Como escolher uma pia de cozinha em termos de economia, design e durabilidade, levando em consideração o tamanho da cozinha e a frequência de uso? Hoje, a escolha de pias é a mais diversificada possível. Você pode escolher uma pia para todos os gostos e qualquer interior: quadrada ou redonda, feita de pedra artificial ou aço inoxidável, profunda e não profunda, dupla ou simples, etc.

Veja como escolher a pia da cozinha.

Qual a profundidade de uma pia que você precisa?

Quanto mais profunda sua pia, mais funcional ela é. Tem várias vantagens: você pode lavar pratos grandes, coletar uma panela grande de água, mergulhar uma grande quantidade de pratos sujos etc.

Mas também há uma pequena desvantagem: devido à grande profundidade da pia, você terá que se abaixar o tempo todo para alcançar qualquer coisa na pia. Portanto, se não houver uma grande quantidade de pratos grandes, é melhor comprar uma pia de tamanho médio e com uma profundidade de cerca de 15 a 17 cm.

Quadrada ou redonda?

Se pegarmos uma pia redonda e uma pia retangular exatamente do mesmo tamanho, a redonda será mais espaçosa devido à sua ergonomia. Porque a maioria dos pratos ainda são redondos.

Externamente, as pias redondas parecem menores do que as quadradas ou retangulares. Mas se você ainda precisar de uma pia grande, ela será retangular (pias redondas não podem ser grandes).

De qualquer forma, isso é uma questão de gosto, e você deve escolher com base nas suas preferências e no design da sua cozinha.

Material

De que material a pia é feita, depende não apenas de sua aparência, mas também de suas características operacionais, além da facilidade de manutenção.

Pia de aço inoxidável

O material mais comum e barato. Ela também é amada por muitos por sua despretensão e durabilidade. Embora o aço inoxidável seja diferente.

Uma das principais desvantagens das pias de aço inoxidável é o alto nível de ruído que o jato de água cria ao atingir o fundo. Você pode resolver o problema colando material de isolamento acústico na parte de trás da pia.

A propósito, muitos modelos já estão equipados com isso.

A durabilidade também é afetada pela forma como a pia é produzida. Pode ser feita de uma chapa de aço maciça ou de várias peças pequenas. A primeira opção é, obviamente, preferível.

Pedra artificial

Esses produtos absorvem perfeitamente o ruído da água derramada e servem por décadas sem perder as propriedades do consumidor. Sua principal desvantagem: o preço é superior ao do aço inoxidável.

Pias de cerâmica

Muitas pessoas adoram esses dispositivos por sua brancura atraente e aparência clássica. Elas se encaixam perfeitamente no estilo provençal, bem como em um interior clássico.

As pias de cerâmica são consideradas frágeis, mas essa afirmação é verdadeira apenas para porcelana. O grés porcelânico é capaz de suportar golpes e, para o partir, terá de fazer muito esforço.

Pias de pedra natural

Elas são cortados de um único bloco de pedra, então o custo é várias vezes maior do que outros tipos. São produtos de luxo feitos sob encomenda.

Resistem a testes de impacto, não riscam e servem por décadas. Mas deve-se ter em mente que o peso dos dispositivos é muito grande e às vezes atinge 100 kg; portanto, durante a instalação, são impostos requisitos adicionais ao suporte.

Como decidir sobre o design da pia

Os fabricantes de pias oferecem uma variedade de opções de pia e pode parecer difícil determinar qual pia é melhor para a cozinha.

De fato, o design da cozinha e as preferências pessoais desempenham um grande papel aqui, mas, além disso, é necessário levar em consideração os aspectos práticos do uso da pia, as possibilidades do conjunto de cozinha e o espaço da cozinha como um todo.

Design da pia de acordo com o número de bacias

Pelo número de bacias, as pias podem ser:

  • Com uma cuba;
  • Com duas cubas do mesmo tamanho;
  • Com duas cubas de tamanhos diferentes;
  • Com três cubas.

Na forma clássica, a pia da cozinha tem uma bacia, cujo objetivo direto é lavar a louça.

A vantagem das pias com duas cubas do mesmo tamanho reside na sua comodidade e versatilidade. Nesse caso, você terá duas cubas, em uma das quais poderá, por exemplo, mergulhar uma panela com água e, na segunda, lavar a louça.

Há também pias com três cubas, sendo duas do mesmo tamanho e a terceira um pouco menor. Mas só é aconselhável instalar essas pias em cozinhas grandes, pois elas são bastante volumosas e não muito convenientes de usar.

Conclusão

Ao responder à pergunta de como escolher a pia certa para a cozinha, você deve considerar todos os pontos discutidos no texto.

E qual será o material, sua cor, tamanho e equipamento, tudo depende de você, nosso leitor.

Assim, antes de ir à loja, decida sobre suas necessidades. O que é mais importante para você: a “indestrutibilidade” do produto? Aparência original? Ou talvez você esteja incomodado com o som da água batendo em uma pia de metal?

Ao responder a essas perguntas, ficará mais fácil para você escolher a pia perfeita.

Esperamos que as informações acima sejam úteis para você ao escolher uma pia para a cozinha. Se você tiver alguma dúvida sobre o assunto, pergunte nos comentários abaixo.