Com todas as cores do arco-íris à sua frente, escolher a tinta pode ser uma tarefa assustadora. Simplifique o processo e encontre a tinta que você gosta com essas dicas.

Uma nova camada de tinta pode mudar completamente a aparência de um ambiente.

Antes de tocar a parede com um pincel, uma decisão importante deve ser tomada: escolha uma tinta.

Com tantas opções de cores e texturas, escolher uma nova tinta pode parecer uma tarefa assustadora. Mas com algumas dicas em mente, você poderá encontrar melhor a cor e a textura perfeitas.

Leia sobre alguns erros comuns a serem evitados ao escolher uma nova tintura para a reforma da sua casa.

tinta
Pessoa pintando a porta de amarelo. Foto: Freepik

Tinta: 1. Não levar em consideração os tons

A pintura da parede é mais do que apenas uma cor bonita. Cada cor tem um tom frio ou quente. Isso se torna aparente quando você observa diferentes tons de tinta branca em uma amostra branca real.

tinta
Pincel na lata de tinta. Foto: Freepik

Algumas tinturas brancas parecem mais azuis (tintas mais frias têm uma tonalidade azul, verde ou roxa) e outras amarelas (tintas mais quentes têm uma tonalidade rosa, bege ou amarela). Considere se você quer uma sombra mais fria ou mais quente em seu quarto.

2. Ignorar a textura

Uma tinta com brilho mais baixo parece mais fosca e é usada para decoração de paredes, enquanto uma tinta com brilho mais alto parece mais brilhante e é usada para decoração de interiores.

Escolha uma textura que se adeque ao seu estilo e lembre-se de que o brilho pode afetar a durabilidade da tinta.

Pincel e varias cores de tintas. Foto: Freepik

Tintas de alto brilho tendem a ser mais resistentes a manchas e abrasão e são mais fáceis de limpar.

Tinta: 3. Não testar amostras antes de comprar

Pincel vermelho na lata de tinta azul. Foto: Freepik

O que fica ótimo na loja pode parecer completamente diferente em suas paredes, por isso é importante experimentar a tinta em casa.

O ideal é testar diretamente na parede que vai pintar. Se isso não for possível, você pode testar pintando papel branco e pendurando-o na parede, embora isso possa ser menos preciso.

4. Testar amostras muito próximas umas das outras

Tinta branco e pincel amarelo. Foto: Freepik

Testar amostras é uma maneira útil de restringir suas opções de cores e comparar os tipos. Mas colocar amostras muito próximas umas das outras pode distrair e dificultar a escolha de uma cor.

Em vez disso, aumente o espaço entre as amostras. Além disso, geralmente é melhor testar uma amostra de tamanho grande em várias paredes. Esse método permitirá que você veja como a tinta fica em diferentes condições de iluminação.

5. Se apressar na decisão

Mesmo que você goste inicialmente da cor, é melhor esperar alguns dias antes de tomar uma decisão. A cor da pintura pode variar de acordo com a iluminação e as condições climáticas.

A amostra pode parecer diferente à luz do dia em comparação com a iluminação interna ou em um dia ensolarado em comparação com um dia nublado.

É melhor ver a pintura em algumas condições diferentes para que você saiba que apreciará a cor do amanhecer ao anoitecer e em qualquer época do ano.

Tinta: 6. Comprar ferramentas baratas

As ferramentas certas são essenciais para qualquer reparo, incluindo pintura. Pincéis e rolos baratos são tentadores, mas podem não fornecer os mesmos resultados que as opções de qualidade superior.

Pincéis e rolos de baixa qualidade podem deixar marcas ou fiapos. Essas pequenas falhas podem levar mais tempo e dinheiro para serem corrigidas, para que você possa economizar dinheiro ao longo do tempo investindo em ferramentas de qualidade logo na primeira vez.

7. Não há tinta suficiente

Aproximadamente 1 litro vai para 10 m 2 da superfície tratada (para números exatos, consulte o rótulo).

A calculadora de tinta online é uma ferramenta simples para ajudá-lo a estimar a quantidade necessária para um trabalho. É melhor comprar um pouco mais do que comprar mais depois.

Handreza Hayran é uma escritora de estilo de vida e entretenimento, com grande interesse em decoração de interiores e otimização doméstica.