Aprenda a cultivar o trevo-branco (Trifolium repens L.), planta rastejante de flores brancas comuns em sítios e fazendas de criação de gado. Ou como substituta da grama comum.

Nome botânico: Trifolium repens L.
Sin. Amoria repens L., Lotodes repens Kuntze, Trifolium limoniuns Phil., Trifolium stipitatum Clos.
Nome popular: trevo-branco, trevo-amargo, trevo-selvagem
Angiospermae – Família Fabaceae (Papilionideae)
Origem: Europa, Norte da África, Oeste da Ásia

Descrição

Planta herbácea de hábito rastejante, estolonífera, altura entre 20 a 30 cm. Uma planta estolonífera é aquela que transmite um pendão entre a planta mãe e sua muda, para se multiplicar.

As folhas do trevo-branco são compostas de três folíolos com margens denteadas. E mancha clara esbranquiçada na página superior de cada folíolo.

trevo-brancoAs flores brancas ou levemente rosadas são bem pequenas. Ficam reunidas em inflorescência tipo cabeça em pedúnculo floral de 10 a 20 cm. Cada cabeça pode conter mais de 50 flores.

A floração ocorre de junho a agosto e constitui-se num adendo para o visual da planta. Os frutos são do tipo legume, com 3 a 4 sementes pequenas em forma de coração. Estas apresentam coloração amareladas ou marrom avermelhadas.

Pode ser cultivada em ambientes de temperatura amena a quente, do tipo subtropical úmido.

Como Cultivar o Trevo-Branco

O tipo de cultivo mais conhecido é como planta forrageira (plantas usadas para alimentação de gado, cavalos,etc.).
É usada junto com outras forrageiras, complementando a alimentação dos animais.

O local de cultivo é em campo aberto ou substituindo gramados sem muito pisoteio.

Não se desenvolve bem em solos muito argilosos que tendem a ser muito compactados. Também, solos arenosos e secos ou solos salinos não são indicados. Afinal a planta aprecia substrato levemente úmido.

trevo-brancoEstiagens prolongadas podem afetar o desenvolvimento das mudas. O trevo-branco é intolerante a temperaturas muito baixas durante um tempo prolongado. A temperatura ideal para cultivo fica entre 18 a 30 0C.

Como leguminosa, (leguminosas são plantas cujos grãos ficam dentro de vagens), o trevo-branco tem a capacidade de fixar nitrogênio (N) ao solo.

Isto acontece através de sua associação com bactérias nitrificantes do tipo Rhizobium. O que favorece o teor de N no solo.

O pH de cultivo fica entre 6,5, mas é tolerante a oscilações de acidez.

Nutrientes do Solo

Para favorecer o desenvolvimento das mudas uma análise de solo poderá ser feita quando o cultivo for como forrageira. Testando o teor de fósforo e fazendo a devida correção indicada por um profissional.

Para informação, a composição química poderá apresentar teores de glumonano, cumarina, ácido caféico, ácido salisílico, saponinas.

Contém também glicosídeos cianogênicos tóxicos. Portanto não é recomendado seu consumo para humanos.

A consorciação com outras forrageira deverá ter somente 30% de trevo-branco. Que é considerado viável para alimentação do gado.

Preparo do Solo no Plantio do Trevo-Branco

trevo-brancoA preparação do solo passa pela preparação do berço, destorroando, corrigindo o pH e aplicando insumos se necessário.

Estes insumos podem ser orgânicos, como o composto orgânico o quanto seja necessário para cobrir uns 3 cm de altura do canteiro e adubo granulado N-P-K, formulação 4-14-08, cerca de 100 g/m2.

Nivelar e plantar ou semear. As sementes podem ser adquiridas em agropecuárias e as mudas em viveiros.

O espaçamento de mudas é de 20 cm entre mudas numa linha. Desencontrando a linha seguinte para fechar bem o espaço.

Paisagismo e Uso Decorativo do Trevo-Branco

O trevo-branco tem sido introduzido como substituto de gramados, quando não se deseja ter a atarefa de estar sempre cortando a grama. Tem aparência bonita, principalmente durante sua floração.

O trevo-branco tem rápido crescimento e a colocação de mudas no final do inverno será uma boa opção de projeto para condomínios e jardins privados.