A guaricanga-de-bengala é uma palmeira de pequeno porte. Se adapta melhor a áreas de sombra ou a ambientes bem iluminados. É nativa brasileira. Pode ser plantada em vasos. Veja como cultivá-la.

Nome botânico: Geonoma elegans Mart.
Sin.: Geonoma bifurca Drude, Geonoma elegans Mart., var.robusta Drude
Nome popular: guaricanda-de-bengala
Angiospermae – Família Arecaceae
Origem: nativa da região Nordeste e Sudeste, também Paraná e Santa Catarina, do Brasil

Descrição da Geonoma elegans Mart.

Palmeira de altura entre 1,20 e 2,50 m, rizomatosa de textura semi-herbácea e entouceirada com múltiplos caules. As folhas são divididas em partes de pinas partidas e desiguais, consistência coriácea brilhante de cor verde-clara.

As folhas ficam aglomeradas no ápice do estipe, entre 10 e 14 folhas. Apresenta inflorescência tipo espádice, com cerca de 40 cm de comprimento com flores vermelhas de longos pedúnculos.

Os frutos são pequenas bagas oblongas de 9 mm na cor roxa escura. Pode ser cultivada em seus lugares de origem, com temperaturas amenas a quentes.

Como Plantar a Guaricanga-de-Bengala

guaricanga-de-bengalaÉ uma pequena palmeira, adequada a jardins pequenos, recipientes e para interiores bem iluminados. Ao sol pode apresentar queimadura das folhas. É aconselhável seu cultivo em locais com sombras durante a tarde.

O solo de cultivo deverá ser bem orgânico, com boa drenagem. Aprecia certa umidade no solo, embora seja intolerante a substratos encharcados.

Para plantar no canteiro fazer um buraco maior que o torrão, reservando a parte do solo da superfície até uns 5 cm. Misturar esta porção com composto orgânico o quanto seja necessário. 100 g de adubo de aves e 200 g de areia de construção.

Colocar parte da mistura no fundo, acomodar o torrão e preencher as laterais, apertando o substrato para fixar a muda. A terra do fundo colocar por cima.

Regar bem até encharcar, principalmente se no dia de plantio o solo estiver muito seco. Nos próximos 10 dias regar todos os dias se não houver chuvas, colocando cerca de 3 litros por muda. Depois espaçar as regas para quando regar o jardim.

Mudas e Propagação da Guaricanga-de-Bengala

As palmeiras são reproduzidas por sementes.

Colher as sementes maduras e colocar em substrato de areia e composto orgânico em partes iguais, mantendo sempre leve umidade. Deixar em local protegido do sol e de chuvas.

Colocar as sementes espaçadas uns 5 cm umas das outras para facilitar o controle de germinação e depois o transplante. Esta palmeira apresenta baixo poder germinativo.

O transplante poderá ser feito quando atingir cerca de 15 cm, tomando imenso cuidado com o torrão pois tem raízes sensíveis.

Para propagação vegetativa será fácil obter mudas a partir dos rebentos que surgem junto à planta inicial. Com cuidado, abrir o substrato e retirar a muda com raízes e plantar em recipiente com o mesmo tipo de substrato indicado acima.

Paisagismo e Uso Decorativo

guaricanga-de-bengalaEm paisagismo é uma palmeira pequena que pode ser inserida em projetos de pequenos espaços. Formando conjuntos ou isolada num canteiro com plantas rasteiras de forração.

Para este tipo de conjunto sugerimos plantas perenes como a azulzinha (Evolvolus glomeratus) ou a maranta-pena-de-pavão (Marantha leuconera).

Como atinge cerca de 1 a 1,20 m de diâmetro, será conveniente não cultivar junto a muros na passagem de automóveis.

Produz belo efeito em vasos também e pode ser cultivada dentro de casa junto a janelas com boa iluminação natural.

Utilizar vasos grandes e largos para acomodar bem os rizomas.

Citamos entre tantas que podem ser encontradas, duas espécies do gênero: guaricanga-de-folha-larga (Geonoma pohliana) de até 5,0 m de altura, muito cultivada em outros países. E guaricanga-de-terra-firme (Geonoma trinervis) até 7,0 m de altura, encontrado na região do Rio de Janeiro.