InícioPlantas & JardimPaisagismo & JardinagemComo organizar seu cantinho verde para plantas mais felizes

Como organizar seu cantinho verde para plantas mais felizes

É claro que você já tropeçou em alguma foto de Instagram ou Pinterest que mostra um belíssimo jardim de apartamento cheio de plantas maravilhosas. Diferentes tons de folhas e flores capturam o olhar e você se pergunta: como organizar um cantinho verde assim? Aprenda a seguir a criar seu paisagismo interno dentro das melhores condições para que suas plantas cresçam felizes e saudáveis.

Nos perguntamos: será que essa urban jungle foi criada apenas para fotos? Ou será que é o trabalho de um jardineiro de apartamento super sábio? Foi por acaso, talvez?

Acredite: existem regras que podem aproximar o seu cantinho verde de um exemplo digno de muitas curtidas nas redes sociais.

Escolha um só lugar para reunir a maioria das plantas

organizar seu cantinho verde
Foto: Casa Beta

É bem possível que você tenha começado sua coleção de plantas como uma forma de decorar a sua casa. Logo, elas devem estar espalhadas por toda parte: quartos, banheiro, sala de estar, sala de jantar e até a cozinha.

Mas a verdade é que, a menos que o seu imóvel disponha de iluminação natural zenital, muitas das suas verdinhas estão em locais com menos iluminação do que elas precisam.

Além disso focar num só lugar possibilita fechar uma porta e manter animais de estimação mais curiosos longe delas. O que é ótimo tanto para as próprias plantas quanto para os pets, evitando que mordisquem uma espécie tóxica.

Prioridade: seu cantinho verde deve ter boa iluminação

Iluminação é o fator principal na hora de escolher um local para concentrar suas plantas. Afinal sem isso elas não realizam fotossíntese suficiente para crescerem belas.

Aqui a dica definitiva é designar um espaço bem perto de uma janela ou varanda. O mundo ideal seria junto a um lugar sem paredes, apenas com vidros de cima a baixo.

Se ali bate sol por mais de 6 horas por dia considere instalar cortinas tipo romanas, que podem ser baixadas em benefício das espécies de meia sombra.

Como agrupar suas plantas no cantinho verde

Agrupe suas plantas de acordo com as condições e necessidades que elas demandam. Isso significa que você deverá distribui-las em “bairros de afinidade”.

Plantas de sol pleno ficam mais ao centro da janela ao varanda, onde o sol brilhará por mais tempo – é o caso de cactos e suculentas. Já as de meia sombra, como marantas, devem ficar em pontos mais periféricos, e assim por diante.

Como organizar sua urban jungle de acordo com a umidade

organizar seu cantinho verde
Foto: FF Design

Umidade é outro fator determinante na hora de organizar sua urban jungle.

A umidade na sua selva urbana será um pouco maior do que a dos demais cômodos da sua casa. Isso ocorre porque você está criando um microbioma.

Coloque espécies que gostam de umidade mais juntas entre si. Isso ajudará a reter a água que elas próprias liberam, beneficiando-se mutuamente.

Caso a sua região seja muito seca considere montar uma pequena fonte ou dispor algumas plantinhas dentro de um terrário.

Varie na hora de organizar seu cantinho verde

Vá além dos vasos de chão e prateleiras: pendure as espécies pendentes no teto e cultive trepadeiras em grades e redes de proteção.

Traga espelhos para perto: eles vão refletir as verdinhas que você já tem, dando a impressão que elas estão em maior número. Cria um visual rico, exuberante.

Joana Coccarelli
Joana Coccarelli
Joana Coccarelli é jornalista com foco em design, arquitetura, paisagismo, cultura e consumo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ARTIGOS RELACIONADOS
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments