As plantas desidratam mais rapidamente nos meses de calor. O verão no país é caracterizado por temperaturas muito altas. Mesmo que a gente regue as plantas podemos notar sintomas de murchamento e seca de folhas. Sendo assim, o que fazer para cuidar de nossas plantinhas durante a estação quente? Fique por dentro de dicas importantes agora mesmo.

Na primavera realizamos muitas tarefas de jardinagem. Podas, transplantes de mudas e plantios de ornamentais em canteiros e vasos por exemplo.

As plantas anuais de época mais quente são também colocadas na terra da metade para o final da primavera.

No verão evita-se o plantio devido ao calor. A manutenção de jardins no verão é mais restrita a regas e retirada de flores secas.

Regando o Jardim no Calor: Informações Básicas

Para quem mora nos Estados com regime de chuvas durante o verão poderá ter excesso de água em vasos e canteiros. Nos demais lugares de chuva distribuída ao longo das estações o verão poderá ser a época de maior seca.

Acompanhado de calor, a evaporação de água no solo e das plantas é maior.

As plantas respiram como nós e perdem água neste processo. Se quiser testar, cubra um vaso com planta com uma redoma de vidro. Notará gotículas, que correspondem de mesma forma quando aproximamos o rosto de um vidro.

Esse vapor imperceptível ao ar livre gera uma perda de água considerável. Aumentando à medida em que sobe a temperatura e do local onde está a planta.

Desta forma, ocorre a desidratação das plantas ao sol com rapidez. Muito mais que nos canteiros com sombras à tarde ou vasos dentro de casa.

Como Regar as Plantas do Jardim nos Meses Muito Quentes?

jardim no calorA irrigação por aspersor ou gotejamento  de forma controlada tem se tornado frequente em projetos paisagísticos para residências e condomínios.

Sua implantação é recomendada antes da formação dos canteiros e plantios de mudas grandes e o controle das regas feita por computador com sensores de umidade enterrados no solo.
A solução é regar, suprir a planta com água para que possa continuar seus processos metabólicos, produtos da fotossíntese.
O que ocorre na planta que está perdendo muita água? A planta murcha para se proteger da perda hídrica e fecha os estômatos.
Estes são pequenos orifícios nas folhas, responsáveis pela entrada da luz e ar o que desencadeia o fenômeno da fotossíntese. Quando fechados não há produção de glicose, que é a energia da planta.

Melhor Forma de Regar o Jardim nos Meses Quentes

Vamos falar mais um pouco sobre como regar o jardim da forma correta. A melhor hora é pela manhã. O solo estará mais frio, não haverá tanta evaporação e a planta aproveitará muito mais.

Gramados podem, no entanto, ser regados a qualquer hora.

Regar à noite somente em dias excepcionalmente quentes. Com o solo muito úmido e temperatura alta poderão aparecer fungos de solo, prejudicando o gramado.

Por conta disto também evita-se molhar as folhas das plantas do jardim. Mas em caso de planta murcha, para tentar fornecer mais água, pode-se dar um banho na folhagem. Desde que o local não esteja com sol.

O sol sobre as gotículas que estão sobre as folhas pode causar a queima da página. Isso em forma de manchas marrons que poderão ser confundidas com ataque de fungos.

Como Saber a Quantidade Certa de Água na Rega das Plantas

jardim no calorA quantidade de água dependerá muito do tipo de planta que está cultivando.

Para dar um pequeno exemplo, aquela plantinha de borda de canteiro, a falsa-erica (Cuphea gracilis)  e a trapoeraba-roxa (Tradescantia pallida). Elas formam forrações nos canteiros, necessitam de 1 litro/m2 a cada 4 dias se não houver chuvas.

Gramados são ávidos por água. A grama-esmeralda (Zoysia japonica) pode apresentar déficit hídrico com quantidade menor que 0,5 litro/m2 de água por dia. Ou seja, podem ser regados de forma profunda, espaçando as regas diárias.

Muitos jardineiros diferem quanto ao tipo de regas.

Superficiais: Molhar as Folhas ou Encharcando o Canteiro?

Depende do tipo de planta.

Plantas com característica xerófita, como a espada-de-são-jorge (Sanseveria trifasciata) poderá apodrecer com excesso de água.

Já outras mais ávidas, tais como a íris (Iris germânica) ficarão bem e se desenvolverão melhor.

Para um berço de flores do tipo herbáceas de estação, tais como amores-perfeitos-de-verão (Torenia fourneri), regar de forma mais profunda. Deixe o solo úmido a uma profundidade de 5 cm produzirá mais flores e por mais tempo.

Seja qual for a localidade onde vive, a temperatura é que comanda a quantidade de água para suas plantas. Observe e faça a aplicação correta de quantidade e frequência necessária para manter seu jardim bonito.

Uma boa opção para árvores e arbustos é enterrarmos uma garrafa de água de 1,5 l junto com o plantio da muda.

Faça pequenos furos no fundo e nas laterais com uma agulha que poderá esquentar num isqueiro. Deixe o gargalo com a tampa acima do solo para não entrar insetos.

Quando for regar, retire a tampa, encha de água e volte a tampar. Economiza água, diminui a perda por evaporação e a muda recebe direto nas raízes de absorção.