Já pensou em ter suculentas pendentes na sua casa, varanda ou cantos do jardim? São fáceis de cuidar, consomem menos água e trazem um toque exótico ao ambiente. Algumas são ideais para vasos pendentes. Vem com a gente e conheça algumas espécies irresistíveis – maravilhosas também para dar de presente.

Onde Pendurar Suculentas Pendentes para que Fiquem Saudáveis?

Seja direto na parede ou sobre prateleiras as plantas propiciam cor e um ar descontraído e muito bonito. As pessoas adoram plantas suculentas! E o mercado de plantas e flores tem contribuído para grande variedade de espécies.

Algumas precisam de sol direto ou pelo menos umas 3 horas de sol por dia. Então o cultivo fica mais indicado para jardins e varandas.

Ou ainda em vasos pendurados em suportes de ferro batido. Ou estruturas para compor um jardim vertical.

Sugestões de Plantas Suculentas Pendentes

As melhores plantas são aquelas que são usadas para forração em lindos tapetes em canteiros.

Rosinha-do-sol (Aptenia cordifolia)

suculentas pendentesColocadas num vaso, pendem graciosamente. Entre elas temos a rosinha-de-sol (Aptenia cordifolia) , com 10 a 15 cm de altura. Além de longos talos com folhas suculentas verdes ou variegadas e flores pequenas vermelhas.

Plantar sozinha em meio vaso. Ficam muito bonitas.

Bulbine (Bulbine frutescens)

Outra suculenta para sol é a bulbine (Bulbine frutescens), de altura até 30 cm, folhas filiformes e carnosas e flores minúsculas cor amarela ou alaranjada em longa espiga.

Ficam ótimas em jardineiras e podem fazer conjunto com alguma planta alta. Como as dracenas, por exemplo.

Cesto-de-ouro (Aurinia saxatilis)

Aprecia flores amarelas? Então uma boa escolha é o cesto-de-ouro (Aurinia saxatile), de altura até 30 cm. Folhas em tufos e flores minúsculas reunidas em racemos na ponta dos pedúnculos.

Muito florífera, forma cascata de flores. Portanto exige um vaso de boca larga ou jardineiras. Use em locais com um pouco de sol pela manhã.

Cacto-margarida (Lampranthus productus)

suculentas pendentesUma planta de cultivo antigo é o cacto-margarida (Lampranthus productus), que não é um cacto, mas uma suculenta.

Tem folhas filiformes carnosas e flores rosadas com pétalas filamentosas e centro amarelo. São muito chamativas e atraem insetos polinizadores.

Sua altura é rasteira, em torno de 20 cm e é usada para declives pedregosos. Para formar uma cascata de folhas e flores use em vasos largos onde possa se expandir.

Pode acrescentar no centro do vaso alguma planta alta, como uma palmeirinha pequena como a camedória (Chamaedorea elegans).

Suculentas Pendentes para Áreas Mais Sombreadas

Áreas mais sombreadas, mas com sol pela manhã ou em ambientes internos bem iluminados também podem ter decoração com plantas suculentas.

Rabo-de-burro (sedum morganianum)

Um dos exemplos é o rabo-de-burro ou dedo-de-moça (Sedum morganianum), de longas hastes que podem ter mais 1,0 m de comprimento.

Ficam repletas de pequenas folhas suculentas levemente amareladas ou verde azuladas.

Floração rara com mini flores vermelhas na ponta das hastes. Excelente para jardineiras ou vasos altos do tipo com pedestal. Evitar a exposição do sol da tarde muito intenso.

Peperomia-filodendro (Peperomia scandens)

suculentas pendentesFalar em planta suculenta pendente e não falar na peperômia-filodendro ou peperômia pendente (Peperomia scandens) seria deixar uma espécie relevante de fora.

Com vocação para decoração pendente, sua altura não pode ser definida. Afinal tem longas hastes de folhas verdes ou variegadas em formato de coração.

A cor da folhagem é verde claro com manchas brancas, inseridas alternadamente nos talos. Tem forma profusa de folhagem, enchendo os vasos.

Pode ser cultivada em meios vasos de tamanho médio a grandes, de preferência com pedestal ou cilíndricos. Mas a melhor escolha é o cultivo em vasos que possam ficar altos, na parede ou em porta-vasos de ferro altos.

Algumas Espécies de Suculentas Pendentes mais Exóticas

Colar-de-bananas (senecio radicans)

Pequenas e de folhas delicadas temos algumas espécies do gênero Senecio, tais como o colar-de-bananas (Senecio radicans).

Originária da África do Sul, esta planta pode atingir 90 cm de comprimento sob luz difusa. O que a torna interessante para cultivo dentro de casa.

Colar-de-golfinhos (senecio peregrinus)

Outra também muito bonita do mesmo gênero é o colar-de-golfinhos (Senecio peregrinus). Essa suculenta é de pequeno porte, até uns 30 cm, e quase não pode ser considerada uma planta pendente.

Mas é graciosa e pode ser cultivada em prateleiras ou sobre aparadores.

Ela é um híbrido entre o colar-de-pérolas (Senecio rowleyanus) e a planta-vela (Senecio articulatus), todas estas da África do Sul.

São ideais como plantas de interior ou em local sem sol direto.