A hosta (Hosta undulata L. H. Bailey)  é uma planta de sombra, adaptada a climas mediterrâneos ou temperados, ideal para forrações em jardim ou em vaso solitário. Na primavera dá um lírio perfumado e de colorido delicado. Acompanhe nosso artigo e aprenda a cultivar essa espécie maravilhosa.

Nome botânico: Hosta undulata L. H. Bailey
Sin.: Hosta lancifolia Tratt., var. undulata (Otto & A. Dietr.) Bailey
Nomes populares: hosta, lírio-da-folha-ondulada, lírio-pena, funquia
Angiospermae – Família Agavaceae
Origem: Japão e China

Descrição

lírio Hosta undulata L. H. BaileyA hosta, ou funquia, é uma planta herbácea perene, rizomatosa e entouceirada que pode crescer até 90 cm de altura.
As folhas são ovais de longo pecíolo, levemente onduladas de consistência coriácea e sem brilho.

Possuem manchas claras brancas ou levemente amareladas de formato irregular ao longo da nervura central. As flores são pequenas, cuja cor vai do lilás claro, ou rosa claro ao branco.

Estas são de formato tubular com os estames aparecendo fora da corola. Reúnem-se em espiga floral acima da planta.

Floresce da primavera ao verão. Pode ser cultivada em regiões do país com clima ameno a frio.

Como Plantar a Hosta (Hosta undulata L. H. Bailey)

O local de cultivo pode ser em canteiros ou recipientes, como jardineiras e vasos. A luminosidade deverá ser indireta, somente sol pela manhã ou com sombra de outras plantas ou muros nas horas de sol mais forte.

Para canteiros, preparar a terra aerando em profundidade de 30 cm, adicionando composto orgânico, húmus de minhoca cerca de 200 g/m2 e adubo de aves 100 g/m2, misturando bem. Usar o espaçamento de mudas com 50 cm de distância entre mudas.

Se o cultivo é para canteiros ou maciços, usar esta mesma medida. Desencontre as linhas para melhor cobertura.

Adubação e Cuidados com a Hosta (Hosta undulata L. H. Bailey)

Hosta undulata L. H. BaileyA reposição de nutrientes após o primeiro plantio deverá ser no segundo ou terceiro ano após a implantação, para evitar excesso de adubo que poderiam queimar as folhas.

Caso notar que as pontas das folhas estão apresentando partes queimadas e sem a presença de fungos ou insetos, será provável por toxidez do excesso de insumo. Acrescente ao solo apenas composto orgânico e regue, pois isto minimizará os efeitos apresentados acima.

Esta planta aprecia solo levemente umedecido. Então cuidar para que o substrato tenha sempre uma leve umidade. Evite encharcar a muda na rega pois poderia propiciar o apodrecimento dos rizomas.

As regas devem ser feitas pela manhã, no substrato, seja em canteiros ou vasos. Borrifos de água nas folhas podem ocasionar manchas e necrose das mesmas.

Plantio da Funquia em Vasos

Para vasos, escolher aqueles de cerâmica ou cimento de boca larga para que a planta faça boa touceira. A altura do recipiente deve ter no mínimo 50 cm para um visual melhor.

Proteger as partes internas do vaso com tinta asfáltica, daquelas usadas para impermeabilizar concreto. Passar duas demãos com secagem intercalada. Depois deixar ao ar para a evaporação dos solventes.

Colocar pedriscos, britas ou cacos de cerâmica no fundo e um punhado de areia de construção. A mistura a colocar no vaso é a mesma recomendada para canteiros. Colocar uma parte no fundo, acomodar o torrão e preencher as laterais. Apertar de leve para fixar a muda e regar.

A reposição de nutrientes para vasos também deverá ocorrer dois anos após o plantio, quando já ocorreu o esgotamento dos nutrientes do substrato. Retire um pouco da terra do vaso se possível e preencha com composto orgânico misturado a húmus de minhoca.

Plantas muito velhas deverão ser replantadas em novos recipientes com novo substrato, aproveitando a ocasião para propagar vegetativamente as mudas na separação das touceiras.

Mudas e Propagação da Hosta (Hosta undulata L. H. Bailey)

Hosta undulata L. H. BaileyA propagação da hosta (Hosta undulata L. H. Bailey), ou funquia como também pode ser chamada, é feita por divisão de touceiras no início da primavera ou por sementes no final do verão.

Para a propagação vegetativa abrir o solo e cortar parte do rizoma, levando junto algumas folhas.

Plantar da mesma forma que da planta de torrão.

No plantio por sementes, proteger com saco de papel ou plástico o pendão floral, prendendo com cordão assim que abrir as flores, pois as sementes caem facilmente.

Recolher as sementes e colocar em substrato do tipo composto orgânico misturado com areia em partes iguais, procurando espaçar. Regar levemente e manter úmido este substrato em local protegido.

Após a germinação esperar as seis folhinhas para transplantar para recipientes até que estejam em tamanho suficiente para se adaptar ao canteiro.

Uso Decorativo e Paisagismo da Hosta

Esta planta ainda tem muito a conquistar no paisagismo do nosso país. Tem grande potencial, pela beleza de suas folhas e cobertura dos espaços.

Poderá ser usada em renques junto a muros, sobre grandes canteiros à sombra de edifícios ou muros de alvenaria onde terá a meia sombra que precisa para desenvolver.

Canteiros embaixo da copa de árvores de grande porte será um lugar muto bom, caso consiga abrir buracos para o plantio de mudas, o que nem sempre é possível por estar ocupado com as raízes da árvore.

Seu aspecto melhor é o cultivo solteiro, isto é, sem companhia de outras plantas.

A hosta é considerada tóxica para humanos e pets, podendo provocar vômitos e diarreias se ingerida.

Caso seus animais de estimação apreciem comer plantas, coloque alpiste ou sementes de leguminosas para germinar e deixe ao alcance deles quando estiverem brotadas.