Foi dada a largada para os preparativos para o Natal! Pelo menos de acordo com o Calendário do Advento, no primeiro dia do mês de dezembro se inicia a contagem regressiva para a Noite Feliz. E para nós, que precisamos nos organizar para o Natal, também! Veja a seguir algumas dicas para desembaraçar os preparativos para a data e fugir do estresse.

Planejamento até o Natal

1. Defina o formato e o tamanho da ceia

planejamento do natal
Foto: istock

Antes de mais nada é importante definir quantas pessoas estarão presentes na ceia de Natal. A partir daí já dá para resolver aonde ela vai acontecer. Se forem muitas pessoas é interessante que ocorra no endereço de quem mora num imóvel maior, onde caiba todo mundo.

Em seguida é hora de definir o cardápio. O anfitrião pode ou deseja oferecer tudo? Se sim vale a pena fazer uma estimativa de custo do evento (incluindo alimentos, bebidas e mão de obra para antes e depois da festa). E dividir o valor entre os participantes.

Caso contrário o modelo é o americano: cada pessoa leva um ou mais pratos diferentes. A combinar entre todos, para que não haja repetições de alimentos.

Verifique se algum convidado possui restrições alimentares ou hábitos particulares. É importante incluí-los na ceia por meio de pratos especiais, como por exemplo para os veganos.

2. Dicas de preparativos para o Natal: presentes primeiro

preparativos para o natal
Foto: stylecaster.com

No início do mês o comércio de rua e os shopping centers estão muito menos cheios, especialmente nas manhãs dos dias úteis. É o melhor momento para sair às compras presenciais.

O mesmo se aplica ao comércio eletrônico – mas por outros motivos. O principal deles é garantir que o presente chegará até a sua casa antes do Natal, a tempo da ceia. Lembre-se de que os Correios ficam muito mais ocupados nessa época do ano.

Outro fator é simplesmente encontrar aquilo que deseja comprar. Com o passar dos dias vários itens se esgotam nas lojas virtuais. Principalmente os que são vistos como melhores custo-benefício.

Caso você queira presentear alguém que não comparecerá às festividades, seja por mera ausência ou por morar longe, poderá comprar online e mandar entregar diretamente no endereço da pessoa.

De todo modo você sempre pode dar um vale-presente quando a criatividade lhe faltar. Basta definir um valor.

Preparativos para o Natal: mão na massa

3. Inspecione o guarda-roupas e separe itens para doação

preparativos para o natal
Foto: istock

Existe duas razões para isso. A primeira é para desapegar do que não está usando. Segundo a expert Marie Kondo, se aquela roupa está parada há um ano ou mais, é hora dela mudar de dono.

Assim você abre espaço para receber itens novos que você vai adquirir (comprar, ganhar) neste final de ano. É, inclusive, uma ótima forma de começar o ano que vem: renovado.

A segunda é ajudar pessoas mais humildes, doando a elas aquilo que você não usa mais. Natal é o melhor momento para ser solidário.

É claro que essa auditoria nas suas roupas pode – e deve – se estender para outras coisas, tais como brinquedos, roupa de cama, mesa, banho e até móveis. Existem várias instituições de caridade que podem, inclusive, buscar tudo à domicílio.

4. Preparativos para o Natal: última chamada para a decoração natalina

preparativos para o natal
Foto: @etsy, Pinterest

Se a sua casa ainda não possui nem sinal de Natal à vista, a hora é agora. Ainda dá tempo de conseguir uma bela árvore de Natal e enfeites maravilhosos. É praticamente obrigatório se você tem crianças em casa.

Caso você não encontre nenhuma do seu gosto sempre dá para improvisar e fazer bonito. Sem contar com as árvores de mesa, menores mas super criativas.

E será que dá para homenagear a data sem árvore? É claro que sim. O Natal também estará presente nas luzinhas piscantes, guirlandas, arranjos com bolas, pinhas, velas e muitas outras ideias.

Dá, ainda, para botar toda a decoração natalina na área externa, como seu jardim. Ou você pode concentrá-la no hall de entrada. Ou espalhada pela casa, na forma de almofadas e mantas.

O que fazer poucos dias antes do Natal

5. Organize os presentes

como se organizar para o natal
Foto: Country Living

Os presentes que você comprou precisam de embalagem? É hora de resolver isso, se necessário. Existem muitas formas de enfeitar embrulhos: com washi tapes, dobraduras de flores, laços alternativos… O que importa é que fiquem encantadores.

Aproveite e aplique etiquetas com os nomes dos presenteados. Não tem a menor graça confundir os pacotes.

6. Se vai receber, faça uma auditoria geral

como se organizar para o natal
Foto: Linen Me

Se a festa vai acontecer na sua casa inspecione seus copos, talheres, louça e toalhas de mesa. Precisam ser lavados?

A partir disso será possível experimentar uma decoração natalina de mesa bem linda.

Outras inspeções são sobre a funcionalidade da casa. É hora de trocar lâmpadas queimadas, desentupir o vaso sanitário, fazer uma faxina detalhada e outros reparos.

Finalmente, verifique se todos os ingredientes que você vai precisar para preparar os pratos para a ceia estão comprados. Se houver alimentos que podem ser preparados e congelados já dá para ir para a cozinha vários dias antes.

7. Marque hoje a data para cuidar do visual

planejamento do natal
Foto: Woe Magazine

Marque o cabeleireiro e a manicure com pelo menos duas semanas de antecedência. Vários salões de beleza abrem suas agendas de Natal e Ano Novo já no início de dezembro.

Sua roupa também deverá estar lavada e passada, os sapatos deverão estar limpos e as joias e acessórios polidos.

Quando você sabe como se organizar para o Natal conseguirá, inclusive, distribuir melhor todas essas etapas no tempo.