Todas as noites passamos pelo menos oito horas abraçando um travesseiro, por isso é muito importante escolher um travesseiro com responsabilidade. Descobrimos como encontrar a opção certa para um sono confortável e saudável. Confira!

Escolher um travesseiro: o tamanho do travesseiro importa

É melhor escolher o travesseiro com base na posição em que você costuma dormir. Se principalmente de lado, é melhor levar um travesseiro alto. Se de costas – então, respectivamente, baixo.

Para quem muda constantemente de posição, o ideal é escolher algo intermediário ou dormir com dois travesseiros ao mesmo tempo: médio e baixo.

travesseiro
Travesseiro – Fonte: Freepik

Se necessário, você sempre pode remover o baixo ou, inversamente, colocá-lo sob o travesseiro principal.

A escolha do tamanho é uma questão de hábito, mas agora mais de 80% dos compradores escolhem a opção de tamanho médio. Há várias razões para isso.

  • Em primeiro lugar, os fabricantes de roupa de cama completam principalmente seus conjuntos com exatamente esse tamanho de fronhas.
  • Em segundo lugar, um travesseiro de 70×70 cm é mais caro, pois utiliza mais enchimento e tecido em sua produção.
  • E em terceiro lugar, um travesseiro tão grande simplesmente não é necessário devido ao fato de que uma pessoa rola de um lado para o outro durante o sono, ou seja, se move horizontalmente e não para cima e para baixo. É por isso, que o tamanho 50×70 cm é suficiente para um sono confortável.

Escolher um travesseiro: material do travesseiro

Quarto arrumado. Foto Freepik

A densidade do tecido também é importante, pois o tecido fino é menos durável e partículas de enchimento podem sair por ele depois de um tempo, o que pode afetar negativamente seu conforto e até mesmo a saúde.

Isto é especialmente verdadeiro para enchimentos de penugem e penas.

Além disso, um tecido mais denso suaviza a heterogeneidade do enchimento, o que tem um efeito positivo no conforto da pessoa ques está dormindo.

Preste atenção na qualidade da alfaiataria. Linhas tortas, pontos irregulares, sem dúvida, falam de uma produção de baixa qualidade.

Travesseiros de alta qualidade, como regra, têm uma costura externa dupla ao redor do perímetro ou uma costura interna com uma borda decorativa costurada entre dois tecidos. Essas técnicas tornam a costura mais forte.

Escolher um travesseiro: enchimento

Almofadas de penas geralmente contém uma mistura de penas de penugem e aves aquáticas.

Ao comprar esse travesseiro, você deve prestar atenção à porcentagem de penugem e pena, pois o conforto do produto depende diretamente desse fator.

Homem colocando travesseiro na fronha. Foto Freepik

A penugem é responsável pela “leveza” e maciez do travesseiro, e uma pequena pena por sua elasticidade e restauração da forma.

Um travesseiro de penas de alta qualidade retém bem o calor e restaura rapidamente sua forma. Se for comprar um travesseiro de penas, verifique se a penugem é natural ou idêntica ao natural.

Travesseiros de seda

Devido à sua composição química, a seda é chamada de “segunda pele”. A seda purificada é hipoalergênica. Outra vantagem dos travesseiros de seda é a sua durabilidade.

Se você seguir regras simples de cuidados, o travesseiro servirá por muito tempo sem perder sua forma original. No entanto, nem todos os fabricantes sabem como fazer travesseiros de seda confortáveis.

travesseiro
Mulher abraçando o travesseiro. Foto Freepik

Trata-se da qualidade dos materiais utilizados (enchimento e tecidos) e da própria tecnologia de produção.

O fato é que cada travesseiro de seda é feito exclusivamente à mão, e cada fabricante faz isso de acordo com sua própria tecnologia.

Travesseiros sintéticos

Travesseiros sintéticos são feitos principalmente de poliéster. Eles têm uma vida útil diferente e diferem taticamente.

Existem sintéticos altamente elásticos, mas, são macios, levemente viscosos e agradáveis ​​​​ao toque.

  • Prós: Sintéticos não causam alergias, esses travesseiros são leves e relativamente baratos, passam bem o ar, são fáceis de cuidar.
  • Contras: Vida útil relativamente curta devido à rápida perda da forma original.

Elasticidade

A qualidade de um travesseiro é determinada por sua elasticidade.

Faça alguns testes:

  • Para começar, basta pressionar o travesseiro com a palma da mão. Um travesseiro de alta qualidade restaura sua forma original em 3-5 segundos. Se isso não acontecer ou o travesseiro se recuperar lentamente, provavelmente há pouco enchimento no travesseiro.
  • Segundo teste: Levante o travesseiro por um canto e agite. Se estiver meio vazio de um lado, isso significa que o enchimento não foi adicionado a ele. Durante o sono, sua cabeça afundará em um travesseiro solto, o que impedirá a respiração livre.

Veja também: Quarto pequeno: 15 soluções práticas

Handreza Hayran é uma escritora de estilo de vida e entretenimento, com grande interesse em decoração de interiores e otimização doméstica.