Vivemos um tempo de intensos incêndios florestais em várias partes do Brasil. Você mora numa casa, sítio ou fazendo próximos a uma região onde isso tipicamente ocorre? Então precisa se inteirar sobre o que fazer caso o fogo se aproxime demais de você. Confira algumas dicas vitais a seguir.

Incêndios Florestais Perto de Casa: Atenção aos Sinais

O primeiro sinal de fogo é a fumaça. Se sentir o cheiro e observar a fuligem no ar, ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros da sua cidade. Não espere descobrir se se trata realmente de um incêndio florestal ou um terreno vizinho queimando o excesso de folhas no jardim.

incêndios florestaisVale mais um chamado equivocado do que descobrir, em cima da hora, que as chamas estão batendo no portão. Além disso, um possível vizinho desavisado vai levar uma boa lição com a presença dos bombeiros.

Pessoas com atitudes suspeitas devem ser reportadas às autoridades policiais.

Se estiver ventando o fogo provavelmente se espalhará com muito mais velocidade, chegando mais rápido até a sua casa. Tenha isso em mente.

E não se esqueça de que o perigo começa com os próprios gases tóxicos presentes na fumaça. Eles podem gerar problemas no sistema respiratório e cardiovascular.

Sem contar que, quando em maior concentração, podem levar ao desmaio ou morte por sufocamento.

Um incêndio ao ar livre em estado avançado também acabam causando outros problemas. Interrupção no fornecimento de energia elétrica, gás e comunicações, por exemplo. Sem contar com as estradas, essenciais para a chegada de ajuda.

O Que Fazer se o Incêndio Florestal se Aproxima

Está claro que o acionamento precoce dos bombeiros é a única forma de realmente salvar sua família e propriedade dos incêndios florestais, certo? Mas às vezes as pessoas só notam o perigo quando ele se aproxima.

Neste caso há algumas medidas de proteção contra o fogo e o calor enquanto os bombeiros estão a caminho.

Se as chamas não estiverem muito altas ou rápidas, tente abafá-las com pás ou enxadas cheias de terra. Traga, também, todos os extintores disponíveis em casa.

incêndios florestaisSe o fogo for mais voraz, não se arrisque. Evacue todas as pessoas que lá se encontram, com prioridade a crianças e idosos. Se houver animais que não pode levar, simplesmente solte-os. Eles terão chances de fugir sozinhos.

Afaste automóveis, motos e veículos que se alimentam de combustíveis inflamáveis.

Dentro de casa, feche todas as janelas e portas. Isso evita o fenômeno de sucção. Coloque panos encharcados de água nas frestas.

Arranque cortinas e persianas. Elas podem ser inflamáveis e contribuir para a entrada e propagação do fogo dentro dos ambientes. Retire, ainda, qualquer material altamente inflamável da casa.

Feche as válvulas de gás. Deixe as luzes acesas. Jogue bastante água nas paredes externas e internas do imóvel. Lembre-se de que a piscina é um local potencialmente mais seguro – avalie.

Após o Incêndio

Apenas volte para casa quando as autoridades permitirem. Isso é muito importante.

Quando regressar, tome muito cuidado com fios elétricos expostos. Antes de mais nada um perito deverá avaliar se é até possível voltar a habitar a estrutura atingida.

Todo local consumido pelo fogo corre risco de reacendimento. Portato restrinja a circulação de pessoas e animais pela área.