Flores roxas, violetas ou até púrpuras são mais comuns do que imaginamos. Na escala de cores ficam entre o rosa mais forte, com sombras arroxeadas, até quase o roxo profundo. São cores impactantes e atrativas para colocar no jardim.

Planeje seu Jardim com Plantas de Flores Roxas ou Violetas

Encontramos árvores, arbustos e herbáceas de médio e pequeno porte, bem como rasteiras de cobertura, com estas cores de flores. Logo, não será difícil selecionar algumas para o jardim.

Para quem tem jardim já formado, basta adicionar plantas em vasos ou plantá-las no canteiro. O melhor efeito é quando temos flores brancas na proximidade, o que parece potencializar o roxo e o violeta.

Árvores com Flores Roxas, Violetas ou Cor Púrpura

flores roxas
Caroba

Entre as árvores temos vários exemplares, tais como o jacarandá-de-Minas ou Caroba (Jacaranda cuspidifolia). É nativo brasileiro, decídua, com até 10m de altura e flores tubulares roxas na primavera.

Encontramos também o jacarandá-mimoso (Jacaranda mimosifolia), nativo da Argentina e muito cultivado no país. Suas flores roxas são semelhantes ao nosso jacarandá e a floração vai de outubro a novembro.

Arbustos de Flores Roxas ou Violetas

Dentre os arbustos, temos as nativas quaresmeira-arbustiva (Tibouchina moricandiana). Tem 3m de altura e floração rosa-violeta quase todo o ano.

No mesmo gênero há a quaresmeirinha (Tibouchina stenocarpa). Arbusto de flores púrpura e floração no outono que se adapta muito bem a climas perto do litoral.

Incluimos nesta lista outra tibouchina com flores roxas, a orelha-de-onça (Tibouchina grandifolia). É também um arbusto nativo que pode alcançar até 3,0 m de altura. É tolerante ao ar salino e muito cultivada no litoral sul na primavera e verão.

Trepadeiras e Herbáceas ou Plantas Baixas de Floração Roxa ou Violeta

flores roxas
Glicínias

Trepadeiras, tão úteis quanto belas, são grande atração no final do inverno. Há, por exemplo, a glicínia (Wisteria chinensis) com belas flores azul-violeta reunidas em cachos pendentes.

Herbáceas são aquelas plantas que têm ramos pouco lenhosos. Entre estas, temos espécies que podem apresentar inúmeras combinações de flores entre roxo a violeta.

Dentre tantas podemos citar a perpétua (Gomphrena globosa), de pequenas flores em inflorescência tipo cabeça. Sua floração ocorre durante o verão.

Também as petúnias (Petunia x hybrid), muito apreciadas para vasos como pendentes, possui flores púrpura, roxas e variegadas destas cores com branco. Podem ser cultivadas o ano todo.

Apreciadores de margaridas encontram na margarida-do-cabo (Osteospermum ecklonis). Podem ser encontradas tanto em capítulos de cor púrpura como brancos com centro roxo, de um efeito encantador para canteiros.

Sua floração é longa, da primavera até o outono em locais de clima mais ameno.

De mesma família temos a centaurea (Centaurea cyanus), que possui flores púrpura, violetas e roxas, também de longa duração, da primavera ao outono.

Outras Plantas Herbáceas para Dar um Toque de Cor Roxa em Vasos ou no Canteiro

flores roxas
Babiana

Para áreas de solo mais umedecido temos a íris (Iris germânica). Possui várias tonalidades de púrpura, violeta e roxo, propiciando longos canteiros de uma única cor ou misturadas numa alegre sinfonia.

De mesma família temos a flor-de-veludo ou babiana (Babiana stricta), uma pequena bulbosa de flores violeta formadas no início da primavera. Ideal para bordaduras de canteiros, tem cerca de 30 cm. E também pode formar manchas entre arbustos ou palmeiras.

Áreas extensas que requerem cobertura vegetal de médio porte. Eis um local excelente para cultivar a flor-canhota (Scaevola aemula), de até 40 cm de altura. Suas flores são pequenas e em formato de leque nas cores púrpura-clara e roxas. Sua floração maior é durante o verão.

O queridinho de todos nas regiões mais frias do país é, sem dúvida, o amor-perfeito (Viola tricolor). Podem ser selecionadas para canteiros, vasos e jardineiras de uma só cor ou misturadas. Do branco ao roxo profundo, temos também rosa e púrpura do claro ao bem escuro.

Como Harmonizar Flores Roxas e Violetas no seu Canto de Jardim

As combinações com plantas púrpuras e roxas devem ser cuidadosas. São cores de grande efeito, mas podem tornar o jardim um pouco cansativo. Principalmente com muitas flores de cor muito escura.

Podemos combinar as cores com plantas de folhagem clara ou mesmo com floríferas de flores brancas, azul claro ou rosa claro nas proximidades.

Usar roxos e violeta com sua cor complementar em amarelo poderá dar inicialmente um efeito de maior impacto. Contudo ficar cansativo com o tempo.