O paisagismo do jardim é fundamental para a construção estética e funcional desse ambiente. Independente se é um jardim externo ou um de inverno, esse local necessita da escolha certa da pedra para jardim, já que nem toda pedra é igual.

Um erro comum para quem está iniciando com jardim é na escolha das pedras.

É comum acreditar que qualquer pedra pode suprir a necessidade do seu jardim, mas a realidade é que certo tipo de pedra será mais indicado para cada situação.

Foto: Pinterest – ourgardenworks.com

Para não cometer esse erro é importante saber escolher a pedra de acordo com a necessidade do seu jardim, já que cada pedra vai corresponder melhor a cada situação distinta.

Como saber qual pedra para jardim é a ideal?

pedra para jardim
Foto: Pinterest – onekindesign.com

O primeiro ponto para escolher um tipo de pedra para o jardim é definir qual é função que se busca para esse material.

Na grande maioria das vezes, as pedras são usadas em 3 situações:

  • Na decoração: além das plantas e flores, o jardim precisa de outros elementos para compor na decoração, e nessa tarefa que algumas pedras são utilizadas.
  • Para definir caminho no jardim; a pedra também tem função para definir caminhos entre as plantas.
  • Como drenagem para o solo: não é só na estética que as pedras são utilizadas, elas também servem para a proteção do solo e na drenagem.

Além desas funções, as pedras também servem para preencher espaços, sendo uma opção para quem não tem muito tempo para cuidar da cobertura do solo do jardim.

Diferentes de plantas, a pedra para jardim não necessita de manutenção, o que as tornam ótima opção para quem precisa preencher espaço no jardim, mas não quer aumentar o trabalho podando e a adubando vegetação de forração.

pedra para jardim
Foto: Pinterest – blog.techo-bloc.com

Após definir para qual função você procura utilizar as pedras, fica mais fácil selecionar entre as opções disponíveis no mercado.

Confira a seleção de pedra para jardim que preparamos para o paisagismo do jardim, indicado para cada função.

Dolomita branca

É uma pedra que traz uma sofisticação para o jardim, o que a torna bastante procurada para a ornamentação desse ambiente.

A dolomita branca é aquela pedra branca que tem em sua composição  carbonato de cálcio e magnésio.

A pedra tem destaque com sua cor branca e pode apresentar variados tamanhos. Muito usado tanto em jardins internos como externos, a dolomita ganha a função para fazer caminhos no jardim e trazer destaques em vasos.

pedra para jardim
Foto: Pinterest – rcpblock.com

É uma pedra em conta, mas na maioria das vezes é vendida em grande quantidade.

Pedra de rio

Essa é uma pedra normalmente encontrada em rios, por isso que recebe esse nome.

A pedra também pode ser conhecida como seixo e tem como principal características as bordas arredondadas e uma coloração que varia entre o marfim e o marrom.

A pedra de rio possui uma variação de tamanhos e isso se deve ao processo de erosão que sofre pelo tempo e pelo contato com a água.

Esse tipo de pedra é mais indicada para decoração de vasos ou de jardim de inverno, já que sua superfície lisa pode causar acidentes, tornando o espaço escorregadio.

Por possuir um preço baixo, a pedra de rio se torna um dos mais escolhidos para o paisagismo do jardim.

Argila expandida

A argila expandida não é uma pedra natural, mas ganha muito destaque ao servir para mais de uma utilidade no jardim.

Uma das funções dessa pedra é o estético, já que é uma pedra amarronzada, leve e redonda, com um aspecto rústico que torna o ambiente sofisticado e elegante.

Mas além da estética, a argila expandida contribui para a drenagem das plantas e na proteção e segurança da qualidade do adubo no solo.

É uma pedra com um ótimo custo-benefício e tem seu uso mais comum em vasos.

Brita

Muito comum no uso de construção civil, a brita é uma pedra cinza e irregular muito popular por seu baixo custo.

É uma pedra mais usada em áreas externas, principalmente para preencher espaços sem plantas.

A brita tem um aspecto rústico, e costuma ser combinado com outras pedras. Essa pedra também auxilia na proteção e no controle de umidade do solo.

Brita Branca

Tem características bem semelhantes com a brita convencional, mas possuiu uma grande diferença em relação à coloração, sendo mais clara. Por esse detalhe na cor, a brita branca ganha mais destaque no uso para jardim de inverno e na ornamentação de vasos.

A coloração atribui mais destaque aos detalhes onde a pedra é utilizada, além de contribuir em um visual mais elegante em relação à brita cinza.

Placas de mármore

Esse é um detalhe que faz toda uma diferença para quem busca arrasar na decoração do jardim. As placas são usadas para criar uma passagem, evitando um contado direto entre o jardim.

As placas de mármore ganham destaque ao criar trilhas no jardim, em um visual rústico e sofisticado.

Elas podem apresentar um visual simétrico ou irregular, com uma grande variedade de modelos.

Por ser um custo mais alto, a placa de mármore pode não ser a opção mais adequada para quem tem um orçamento apertado, porém, essa é uma pedra que traz um grande valor estético para o jardim.

Para o uso em ambientes externos, o indicado é que essas placas sejam foscas, assim evitando a superfície escorregadia quando estiver molhada.

Pedra para jardim: Granito

O granito é outra opção para a criação de caminhos no jardim. Ele tem um preço menor do que a placa de mármore. O visual também traz uma característica mais natural, com acabamento cru, contribuindo para a estética do jardim.

Essa pedra também pode estar sendo indicada para construir escadas e até mobílias no jardim. Assim como o mármore, o granito precisa ter um acabamento fosco em um ambiente externo.

Pedra para jardim: Mineira

A pedra mineira, também conhecida como pedra de São Tomé é uma opção bem barata para a criação de caminho para jardim.

Com uma aparência rústica, a minera costuma apresentar coloração clara, mas pode ser encontrada em diferentea formatoa e tamanhoa, podendo ser utilizada em distintos modelos de jardins.

Handreza Hayran é uma escritora de estilo de vida e entretenimento, com grande interesse em decoração de interiores e otimização doméstica.