InícioPlantas & JardimPaisagismo & JardinagemCombata Pragas de Jardim com Alho

Combata Pragas de Jardim com Alho

Se quisermos tratar das plantas de forma ecologicamente correta e sustentável, o uso de plantas medicinais poderá ser um recurso de resultados eficazes.[clear]

Plantas atacadas por fungos que surgem no ambiente úmido no jardim representam um grande problema, ocasionando a morte de plantas ornamentais com grande tristeza nossa.

O uso de produtos químicos é possível, desde que orientado por profissionais habilitados.

O alho como planta bactericida

Muitas plantas têm propriedades bactericida, moluscicida e fungicida. Dentre elas, o nosso conhecido alho de todos os dias, realçando os sabores das nossas receitas.

alho como bactericida
O alho tem propriedades bactericidas e fungicidas.

O alho (Allium sativum) é uma planta herbácea bulbosa de folhas estreitas achatadas e flores brancas em pendão floral com florescimento no verão.

O odor do alho tanto das folhas como dos bulbos, também chamados de dentes, é propiciado pelo óleo essencial contido neles, composto principalmente de enxofre e alicina.

[blockquote]A alicina é o componente responsável pelas propriedades já comprovadas como bactericida e fungicida.[/blockquote] [clear]

Como usar o alho como fungicida para plantas:

Descascar de 3 a 4 dentes de alho de tamanho médio a grande, cortar em fatias finas, colocar em recipiente de louça ou vidro e despejar água quente não fervente.

Aguardar esfriar, coar para aspersor de plantas que pode ser adquirido em agropecuárias.

Pulverizar sobre as páginas superior e inferior das folhas, em horário em que não elas não estejam sob o sol. Repetir por vários dias. Os fungos irão sumir.

Receita do óleo de alho para combater pragas

alho picado

Outra forma de usar o alho é fazer o óleo de alho: 100 gramas de dentes de alho esmagados, colocar em 100 ml de óleo mineral ( compra em farmácias), deixar respousar por 24 horas. Coar.

Acrescentar uma colher de sopa de água e 1 colher de sopa de detergente de cozinha.
Mexer suavemente para não fazer espuma.

Colocar 2 colheres desta mistura num pequeno aspersor, acrescentar 200 ml de água na temperatura ambiente e pulverizar as folhas atacadas por insetos e fungos.

Outra receita com alho para pulverizar na horta:

O alho tem o odor característico que ajuda repelir insetos.

Quando aliado a pimentas-dedo-de-moça, folhas de tomateiro e folhas de hortelã é excelente repelente para pragas de jardim, como gafanhotos, pulgões, grilos e besourinhos , isto é, insetos mastigadores de folhas e brotos.
Como são produtos de plantas de horta, poderá usar sobre couves, salsas e outras hortaliças sem problema.

pulverizaçao com recieta de alho

Para fazer, usar punhados das folhas destas plantas, alguns dentes de alho e pimentas batendo num liquidificador com água fria, coando e colocando no aspersor.

Sempre esperar dia sem sol e quando não estiver para chover.
Isto evitará manchas de queimado sobre as folhas expostas ao sol.

Como todo produto natural deverá ser todo empregue, não guardando para outro dia.

Eng. Agr. Míriam Stumpf
Eng. Agr. Míriam Stumpf
Miriam Stumpf é engenheira agrônoma formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ministra aulas de jardinagem e paisagismo sustentável e é autora de vários livros, entre estes o Guia de Produção para Plantas Medicinais, aromáticas e flores comestíveis. Faz projetos de paisagismo sustentável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ARTIGOS RELACIONADOS
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments