É um efeito da pandemia, que voltou a se agravar neste fim de ano: muitas de nós decidiram passar o Natal sozinhas. Mas como espantar a possível melancolia por não estar com a família e amigos? Vamos aprender a tirar o melhor proveito possível da sua própria companhia e ter uma noite feliz?

Passando o Natal Sozinha? Use as Redes Sociais com Cuidado

Ao longo deste artigo você vai ver que não precisa ficar pendurada no celular ou no computador para passar sua noite de Natal.

natal sozinhaPor enquanto vale a pena se lembrar das pegadinhas que a exposição virtual guarda. Como, por exemplo, assistir ao desfile de fotos de amigos que vão se reunir com outras pessoas.

Lembre: esses grupos provavelmente já moram juntos. E, se não for o caso, estarão se arriscando nesse momento delicado da Covid-19 no mundo.

Mas isso não significa que você precisa desligar o seu wi-fi! Nada disso: na verdade use a internet a seu favor. Que tal descobrir quem também ficará sozinho e fazer uma reunião virtual?

Você pode começar pela sua família, é claro. Vale a pena marcar um horário para todo mundo se encontrar online. Se quiser incrementar ainda mais a proposta, damos dicas bem legais nesta matéria. Dá tranquilamente para aplicar à ocasião natalina.

Faça uma Seleção de Filmes, Músicas e Leituras

Uma ótima maneira de curtir o Natal sozinha é cercada de filmes, músicas e livros que você gosta.

Um jeito de acertar na mosca é já pesquisar conteúdos que você ama e resgatá-los do passado. Um longa metragem que não vê há muito tempo e adoraria assistir de novo, uma playlist com as músicas que marcaram a sua adolescência.

natal sozinhaÉ um ótimo momento para reviver antigas sensações felizes!

Também é hora de reler um livro que tocou seu coração. Ou se aventurar num novo título do seu autor preferido.

Não deu tempo de ir à livraria ou encomendar pela internet? Sem problemas. Procure o livro em versão digital e baixe-o para ler no tablet ou no celular!

Se pagar com cartão de crédito você poderá começar a ler na mesma hora.

Também vale maratonar uma série que você tenha curiosidade em assistir.

Seja o Papai Noel de Alguém

Reserve um tempinho no seu Natal para fazer bem a alguém que precise de ajuda. Dentro das suas possibilidades, claro.

Faça uma doação para uma entidade de caridade que você admire. Pode ser um orfanato, um asilo público ou mesmo uma instituição que cuida das florestas e animais ameaçados.

Também pode fazer uma compra de supermercado e mandar enviar para uma família em dificuldade. Ou comprar brinquedos para crianças carentes.

Separe roupas que não usa mais para doar.

Natal Sozinha – Mas num Lugar Especial

natal sozinhaSe você possui uma fé específica, visite uma igreja, um centro, um templo perto da sua casa. Pode fazer bem à sua interioridade.

No entanto, por conta da pandemia, procure saber sobre as regras de isolamento que cada lugar está adotando.

Se você está cercado de natureza, faça um passeio ao ar livre. Seja uma caminhada na praia, um mergulho no mar, uma trilha numa montanha.

Enfim: renovar as energias já é um presente para si mesma.

Cozinhe um Prato que Você Adora

Organize-se para preparar receitas que você ama! Afinal não é porque você está sozinha é que a ceia dexou de ser importante.

Comida é, sim, uma forma de carinho. É uma forma de auto-amor, auto-cuidado.

Você pode caprichar e preparar uma saladinha ou outra entrada, prato principal e sobremesa. Um aperitivo para depois, quem sabe? Mas com moderação.