E-mail

Talvez seja o aplicativo mais importante de todos, principalmente para determinadas pessoas ou profissionais que poderiam perder oportunidades se não monitorassem com frequência suas caixas postais.

O e-mail também precisa de conexão com a Internet, seja através do 3G ou via Wi-Fi, mas não fica ligado o tempo todo.

O usuário pode definir os intervalos de conexão e eu diria que até quem presta suporte técnico poderia estabelecer uma frequência de 30 minutos para verificação a sua caixa de entrada.  A maioria dos usuários nem mesmo precisa acessar seu e-mail em dispositivos móveis.

Alguns aparelhos, como o Blackberry e iPhone, possuem um sistema chamado push-mail. As novas mensagens são recebidas em tempo real no aparelho, mas isto exige conexão 100% do tempo.

No caso do BlackBerry e iPhone, as operadoras oferecem planos de conexão diferenciados e realmente ilimitados porque a RIM e a Apple exigem isto em contrato.
Uma forma de economizar a franquia em outros tipos de planos 3G é configurar o aplicativo de e-mail para não baixar anexos. São os anexos, tais como apresentações do Power Point, arquivos do Word e fotos que realmente gastam a franquia.
E-mails simples são constituídos de texto e são muito, muito pequenos.

Conclusão

Como o leitor pôde notar, alguns aplicativos podem gerar gastos desnecessários com conexões 3G, ao mesmo tempo em que, tendem a reduzir a autonomia da bateria e esquentar alguns aparelhos mais suscetíveis ou com falhas de projeto.
De posse destas informações você poderá decidir o que usar e quando usar, conhecendo as consequências e o custo/benefício de cada aplicativo ou função do seu smartphone.

 

1
2
3
Fundador do blog Planeta Tecnologia, é empreendedor focado em produtos para Web. Atuando como blogger profissional, desenvolvedor e administrador de soluções para Internet, especialmente Cloud Computing, acredita que a ampla disseminação do conhecimento pode fazer do nosso país um lugar melhor para se viver.