Depois da cama o guarda-roupa é o móvel mais importante do quarto. Sem ele as roupas ficam desorganizadas e o cômodo, um caos. Se você não tem um closet ou o orçamento está curto demais para um armário modulado, não tem problema: você vai encontrar muitos guarda-roupas de diversos preços e modelos no mercado, principalmente na internet. Veja a seguir como escolher um.

Escolhendo o Guarda-Roupa: Primeiros Passos

Antes de mais nada você precisa ter em mente a quantidade de roupas e sapatos que o guarda-roupa deverá conter.

guarda-roupaVocê tem muitas peças ou é casada? Um guarda-roupa grande será a solução. Caso contrário um de dimensões médias dará conta do recado.

Além do tamanho é muito importante avaliar como ele é dividido por dentro. Se possui araras suficientes, gavetas, prateleiras e nichos. Tente imaginar se o seu volume de roupas, sapatos e bolsas poderá ser bem organizado dentro dessa estrutura.

Anote as medidas: altura, largura e profundidade.

Tudo bem pensado? Ótimo! É o momento de descobrir onde ele vai ficar. Com certeza existe uma parede vazia no seu quarto. É lá que seu armário de roupas vai ficar.

Tire as medidas. Se couber, perfeito! Caso contrário vai precisar escolher um menor. E utilizar outros móveis avulsos, como sapateira ou gaveteiro, para complementar.

Vale lembrar que quanto mais gavetas, mais alto tende a ficar o preço.

Qual Modelo de Guarda-Roupa Escolher

guarda-roupaSe o seu espaço é pequeno, pense num guarda-roupa modelo em L. Isso significa que parte dele ficará encostado em uma parede e a outra, na parede perpendicular.

Cômodos mais apertados também exigem portas de correr ao invés de abrir. A economia de espaço na hora de abri-lo é grande.

O tradicional espelho que fica preso na parte interior da porta poderá ficar numa das faces externas da porta de correr. Aliás, há armários todos revestidos em espelhos.

Fica muito charmoso e dá a sensação de aumento do quarto.

Outra opção que economiza espaço é escolher um modelo com nicho para encaixar a cabeceira da cama. Esse guarda-roupa poderá ocupar uma parede inteira sem excluir a cama.

Quanto aos materiais, em geral guarda-roupas são feitos em MDF ou em MDP, que é mais duro. Ou madeira pura, mais cara.

Os revestimentos passam por laminados, fórmica ou a própria superfície natural da madeira maciça.