esta planta tem sensibilidade para deficiência hídrica. Caso seja deixada sem regas poderá murchar e atrair pragas como os ácaros vermelhos.

Estes se parecem com pequenas aranhas. Caso estes já tenham atacado a planta recomenda-se regar todas as folhas num dia quente, repetindo por uns três dias. Ambiente úmido e quente junto da planta não favorece o desenvolvimento da praga.

E sempre é possível aplicar óleo de neem, adquirido em agropecuárias. Alguns já vem pronto e com spray para pulverização. Caso opte pelo frasco dilua com água na recomendação do fabricante antes de usar. Repita a operação por uns três dias até notar que os insetos desapareceram.

Plantio da Palmeira Caryota Mitis em Vasos

caryota mitisEsta palmeira pode ser cultivada em vasos. Escolha um vaso que seja de material pesado, como os de cimento. Evitando, assim, que pelo peso e altura a muda tombe ao chão.

O recipiente deverá ser mais largo, cerca de 80cm de boca, com pelo menos 60 cm de altura. Proteger o vaso com vedação do tipo da usado para concreto, duas demãos com intervalo de secagem. Deixar secar pelo menos uns 5 dias para a evaporação dos diluentes.

Colocar pedrinhas no fundo, colocar areia de construção e por cima um pedaço de manta acrílica. Colocar uma parte da mistura já citada acima, acomodar o torrão e preencher as laterais.

Apertar um pouco a terra com as mãos para firmar a muda. Regar a seguir.

Uma dica: para vasos de interiores, use um fundo de perlita ou sfagno para diminuir o peso do conjunto. E use sobre pequenos pallets com rodas para facilitar a limpeza dos pisos e movimentação da muda.

Paisagismo e Uso Decorativo da Palmeira Rabo-de-Peixe

Pouco usada ainda em projetos e jardim é um adendo interessante, com um formato de folhas diferente, que será uma atração no jardim.

Faz bonito efeito em gramados, onde poderá ter um canteiro com cobertura vegetal colorida, com anuais de estação ou plantas rasteiras floríferas, como a lisimaqia (Lysimachia congestiflora), de flores amarelas e folhagem variegada, a flor-canhota (Scaevola aemula) ou a azulzinha (Evolvolus glomeratus).