É possível cultivar algumas plantas ornamentais dentro d’água. Pode ser muito prazeroso e inúmeras espécies apreciam o cultivo nesta técnica. E há outras que somente enraízam bem dentro da água, devendo ser transportadas para substrato depois. Saiba mais a seguir.

Cuidados Necessários para Cultivar Plantas Ornamentais Dentro d’Água

Não se trata, no entanto de cultivo hidropônico. Que também é feito na água, mas com técnica mais sofisticada e com maior conhecimento de fertirrigação.

Para cultivar plantas ornamentais dentro da água, é preciso ter alguns cuidados. A água é o fator mais importante desta técnica de cultivo.

A água da torneira é tratada com cloro e para utilizá-la é preciso deixar de 2 a 3 dias em recipiente aberto. Isso propicia a evaporação do cloro.

ornamentais dentro d'águaPara evitar poeira e mosquitos, colocar um filó fino por cima. Depois poderá armazenar esta água em galões de água, marcando a data de envasamento.

Outra opção é usar água da chuva, recolhida de calhas ou do jardim. Passar a água por filtro de tecido ou manta acrílica, destas usadas para patchwork antes de utilizar ou armazenar.

Quando montar o vaso retirar as folhas da parte que ficará mergulhada na água. A imersão apodrecerá as folhas, turvando a água e deixando um cheiro ruim. Também poderá levar a planta a fenecer por apodrecimento.

Na verdade este é o grande problema do cultivo dentro d’água. Para evitar isto é preciso trocar a água a cada 3 dias.
Incline o recipiente e escorra toda a água, troque por outra.

Uma vez por mês retire toda a planta, verifique se há raízes comprometidas e corte-as fora. Lave bem toda planta em água corrente, procurando não machucar as folhas e talos.

Retira desta forma a poeira acumulada nas folhas e lava as raízes para evitar que o adubo que poderá estar concentrado na água eleve os níveis de nutrientes levando à toxidez.

Tipos de Vasos para Plantas Ornamentais Dentro d’Água e o que Colocar no Fundo

Os recipientes são variados, desde garrafas de vidro e embalagens de refrigerante de plástico a vasos de vidro ou porcelana. Também antigos bules de porcelana e vidro, ou mesmo bules de pirex de antigas cafeteiras. São bojudos e dão excelentes vasos.

ornamentais dentro d'água

É claro que não podem ter furos em nenhuma parte. O fundo dos vasos pode ter pedriscos, britas, pedras de vidro como bolinhas de gude ou daquelas coloridas que muitos usam como base em saboneteiras.

Nos recipientes transparentes a coloração ajuda na decoração. Mas a função principal é evitar que a planta fique boiando e permaneça presa ao fundo. Como temos recipientes impermeáveis sem troca de umidade com o ambiente, como os vasos de terracota eles podem esquentar se o sol incidir sobre eles.

Porcelanas, vidros e plástico podem ficar bem quentes, principalmente ao sol da tarde. Não queremos cozinhar nossas ornamentais dentro d’água.

Então um ambiente claro, com luz natural, mas sem sol é o que elas precisam. A fotossíntese que elas precisam realizar necessita de luz, muita luz. Senão, param o crescimento e podem fenecer.

Fertilização das Ornamentais Dentro d’Água

Plantas ornamentais imersas em garrafas de água devem ser adubadas com cuidado.

A fertilização de plantas dentro da água é necessária, mas será preciso um cuidado muito grande para evitar a adubação exagerada. Esta levaria à toxidez.

Quando isto acontece podemos ver quando as folhas começarem a apresentar pontas e bordas em cor castanha e secas como se estivessem queimadas.

Usar 1 colher de chá de adubo N-P-K formulação 10-10-10, diluído em 1 litro de água. Colocar numa garrafa PET e sacudir bem. Desta mistura colocar 1 colher de chá na água quando renovar o líquido.

Espécies de Plantas que Podem ser Cultivadas em Jarros com Água

Agora vejamos as plantas: quais escolher? Temos muitas sugestões, dependendo do interesse de cada um.

Jiboia – Epipremnum

ornamentaisComo ornamentais, as mais conhecidas por cultivo dentro de água são da família das aráceas, tais como por exemplo a jiboia (Epipremnum)

Ficam lindas em vasos de vidro altos, colocados em estantes e prateleiras onde desenvolvem boa ramagem de folhas variegadas.

Filodendro – Philodendron

Outras muito apreciadas são do gênero filodendro, como o filodendro-brasil (Philodendron hederaceum “Brasil”) de folhagem em verde e amarelo.

Há inúmeras espécies de filodendros, mas a grande maioria é de grande porte, não sendo possível um recipiente pequeno. Mas se desejar mesmo assim, então será melhor a escolha de um de terracota vitrificada por dentro e por fora para evitar vazamentos.

Comigo-Ninguém-Pode (Diffenbachia)

De cultivo antigo, o comigo-ninguém-pode (Diffenbachia) é outra opção boa.

Seu cultivo deve ser nos estágios iniciais com a planta ainda pequena, num vaso grande e trocar por outro exemplar menor quando atingir maior dimensão.

Potos – Scindapsus pictus

Já o potos (Scindapsus pictus) de folhas cordadas e variegadas com lindo desenho em creme é uma excelente opção também para uso de forma pendente.

Um bule de vidro bojudo abrigará com efeito muito bonito.

Alguns Arbustos Ornamentais que Podem ser Cultivados Dentro d’Água

Alguns arbustos do jardim também podem ser cultivados na água.

Pau D’Água – Dracaena fragans

Temos por exemplo o pau-d’água (Dracaena fragans), que não precisa ficar mergulhado na água. Basta uma tênue linha úmida para que ele desenvolva bela folhagem.

Também é preciso ficar atento pois este arbusto tem grande crescimento em pouco tempo. A técnica de crescimento na água mais indicada para seus estágios iniciais de vida até uma altura proporcional ao recipiente.

Neste caso os pedriscos do fundo servem também de lastro para evitar tombamentos.

Bambu-da-Sorte – Dracaena sanderiana

O bambu-da-sorte (Dracaena sanderiana) é um pequeno arbusto semi-herbáceo, usado para cultivo em interiores.

Muitos delas sã vendidas com um desenho intricado de troncos entrelaçados, os quais são feitos em viveiros. Vasos de vidro do tipo cilíndrico ou mais chatos e bojudos ficam muito bem com esta planta.

Neste caso, o uso de pastilhas de vidro coloridas ou bolinhas de gude acrescentam efeito especial à decoração.

Batata-Doce em Vaso d’Água

Uma opção interessante é colocar uma batata doce em vidro de tamanho médio, como estes de pepinos em conserva. Coloque água no fundo, deixe a batata encostar somente uma ponta na água e coloque em local bem iluminado.

A planta produz bela folhagem e desta forma poderemos aproveitar aquela batata que começou a brotar na fruteira da cozinha.

Algumas Aromáticas que Enraízam na Água

ornamentais dentro d'águaPlantas ornamentais são as mais usadas no cultivo dentro da água. Mas algumas aromáticas também podem ser assim cuidadas.

A grande maioria enraíza bem na água, mas algumas podem não tolerar bem o encharcamento de raízes. E podem também ressentir-se da falta de sol direto.

Dentre as possíveis, por um tempo não determinado, podemos cultivar hortelã (Mentha spp.) e melissa (Melissa officinalis). Ambas para termos nossos chás, mesmo residindo em apartamento.

Também manjerona (Origanum majorana), tomilho (Thymus) e orégano (Origanum vulgare) podem ser cultivados na água e necessitam apenas de recipientes bem pequenos, como antigas xícaras de chá.

O manjericão (Ocimum basilicum) enraíza bem na água e pode até desenvolver bons ramos. Mas a falta de sol poderá definhar a muda.

Já o alecrim (Rosmarinus officinalis) é uma planta de solo seco e lugar com muito sol. Poderá enraizar na água, mas não irá tolerar o cultivo dentro dela.

Seja para cultivo permanente ou temporário visando enraizamento, é uma técnica interessante para fazer em casa. Inclusive incentivando as crianças a cultivar uma plantinha para que possa chamar de sua.