Todo mundo já teve dúvida sobre se aquele prato pode ir ao microondas. Isso sem contar com os materiais, como plásticos, talheres e outros.Acabe de uma vez com a desconfiança e saiba ao certo o que está liberado e o que é proibido.

Fique Tranquila: Isso Pode Ir ao Microondas

Água! Vamos começar pelo mais básico possível. Você pode aquecer água, inclusive para fazer café ou chá. O leite também tá liberado.

O básico de mastigar, o pão, vai ao microondas. O ideal é que seja para requentar o pão do dia anterior – fica como novo. Mas pense bem se quiser crocância. No micro ele pode murchar. Prefira o forno convencional.

microondasMuita gente guarda mel na geladeira. Isso o protege de formigas e abelhas. Na hora de usar é só aquecer alguns segundos no microondas, para ficar com a textura original.

Vegetais mais duros podem ser aquecidos no aparelho. Mas devem ser cortados em pequenos pedaços para evitar riscos de explosão. É o caso da cenoura e da batata. Castanhas, nozes, amendoim e outras oleaginosas estão liberadas para aquecer no microondas.

Já as carnes devem ser fatiadas antes de irem ao micro. Assim elas recebem as ondas de calor por igual. Para descongelá-las não precisa fazer isso, é claro.

Contudo cuidado com linguiças! A exemplo das batatas, elas podem explodir.

O Que Não Pode Ir ao Microondas

Ovos cozidos no microondas? Jamais. Eles são do time que explode! Aquecer ovos fritos, mexidos ou omeletes, porém, não tem erro.

Pimentas também não são boas candidatas ao aparelho. Elas tendem a liberar um gás que irrita os olhos. Pior: se aquecerem demais podem mesmo pegar fogo.

Verduras, sobretudo as de folhas bem verdes, perdem muitos de seus nutrientes. E sua crocância. Sem contar que certamente vão murchar.

Não prepare molhos de uvas no microondas. Mais uma pro time das explodidas! Na verdade frutas em geral são problemáticas, pois suas cascas não permitem a liberação do ar frio existente em suas polpas. Então… bum!

Materiais: O Que É Permitido ou Proibido

microondasNa maior parte das vezes colocamos utensílios de cozinha junto aos alimentos que vão ao microondas. Mas é preciso ter imensa atenção, já que nem tudo pode parar lá.

Papel alumínio é um. E isso inclui embalagens revestidas com papel metalizado (chocolates, pacotes de café) e até mesmo louça com friso metálico.

Panelas, frigideiras, chaleiras e baixelas costumam ser feitas de metais e não podem nem chegar perto do aparelho.

Potes plásticos de boa qualidade já foram desenvolvidos para irem ao micro. Mas o plástico comum poderá derreter totalmente, liberando substâncias tôxicas.

Sempre verifique se aquele vasilhame é próprio para o aparelho. Inclusive quentinhas de restaurantes. Potes de margarina e outras embalagens industrializadas estão proibidas.

As mesmas regras do plástico se aplicam aos vidros. Portanto de olho neles, ok? Principalmente vidros finos, que podem trincar ou até explodir.

Utensílios de madeira e bambu podem trincar com o calor e acabar se partindo. Mamadeiras? Só as sem BPA e sempre sem o bico, que pode derreter.

Nada de isopor: eles soltam elementos tóxicos e contaminam o alimento. E nada de tecidos: eles podem pegar fogo.

Bandejas e outros objetos em papel podem ser levados ao micro sem riscos.