É hora de apostar nos alimentos econômicos. Afinal a inflação está se revelando, para muitas famílias, na hora de ir ao mercado. Como preservar uma nutrição adequada se no momento muitos itens estão caros demais para comprar? A gente explorou esta questão e trouxemos algumas alternativas para você.

Alimentos Econômicos para Quem Consome Carne e Laticínios

Quem mais está penando com a alta da inflação nos alimentos são os “carnívoros” e “onívoros”. Na maioria das vezes a alimentação dessas pessoas inclui a carne de vaca. Que é o item que mais encareceu nos últimos meses.

Se for radical demais cortar totalmente o bife do cardápio, reduza o número de vezes em que ele estará presente nas refeições. Substitua por outra proteína, como frango ou peixe.

alimentos econômicosSe você os considerar leves demais invista num filé suíno.

O ideal é realmente coroar frango e ovos como as novas estrelas da cozinha. São proteínas excelentes que dão origem a uma quantidade gigantesca de receitas.

Aliás explorar receitas novas é uma das melhores alternativas quando não dá para adquirir uma maior variedade de alimentos. Vista o avental e entre nesse universo!

Em nome de uma alimentação mais saudável prometa a si mesmo que carnes processadas acontecerão em último caso.

De fato um hambúrguer, almôndega ou kibe congelado é feito de carne vermelha num melhor custo-benefício. 500 gramas de um deles custa 150 gramas de um bife original.

Mas isso ocorre porque outros ingredientes não tão saudáveis são usados nos processados. Então eles só devem ser servidos raramente.

Aposte, ainda, em vitaminas com leite e frutas. Elas satisfazem e são cheias de proteína. Receitas com queijos ou frios  também devem ser exploradas.

Alimentos Em Conta para Vegetarianos e Veganos

Eis um grupo que compreende, melhor que qualquer outro, o quanto as plantas são generosas e completas. Vegetarianos e veganos tendem a conhecer melhor os alimentos. Já que a deficiência de proteína animal precisa ser compensada.

Vegetarianos ainda admitem o consumo de derivados de animais. Leite, laticícios, ovos e mel fazem parte de seus hábitos alimentares.

alimentos econômicos

Já os veganos consomem exclusivamente alimentos vegetais.

Os dois grupos já aproveitam, de antemão, os benefícios da alimentação hortifruti. Que já costuma ser muito mais barata – e mais farta – do que a de quem consome carne.

Entretanto alguns alimentos 100% vegetais que são processados podem ser mais caros. Tais como leite de amêndoas, salsicha de soja e outros.

Aqui a recomendação é cortar esses processados tão especiais e tentar fazê-los em casa. Com certeza um hambúrguer de ervilhas criado por você será muito mais barato do que um pronto do supermercado.

Vale também apostar em eletrodomésticos que ajudam a produzir itens industrializados, como o já citado leite de amêndoas. Atualmente há vários aparelhos que dão uma mão amiga para os veganos.