A margarida-azul é uma planta considerada um sub-arbusto. É nativa da Africa do Sul e muito decorativa, com flores azuis parecendo margaridas. É adaptável a ambientes costeiros e temperaturas sub-tropicais. Que tal aprender a plantá-la?

Nome botânico: Felicia amelloides (L.) Voss
Sin.: Cineraria amelloides L., Felicia drakensbergensis Wood & Evans, Aster capensis var. rotundifolius (Thunb.) Harv.
Nome popular: felícia, margaridinha-azul
Angiospermae – Família Asteraceae
Origem: África do Sul

Descrição

Margarida-Azul (Felícia amelloides)Herbácea perene e de altura em torno de 0,50-1,0 m x 0,60 m de diâmetro, bem ramificada e de base lenhosa. Suas folhas são verdes, elípticas e dispostas em arranjo opostas nos ramos.

São curvas para trás, o que propicia um ar diferente.

As flores são em inflorescência do tipo capítulo, na cor azul-claro. Esta floração se apresenta com 3 cm de diâmetro. Possuem pedúnculo floral de 18 cm de comprimento, levemente piloso.

São conhecidas cerca de 80 espécies do gênero Felicia.

Pode ser cultivada em regiões de clima ameno no país, onde florescerá de janeiro a dezembro.

Melhores Condições para Plantar a Margarida-Azul

No seu local de origem, na África do Sul, se espalha espontaneamente em lugares costeiros. Como em dunas e em colinas de pedras.

A margarida-azul é bastante tolerante aos ventos, mas em lugares de invernos frios tem grande sensibilidade. Talvez por isto nestas regiões é cultivada como anual.

Para nosso país, áreas litorâneas, encostas de colinas e jardins com acentuado declive poderão cultivar esta planta com belo efeito.

A luminosidade é essencial para o bom florescimento. Então escolha canteiros ao sol. Pois é o melhor meio de cultivar no jardim. O solo drenado e sem encharcamentos no inverno é o ideal para esta planta.

Como Plantar a Felícia Amelloides

Margarida-Azul (Felícia amelloides)Tem rápido crescimento e, para um canteiro bonito e charmoso, o espaçamento melhor é o de 50 a 65 cm entre mudas numa linha. Para preencher todo um canteiro com a felícia, usar o mesmo espaçamento em linhas desencontradas, para um efeito de onda azul.

O solo do canteiro poderá ser preparado. Adicione composto orgânico de folhas, o quanto for necessário para nivelar e preencher o espaço.
Procure misturar 150 g/m2 de adubo de aves e 150 g/m2 de adubo granulado NPK formulação 4-14-08.

Caso o solo seja muito compacto será conveniente fazer a aeração. Revolva na profundidade de 20 cm antes de adicionar o substrato. Marcar com palitos de churrasco ou estacas de bambu o espaçamento das mudas.

Abrir a cova do tamanho do torrão. Acomodar a muda e aconchegar a terra ao redor, apertando de leve para firmar. Após o plantio regar todo o canteiro.

Nos próximos dias, se não houver chuvas, regar até que note que estão se desenvolvendo. Depois espaçar as regas, pois é uma planta que não gosta de muita umidade.

A melhor época de plantio é no final do inverno até o meio da primavera.

Cuidados com a Margarida-Azul

O controle sobre os capítulos secos (flores secas) deve ser constante. Retire com tesoura de jardim sem puxar.

No final do outono, uma poda leve na altura da planta tornará a incentivar a formação de novos raminhos para a estação de florescimento seguinte.

Caso trate a muda como anual, quando parar de florescer deverá ser trocada por outro tipo de planta de outono-inverno. Isso renovará o visual do jardim.

Mudas e Propagação da Margarida-Azul

Margarida-Azul (Felícia amelloides)A felícia pode ser propagada por estacas de raminhos oriundos da poda de formação. Colocar em areia levemente úmida em casa de vegetação ou em local protegido do sol e de chuvas.

As sementes também são viáveis para propagação.

Colher os capítulos secos em dias secos, deixando sobre papel toalha alguns dias. Separar as sementes, conservando as bem formadas.

No outono ou início do inverno semear em caixotes de composto orgânico com areia na proporção de 1:1. Cubra com areia seca peneirada.
Regar e conservar em local protegido até a emergência.

Após o crescimento das mudinhas, transplantar para recipientes ou saquinhos de cultivo. Até a época apropriada para colocar no canteiro.

Uso Decorativo e Paisagismo da Margarida-Azul

Em paisagismo é uma excelente opção. Pode ser cultivada em extensos canteiros, ao redor de palmeiras de tronco alto e livre de folhas.
Também fica bem ornamental junto a muros. Ou como cerca viva baixa para separação de ambientes.

Fica excelente em vasos largos, não necessitando de mais de 50 cm de altura de recipiente para se desenvolverem bem.