Forrações são plantas rasteiras floridas que complementam plantas de maior impacto visual, as verdadeiras “estrelas” do jardim. Existem muitas opções! Selecionamos algumas para você se inspirar e, quem sabe, colocar no seu projeto de paisagismo.

O Que São Plantas para Forrações e Cobertura Vegetal?

Plantas para forrações ou cobertura vegetal são rasteiras – mas podem desenvolver até 40 cm, sendo então quase um maciço.

Para que servem? Para preencher espaços entre plantas grandes ou para berços ornamentais em grandes espaços no jardim, onde assumem cultivo unitário. Podem rodear palmeiras, árvores, arbustos ou herbáceas de grande porte.

Como Escolher Plantas Rasteiras Floridas

O tipo de planta dependerá de alguns fatores tais como luminosidade, umidade, altura e tipo de substrato que o espaço dispõe. A preparação do solo é um só, pois as plantas grandes já podem estar estabelecidas ou são plantadas em covas individuais.

O local deverá atender a luminosidade requerida pela planta. As regas serão facilitadas também, usando rega manual ou com aspersores.

Analise o Espaço Livre para Fazer um Canteiro de Plantas Rasteiras Floridas em Torno de Árvores ou Palmeiras

plantas rasteiras floridas
Areca triandra

Quando ao redor de mudas grandes, tais como palmeiras e árvores, o sombreamento deverá ser considerado. Palmeiras com tronco livre, como os jerivás (Syagrus), podem ter companhia de forrações até 40 cm sem prejuízo da estética.

O mesmo poderá acontecer com árvores. O inconveniente é o sombreamento ocasionado pelas copas, quando então deverão ser escolhidas rasteiras de meia sombra ou sombra.

Mas se a palmeira apresenta vegetação mais junta ao solo, como a areca-triandra (Areca triandra), a forração deverá ser rasteira e plantada ao redor da muda deixando toda a copa livre.

Colocar, então, um delimitador de canteiro que impedirá que as plantas da forração invadam o espaço, caso sejam do tipo invasivo.

Plantas Rasteiras Floridas em Canteiros em Torno de Arbustos ou Herbácea Altas

Arbustos são plantas com vegetação mais baixa. Com exceção dos conduzidos como arvoretas, quando então plantaremos as forrações como se fosse uma árvore. Dependendo do tipo de copa e do sombreamento, a escolha é muito grande.

plantas rasteiras floridas
Grama-preta

O mesmo acontece com herbáceas de grande porte como as alpínias (Alpinia zerumbet). Estas plantas entouceiradas, como também as estrelitzias (Strelitzia reginae), têm rizomas e desenvolvem grande diâmetro com o tempo, por conta dos inúmeros filhotes.

Usar forração rasteira e delimitar o diâmetro com controle anual terá bom resultado. Duas ótimas opções são a grama-preta (Ophiopogon japonicus) que tem atuação neutra. Ou as coloridas tajetes (Tajete patula), com a mesma cor de suas flores semelhantes às da estrelitzia. Atraem borboletas e são um encanto no jardim.

Plantas de Forração ou de Cobertura para Espaços com Sombra

Espaços sob grandes arbustos ou árvores podem ter problemas com o ambiente sombreado.

As ajugas (Ajuga reptans), rasteira de até 10 cm, são indicadas. Elas têm folhas verde-escuras ou variegadas de verde, rosa e branco e flores em espigas azuis. São ideais para meia sombra ou sombra.

Outra de pequeno porte também para este tipo de cultivo, mas não rasteira é a nativa madressilva-brasileira ou alstromeria (Alstroemeria caryophyllaea), de 30 cm de altura raízes tuberosas e flores vermelhas tubulares de base alaranjada. Floresce na primavera.

Algumas Plantas Rasteiras Floridas que Fazem Belo Efeito

Flor-de-mel (Lobularia marítima)

plantas rasteiras floridas
Flor-de-mel

Bordas de canteiros, complemento de jardineiras e vasos: para pequenas manchas entre plantas mais altas temos a delicada flor-de-mel ou alisso (Globularia marítima).

Folhagem delicada, 20 cm de altura e pequeninas flores brancas muito perfumadas que atraem abelhas e borboletas. Floresce da primavera até o verão.

Margaridinha-amarela (Anthemis repens)

Para acompanhar palmeiras ou como forração em longos canteiros temos uma margaridinha-amarela (Anthemis repens) de muito efeito.

Rasteira até 20 cm, folhas finas com talos avermelhados e capítulos de amarelo intenso. Floresce durante todo o ano, mas necessita de sol e regiões de clima ameno a quente.

Vedelia (Sphagneticola trilobata)

Outra bela planta, também com margaridinhas amarelas é a vedelia (Sphagneticola triobata). Folhagem densa verde com sombra bronze, altura até 40 cm.

É muito usada em paisagismo, pois é muito rústica e tolera clima quente e solo um pouco umedecido.

Azulzinha (Evolvolus glomeratus)

plantas rasteiras floridas
Azulzinha

Preenchendo canteiros acompanhando plantas ou cobrindo espaços grandes, a azulzinha (Evolvulus glomeratus) é boa opção para quem aprecia flores azuis de folhagem fina.

Tem altura no máximo de 25 cm e cobre o solo como se fosse um tapete. Indicada para regiões de clima ameno, floresce durante quase todo o ano.

Calancoe-cacto-pendente (Kalanchoe mangini)

Cultivos de plantas xerófitas muitas vezes carecem de um complemento adequado para cactáceas e suculentas de grande porte. Para este tipo de paisagismo, uma boa recomendação é o calanchoe – ou cacto pendente (Kalanchoe mangini).

Usado como forração ou acabamento de jardineiras como pendente, esta planta aprecia solos mais secos e muito sol. Tem até 40 cm de altura, folhas suculentas e denteadas e pendões florais avermelhados em panícula aberta.

Excelente aparência para cactos tipo lápis, como os cereus (Cereus spp.).