Você tem a sorte de morar num sítio? Tem um quintal para chamar de seu? Aproveite para cultivar um cantinho de espinafre para compor a sua salada ou seguir outras receitas deliciosas.

Nome botânico: Spicaea oleracea L.
Nome popular: espinafre
Angiospermae – Família Amaranthaceae (Chenopodiaceae)
Origem: Centro e Sudoeste da Ásia

Descrição

Planta herbácea anual rasteira, com altura variável entre 30 e 40 cm de formato irregular. Tem rápido crescimento e costuma ser invasiva.

As folhas verdes são ovais acuminadas de pecíolo longo e talos suculentos. Produz minúsculas flores amarelas seguidas de frutinhos pequenos verdes com muitas sementes. Pode ser cultivada em todo o país.

Como Cultivar o Espinafre

espinafreO cultivo é feito a partir de sementes. Pode ser semeado diretamente em canteiros preparados com composto orgânico o quanto seja necessário.

300 g/m2 de adubo de gado curtido ou 150 g/m2 de adubo de aves curtido, 1 kg de húmus de minhoca/m2, 150 g/m2 de adubo NPK formulação 10-10-10, misturando e incorporando no solo já destorroado do canteiro.

O pH de cultivo fica entre 6,5 e 7,0. Abrir pequenas covas com 3 cm de profundidade e colocar até 3 sementes por cova, cobrindo com terra seca polvilhada. Regar a seguir e manter o solo levemente úmido.

O espaçamento para semear em canteiros é de 50 cm entre plantas, com 30 cm entre as linhas de plantio, se quiser fazer um espaço compacto. Se puder cobrir com plástico ou sombrite logo após a emergência evitará que o sol resseque as pequenas mudinhas.

Na grande maioria, o espinafre fica melhor plantado na borda do canteiro para facilitar a colheita das folhas.

Plantando Espinafre em Caixotes

Também pode ser semeado em caixotes preparados com composto orgânico e areia de construção em partes iguais, regando antes da semeadura. Modo de semeadura igual ao do canteiro.

Cobrir com plástico, manter a umidade e somente retirar o plástico para regas e quando a muda estiver com 10 cm. Deixar em local protegido. A germinação ocorre entre 7 e 21 dias.

O transplante, a partir de semeadura em caixotes somente deverá ser feito com a planta entre 10 e 15 cm, em canteiros preparados.

Ciclos

A época propícia de semeadura é entre fevereiro e novembro para os Estados do Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Norte de Minas Gerais.

Para os Estados de São Paulo, Sul de Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio grande do Sul o período de semeadura pode ser feito durante todo o ano.

O ciclo do espinafre é de 60 dias no verão e 80 dias inverno para os cultivares Nova Zelândia e Viroflay, encontrado em sementes nas agropecuárias de todo o país.

A colheita do espinafre na lavoura é feita por volta de 6 a 8 semanas após plantio. Arrancam a muda que poderá ser comercializada com ou sem raízes.

espinafre

Em casa, podemos prolongar o tempo de colheita, retirando as folhas bem formadas da base e somente colher os ponteiros já na fase final do ciclo.

A temperatura e o sol podem afetar muito o cultivo do espinafre. Ele tolera temperaturas baixas, entorno de 6 graus centígrados por pouco tempo e até 27 graus centígrados de modo satisfatório. Temperaturas acima dos 30 0C já poderá ocasionar a diminuição e qualidade das folhas.

Em regiões de clima quente, recomenda-se o plantio em canteiros que recebam sombras à tarde, junto a muros com plantas altas.

Outras Dicas para Plantio do Espinafre

Cobertura inerte favorece a manutenção de solo mais úmido por mais longo tempo após as regas. Podem ser usadas palha de grama seca ou folhas de árvores decíduas.

Não usar serragem fina ou grossa oriundas de serrarias, pois na decomposição destes materiais a temperatura mais alta poderá afetar o desenvolvimento do espinafre.

Se quiser colher sementes de suas mudas, deixe uma a duas plantas produzirem flores, quando as sementes estiverem maduras poderá colher e utilizar em nova produção.

A emissão de flores necessita de grande energia da planta, que canaliza seus nutrientes para a formação das sementes, prejudicando a qualidade e sabor das folhas.