Como Cultivar a Calceolaria

Trata-se de uma planta delicada, especial para cultivos em casas de vegetação e levadas para interiores bem iluminados durante a floração.

O substrato de cultivo deverá ser bem particulado, com boa drenagem e rico em matéria orgânica.

Usar vasos de tamanho de 25 centímetros com boca larga, de preferência de cerâmica.

Proteger o interior do vaso com tinta de impermeabilização para concreto, duas demãos, deixando secar bem para a evaporação dos solventes.

Colocar um pouco de brita ou um pedaço de geomanta no fundo e um punhado de areia de construção para garantir a drenagem das regas.

Colocar o substrato feito de uma mistura de húmus de minhoca, composto orgânico e areia em partes iguais, acrescentando de uma a duas colheres de pó de café já usado e seco, pois este permite maior quantidade de ar no substrato, beneficiando as raízes.

O pó do café poderá ser substituído por perlita.

Plantar a muda e firmar no local, regando a seguir. As regas deverão ser regulares, devendo ser experimentado o substrato com os dedos para testar a umidade. Evitar umidade excessiva.

Mudas e Propagação do Sapatinho-de-Vênus

calceolariaA propagação pode ser feita por sementes que serão recolhidas das flores já secas. A semeadura deverá ser feita sobre substrato poroso, como composto orgânico peneirado.

As sementes são muito pequenas, portanto, ao semear, misture com pó de café já usado e seco, para evitar sobreposições.

A germinação ocorre em torno de dez dias e o transplante para vasinhos individuais somente quando apresentar muitas folhinhas, facilitando o manejo.

A floração ocorrerá em um ano após a semeadura e o cultivo deverá ser em local protegido do sol e da chuva.

Outra forma de obter mudas é por estaquia, ou seja, pela retirada de folhas e pequenas hastes das mudas já sem as flores. Colocar a estaca levemente inclinada em areia levemente úmida, cobrindo o recipiente com um saco plástico transparente para evitar que o substrato seque.

Transplante para recipientes individuais quando tiver algumas folhas – sinal que suas raízes já se desenvolveram mais. Assegure que está levando o torrão junto, sem descobrir as raízes.

Paisagismo e Uso Decorativo

Adequada para ornamentação de interiores bem iluminados na época de sua floração.

Causa belo efeito junto à plantas somente verdes, como filodendros.
São plantas de clima frio ou de altitude.

1
2
Miriam Stumpf é engenheira agrônoma formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ministra aulas de jardinagem e paisagismo sustentável e é autora de vários livros, entre estes o Guia de Produção para Plantas Medicinais, aromáticas e flores comestíveis. Faz projetos de paisagismo sustentável.