Embora ainda controverso, o encontro social em meio à pandemia de Covid-19 tem ocorrido com mais frequencia. Isso vem acompanhado do relaxamento da quarentena, que está sendo realizado em inúmeras cidades do país. Embora o isolamento ainda seja a melhor forma de se proteger contra o novo coronavírus, ainda é possível receber amigos e familiares em casa com relativa segurança. Confira.

Encontro Social em Meio à Pandemia: Receba Poucas Pessoas – e Poucas Vezes

A regra número um para receber amigos e familiares em casa é escolher um grupo bem pequeno. O mais indicado é que sejam três pessoas, de preferência que já morem juntas.

encontro socialQuanto mais gente de diferentes lares você reunir na sua casa maior o risco de que um deles esteja contaminado e se espalhe para os outros.

Uma boa ideia é chamar pessoas que estejam completamente sozinhas no isolamento. Em geral são as que mais precisam de contato com outras pessoas. Além disso, são as que menos apresentam chances de contaminação.

Caso você esteja cumprindo rigidamente a quarentena poderá arriscar chamar pessoas mais idosas ou vulneráveis ao vírus.

Você e sua casa provavelmente oferecerão risco mínimo de passar a doença para elas, caso as tenham.

Melhor Ambiente para Receber Amigos na Quarentena

Você, é claro, vai receber essas pessoas em casa. Mas ela consta como o melhor ambiente para o encontro social?

A melhor proposta é que a reunião aconteça num jardim, varanda ou terraço. Quanto mais arejado, melhor. Neste caso procure manter os convidados sempre do lado de fora.

Se você mora num apartamento que não dispõe de nada disso, monte a mesa perto de uma janela aberta.

Precauções de Higiente para Receber em Encontro Social

Ofereça máscaras extras e álcool gel em abundância para os seus convidados.

encontro socialUma boa forma de realizar uma refeição sem usar máscara mas ainda assim se protegendo é usando um face shield – aqueles escudos de rosto que cobrem da testa ao queixo, transparente, feitas de acetato. Ofereça-os também.

Campainha e maçanetas devem ser limpos com álcool gel cada vez que alguém chegar ou for embora.

Use marcadores de copos para que ninguém confunda uma bebida com a do outro. Lembre-se: o vírus é transmitido pela saliva, e ela estará presente na borda dos copos com facilidade.

Dispense o modo buffet de servir a comida. Isso porque pequenas gotículas perdidas de saliva ou respiração podem acabar caindo nos pratos expostos.

Sirva à francesa, com apenas uma pessoa montando cada prato na cozinha e levando à mesa para cada um.

Quando terminar a melhor medida a tomar é que cada pessoa lave seu próprio prato e copo.