A semânia (Gloxinia sylvatica) é uma planta típica de lugares de climas temperados a quentes. É rasteira e se destaca por suas flores vermelhas presentes quase o ano inteiro. Ideal para jardineiras ou de bordadura em canteiros.

Nome botânico: Gloxinia sylvatica (Kunth) Wiehler
Sin. Gesneria sylvatica Kunth, Seemania sylvatica (Kunth) Hanst., Gesneria oxyphylla DC.
Nome popular: semania, siningia, gloxínia
Angiospermae – Família Gesneriaceae
Origem: Brasil

Descrição da Semânia

semâniaPlanta herbácea perene e rizomatosa de altura entre 20-35 cm. Suas folhas são verdes estreitas e acuminadas e os talos pubescentes em tom avermelhado.

As flores são axilares nos talos, com pecíolo longo avermelhado e pequeno cálice estrelado, muito duráveis. A corola é tubular na cor vermelha com interior amarelo e pontuações castanhas.

O florescimento ocorre durante quase todo o ano, mas é no verão que podemos apreciar mais flores.

Pode ser cultivada em quase todo o Brasil em regiões de clima ameno a quente, não tolerando bem temperaturas muito baixas.

Como Plantar a Semânia (Gloxina sylvatica)

O local de cultivo deverá receber sol pela manhã ou que tenha uma boa luminosidade. Em canteiros, jardineiras ou vasos, sempre com substrato rico em matéria orgânica e permeável.

Para o canteiro, a semânia é muito usada como bordadura.

Caso o canteiro já tenha outras plantas, preparar o solo da borda aerando. E colocar uma mistura feita de composto orgânico o quanto seja necessário com cerca de 150 g/m2 de adubo de aves, misturando antes de colocar no solo.

Abrir uma cova pequena do tamanho do torrão, acomodar a muda e aconchegar a terra, apertando de leve para firmar a muda. Regar depois do plantio e com regularidade.

O espaçamento em linha no canteiro poderá ser mais junto, cerca de 15 cm ou maior, uns 25 cm, dependendo do tamanho da muda. Lembrar que a planta é rizomatosa e junto do pé inicial surgem mudinhas à medida em que passa o tempo.

Plantio da Semânia em Vasos ou Jardineiras

semâniaPara cultivo em vasos e jardineiras, escolher recipientes de cerâmica ou plástico, com boca larga e profundidade em torno de 25 cm. proteger os furos de drenagem com cacos de cerâmica, pedriscos ou geomanta.
Colocar por cima um pouco de areia de construção.

Colocar parte do substrato semelhante ao recomendado acima, acomodar o torrão e preencher o restante, apertando a muda de leve. Regar a seguir e observar as regas para manter sempre uma leve umidade.

Mudas e Propagação da Glauxinia Syulvatica ou Seemannia

A propagação é feita por divisão da planta original, podendo ser feita quando a muda estiver sem flores.

Abrir um pouco o substrato e cortar a mudinha, tendo o cuidado de levar o rizoma com algumas raízes. Transplantar para canteiro ou para recipientes com o mesmo tipo de substrato já recomendado.

Efeito Decorativo e Paisagismo da Semania

Em paisagismo a semânia é uma excelente opção, pois preenche bem as bordas dos canteiros, é durável e produz flores quase todo o ano.

É também ótima opção para plantio junto a muros de pedras ou concreto.

Como as flores são muito chamativas, é conveniente planejar as plantas floríferas vizinhas para harmonizar os conjuntos. Faz belo efeito junto a arbustos e palmeiras de estipe alta.

Em vasos e jardineiras é uma ótima opção para sacadas, o que propiciará flores principalmente porque muitas varandas não tem sol.