A kalanchoe pendente manginii é uma suculenta com lindas flores em formato de sino – daí seu nome popular. É nativa de Madagascar e pode ser cultivada em interiores ou varandas. Aprenda a cuidar dela.

Nome botânico: Kalanchoe manginii Raym-Hamet & H.Perrier
Sin: Bryophyllum manginii (R.Hamet & H.Perrier) Nothduft, Kalanchoe mangini var. tripoidea Manoni & Boiteau
Nomes populares: sinos-da-praia, planta-candelabro
Angiospermae – Família Crassulaceae
Origem: Madagascar

Descrição

kalanchoe pendente manginiiPlanta herbácea perene, talos e folhas suculentas. Altura em torno de 30 cm com diâmetro também em torno de 30 cm.

As folhas são verdes e brilhantes de formato oval. Possuem bordas lisas com pedúnculos rosados nos ramos mais novos. Estas são inseridas em ramos arqueados e pendentes.

Já as folhas velhas podem apresentar ondulação irregular nas margens.

As flores do kalanchoe pendente mangini são tubulares em forma de sinos. Possuem pequenas pétalas livres arqueadas, na cor salmão ou avermelhadas.

É uma planta que produz muitas flores. Seu período de floração é longo, do final da primavera até o início do outono. Pode ser cultivada em todo o país em regiões de clima ameno a quente.

Como Cuidar da Kalanchoe Pendente Manginii

Esta kalanchoe pode ser plantada em interiores bem iluminados ou no exterior. A luminosidade influi diretamente no crescimento e floração desta planta.

O ideal é plantá-la em locais onde poderá receber algum sol direto. Principalmente pela manhã, o que, fará aumentar o número de flores.
Atente, entretanto, ao sol forte da tarde. Ele poderá queimar as folhas, deixando manchas castanhas.

Esta suculenta tem hábito pendente e fica excelente em vasos suspensos por correntes.

Em caso de ser cultivada em regiões com invernos muito frios será conveniente deixar em local protegido. Como por exemplo numa casa de vegetação ou áreas cobertas.

Quando regar, colocar bastante água, deixando espaçar para regar novamente. Verificar com os dedos se o substrato está levemente úmido. Se estiver seco, regar.

No verão calcula-se que as regas devem ser duas por semana, mas no inverno poderá ser a cada 10 dias.

Plantando a Kalanchoe Pendente

Para plantar a muda ou trocar de vaso, preparar o recipiente protegendo o furo de drenagem com cacos de vasos ou pedrinhas. Colocar um punhado de areia por cima.

O substrato é a mistura para suculentas. Leva composto orgânico, húmus de minhoca e areia em proporção de 3:2:1. Colocar parte no fundo, acomodar o torrão e preencher as laterais. Após o plantio, regar.

Mudas e Propagação da Kalanchoe Pendente Manginii

kalanchoe pendente manginiiA propagação é feita por estacas de ramos ou por folhas. E, ainda, por separação de touceiras.

Para propagar por estacas retire alguns raminhos de baixo para não estragar o visual da planta. Se vierem com raízes, será melhor. Colocar em areia de construção levemente úmida.

Num recipiente poderá colocar várias estacas. Manter a umidade leve da areia e deixar o recipiente em local protegido do sol e da chuva.

Na propagação por folhas, escolha as mais velhas. Em seguida deixe-as semienterradas na areia úmida. Depois de um tempo notará a formação de folhinhas na base das folhas. Quando estiverem crescidas o suficiente para serem manuseadas poderá transplantar para vasos com a mesma mistura já indicada para plantio.

A separação de touceiras é feita principalmente quando a muda estiver grande demais para o vaso. Retirar a muda do vaso com cuidado separando pequenas porções de ramos enraizados para plantio.

Preservar o centro da planta. Colocar em novo recipiente preparando o substrato da mesma forma já recomendada.

Paisagismo

kalanchoe pendente manginiiNão é uma planta comum entre os colecionadores de suculentas. Mas vale a pena procurar por ela. De efeito maravilhoso, com seus sinos pendentes e coloridos, fazem belo efeito quando florida.

Para conjuntos em vasos grandes pode acompanhar, por exemplo, dracenas (Dracaena marginata), que têm tronco fino, liso e tortuoso. Com a coroa de flores ao redor do vaso encantará a todos.