Erva mate (Ilex paraguaiensis) – O famoso chimarrão

Consumida na forma de chá com cuia e bomba metálica, a erva-mate faz o tradicional chimarrão muito usado no Sul do país, atualmente difundido pelo país todo pelos apreciadores.

Erva mate (Ilex paraguaiensis) chimarrao
Erva mate (Ilex paraguaiensis) chimarrao

Como preparar o chimarrão: a erva-mate utilizada no chimarrão além das folhas picadas tem também talinhos e ramos finos.

Usa-se uma cuia feita com porongo, que é um fruto da trepadeira Lagenaria siceraria.

Cada um tem seu método de preparar o chimarrão, descreveremos o modo mais simples: coloca-se a erva na cuia, acumulando de um lado para que haja lugar para a bomba e a água.

Umedecer a base da erva com água fria e acomodar a bomba, que é um canudo metálico.

Aquecer a água até “chiar”, isto é, não pode ferver.

O mais prático é colocar a água logo em seguida numa térmica para que a temperatura permaneça igual por longo tempo. Para tomar o chimarrão, despejar com cuidado na cuia sem derramar e degustar.

 Acréscimo de ervas aromáticas podem também ser feitas, como por exemplo o capim-limão, a erva-cidreira ou frutos de erva-doce, ao gosto de cada um.

Outra forma de uso da erva-mate muito apreciada é o Tereré ou Tererê, onde na infusão da erva-mate são adicionadas leite, suco de limão ou folhas hortelã, consumido quente ou gelado.

1
2
Miriam Stumpf é engenheira agrônoma formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ministra aulas de jardinagem e paisagismo sustentável e é autora de vários livros, entre estes o Guia de Produção para Plantas Medicinais, aromáticas e flores comestíveis. Faz projetos de paisagismo sustentável.